Tuesday, June 19, 2007

Antigo futebolista foguense e árbitro internacional faleceu em Portugal

O antigo futebolista e árbitro internacional de futebol, António Carlos Santos “Totevinho”, faleceu domingo em Portugal, onde residia há alguns anos.

Totevinho, como era carinhosamente tratado na ilha do Fogo, nasceu em Abril de 1951 e depois do serviço militar obrigatório, iniciou a carreira futebolística na equipa de Juventude, mas foi na Académica, o seu clube de coração, que evidenciou o seu talento.

Lateral direito, possuidor de alguma velocidade, Totevinho representou as cores da selecção da ilha do Fogo, durante o período como futebolista.

No final dos anos 70, Totevinho ingressou na carreira de arbitragem, função que desempenhou com alto sentido de responsabilidade, dirigindo partidas a nível local e nacional.

Graças ao seu bom desempenho no ano de 1992 foi promovido a árbitro internacional, tendo dirigido entre outros jogos, o Guiné-Conakri - Senegal.

Totevinho deixou arbitragem no ano de 1993, data a partir da qual exerceu o cargo de presidente do Conselho Regional de Arbitragem até 1998.

Antigo quadro do Ministério das Finanças, colocado em São Filipe, Totevinho era um apreciador do vinho, razão pela qual ganhou alcunha de Totevinho.

Em sinal de reconhecimento pelo seu contributo a favor do desenvolvimento do desporto foi guardado um minuto de silêncio antes do jogo entre Vulcânicos x Juventude a contar para a Taça Fogo.

Inforpress

No comments:

Post a Comment