Saturday, June 9, 2007

Campeonato Nacional: Académica do Mindelo e Académico do Sal nas meias-finais


A quarta jornada do Campeonato Nacional de Futebol, disputada esta tarde, ficou assinalada pela qualificação às meias finais da Académica do Mindelo e do Académico do Sal e pela ascensão à segunda posição do Sporting e da Académica, ambos da Praia.

A Académica, vencedora da poule “A”, conta já com 12 pontos somados nos quatro jogos disputados (fez o pleno), enquanto o Académico do Sal, com 10 pontos, mercê de três vitórias e um empate, também carimbou o passaporte para semifinal.

A quarta jornada, produtiva em golos (18), foi marcada pelas goleadas históricas de seis bolas com que a briosa do Mindelo brindou o Sport Club Sal-Rei, na cidade do Mindelo São Vicente (onde o jovem Kadú, melhor artilheiro da prova com oito golos fez mais um hat-trick) e de quatro bolas a zero imposta pelos detentores do títulos nacional, o Sporting Clube da Praia, frente a Ultramarina de São Nicolau, ambos os jogos a contar para a poule “A”.

Na outra partida deste grupo, disputada na Ilha do Maio, a Académica da Calheta e a Morabeza da Brava empataram a uma bola.

Académica lidera o grupo “A” com 12 pontos, seguida do Sporting com nove e do Sal-Rei, com sete. Afastadas das meias-finais estão as formações da Ultramarina, quatro pontos, Morabeza e Académica da Calheta (com apenas um ponto cada).

Na próxima jornada, a ser disputada a 23 de Junho, o Sporting da Praia recebe a Académica do Mindelo, na Várzea, o Sal-Rei da Boa Vista despede-se da prova frente a Académica da Calheta no campo de Rabil e a Ultramarina recebe a Morabeza.

Já para o grupo “B”, o Académico do Sal, vice-campeão nacional, qualificou-se à segunda fase ao bater o Scorpions, no Municipal Marcelo Leitão por uma bola a zero, mercê do tento solitário de Rony. A Académica da Praia foi a Porto Novo levar de vencida o Sporting local por 1-3 e o Vulcânicos, do Fogo, arrancou uma preciosa vitória de uma bola a zero em Ponta do Sol, ante os visitados do Rosariense, fruto do golo triunfal de Mara.

O Académico do Aeroporto do Sal, já qualificado, lidera com 10 pontos. A segunda posição, é agora ocupada pela Académica da Praia com sete, enquanto Scorpions, Rosariense e Vulcânicos repartem a terceira posição com seis pontos cada. Sporting do Porto Novo é a lanterna vermelha, sem qualquer ponto.

Para a quinta jornada, o Académico do Sal recebe o Rosariense, o Vulcânicos joga no seu reduto com o Sporting de Porto Novo, e o Scorpions de Santa Cruz e a Académica da Praia medem as forças no Estádio da Várzea.

Sporting da Praia goleia Ultramarina

O Sporting Clube da Praia, campeão nacional em título, cumpriu a missão em jogo da quarta jornada, disputada este sábado no estádio da Várzea, ao golear o Futebol Clube Ultramarina, de São Nicolau por quatro bolas a zero.

Numa partida dirigida pelo árbitro salense Fernando Semedo, o jovem talento do futebol cabo-verdiano, Platini, abriu o activo aos 13 minutos para aos 18, o internacional Loloti aumentar o score, com que terminava a etapa primeira.

Na segunda parte, volvidos apenas quatro minutos, o capitão Di aumentou a vantagem para três bolas. O médio Quiroga fechou a contagem aos 35 minutos do segundo tempo, num rasgo de grande pormenor técnico.

A vitória leonina não sofre qualquer contestação, já que, sem rubricar uma grande exibição, os convocados do professor Beto suplantaram todas as estratégicas montadas pelo treinador da Ultramarina, Tchida.

De resto, a formação de São Nicolau, conhecida pela sua forma batalhadora de jogar, esteve, simplesmente irreconhecível, tanto nos aspectos técnicos, como no capítulo táctico.

Agora, resta a equipa da Ultramarina derrotar a Morabeza em jogo de encerramento desta primeira fase e esperar que o Sporting não ganhe a Académica do Mindelo, condição indispensável para a sua qualificação.

Ao invés, o Sporting terá de bater a Académica do Mindelo caso queira juntar a formação sanvicentina nas meias-finais.

Inforpress

No comments:

Post a Comment