Saturday, June 9, 2007

Jovem cabo-verdiano detido em Macau aguarda julgamento

Samiro Soares, o jovem futebolista de Cabo-Verde detido em Outubro de 2006 em Macau por alegada violação, vai contando os dias para o julgamento, marcado para 10 de Junho de 2008, e vive da ajuda dos seus compatriotas.

"Ganhei algum dinheiro a jogar futebol numa equipa local mas vivo essencialmente da ajuda de pessoas de Cabo-Verde que me dão algum dinheiro e me pagam o apartamento enquanto a alimentação é financiada pelo cônsul honorário" do seu país, conta, adiantando como ocupa o "muito tempo livre" que tem.

Com um ano pela frente até chegar o dia marcado para ir a Tribunal, Samiro Soares nem quer pensar na hipótese de ficar mais tempo em Macau em virtude de um qualquer adiamento do julgamento que o obrigue a permanecer no território de onde está impedido de sair.

Detido a 16 de Outubro de 2006 pela Polícia Judiciária de Macau, sob a acusação de violar uma universitária de origem chinesa, o cabo-verdiano declara-se inocente mas não está "arrependido" de ter vindo a Macau para participar na primeira edição dos Jogos da Lusofonia. O que lhe aconteceu podia ter-se passado com qualquer um.

"Foi um azar (...) mas podia ter acontecido a um colega qualquer ou a um jogador doutro país", afirmou.

Samiro Soares diz também que nunca vai deixar de se "sentir a honra" em representar Cabo-Verde desde que o país precise dele, mas confessa-se "magoado" com a pouca atenção dispensada pelos dirigentes olímpicos do seu país quando foi detido e, agora, "pelas próprias autoridades governamentais".

"Pouco ou nada fizeram e a minha sorte foi ter cá pessoas de Cabo-Verde que se manifestaram, desde o início, disponíveis para me ajudar", explica.

Com uma filha quase a completar um ano de idade em Cabo-Verde, Samiro Soares acrescenta que passou por algumas dificuldades, que sentiu "medo" do que poderia acontecer quando foi detido e refere que tem tido um "grande apoio" da mãe, das irmãs e da "namorada que está na Holanda".

"Ao principio, a minha namorada, que é de Cabo-Verde mas vive há muitos anos na Holanda, ficou muito aborrecida comigo mas depois entendeu e hoje dá-me muito apoio", explicou, acrescentando que a namorada pensa vir a Macau "passar uns dias de férias no mês de Dezembro".

Num processo que pode terminar com a absolvição ou com uma pena enre os três e os 12 anos de cadeia, Samiro Soares pretende regressar a Cabo-Verde e continuar a jogar futebol.

"Sou muito novo e acho que todo este problema não me vai prejudicar muito porque sei que não fiz nada de mal e tenho ainda muito tempo para jogor futebol", referiu, adiantando que pretende ingressar na formação dos +Trovadores+, a equipa com quem tinha contrato na ilha de Santiago e cujo treinador, Juca, continua à sua espera.

"Temos falado várias vezes ao telefone e o Juca diz que continua à minha espera para jogar na equipa e é isso que pretendo fazer", concluiu.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

No comments:

Post a Comment