Thursday, June 7, 2007

CAN/2007 em Basquetebol: Estrelas do basquetebol jogam contra a droga


Os pré seleccionados para a primeira fase dos trabalhos da selecção nacional masculinos e femininos, com vista aos trabalhos de preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2007) que se realiza em Agosto e Setembro, respectivamente, participam a 23 de Julho, na cidade da Praia, no Jogo das Estrelas Contra a Droga.

Promovido pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB), no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a Droga, que se celebra anualmente a 26 de Junho, o encontro será supervisionado pelo seleccionador nacional, Emanuel Trovoada, Mané..

De acordo com o presidente da FCB, Kitana Cabral, o evento conta com o concurso de seis atletas provenientes do Sal, outros tantos de São Vicente e uma grande maioria residente na cidade da Praia e na diáspora como as estrelas da Liga Portuguesa de Basquetebol, Rodrigo Mascarenhas, FC Porto e Betinho, Barreirense.

Também da Praia já estão confirmadas a presenças de basquetebolistas de eleição como Vitócas, Aquiles, Dá, Tó e Lamine.

Trata-se de uma iniciativa que visa, por outro lado, reunir no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte todos os atletas pré-seleccionados, com vista a constituição da selecção idealizada para os Jogos Panafricanos.

A FCB tem já agendado para 7 de Julho o início do estágio da equipa masculina para a Operação Angola, que será realizado na Praia e na ilha do Sal (os últimos 10 dias). Isto, porque após o estágio da cidade da Praia, a selecção masculina participa num torneio internacional, a ser organizado pela Câmara Municipal do Sal e que já tem garantia das equipas do FC Porto (Portugal) e Angola (1º de Agosto ou Petro Atlético).

O estágio da selecção feminina, cuja Copa terá inicio só em Setembro, está marcado para Agosto.

A Inforpress soube junto da FCB que a participação de Cabo Verde nos Jogos Panafricanos está orçada a volta dos 11 mil contos. Uma vez que o Governo entrou com três mil contos, endereçada apenas a selecção masculina, a Federação está, nesta altura, numa autêntica caça aos patrocinadores, para poder materializar este projecto.

Ainda assim, Kitana Cabral aposta num trabalho de sensibilização junto do Governo, com o intuito do executivo suportar parte do financiamento da equipa nacional masculina.

Inforpress

No comments:

Post a Comment