Tuesday, June 19, 2007

NELASA SUSPENDE PRESIDENTE DO DJA D’SAL



Num ano em que o camponeato da NELASA vem tendo um sucesso enorme com a entrada de mais 6 equipas, que veem juntar-se as outras 10 que ja faziam parte da liga desde o ano anterior, a suspensão de Joao Barros, mais conhecido por Barrinha, so vem contribuir para antagonizar outros membros influentes da liga.

Barrinha que no ano passado fazia parte do nucleo desportivo Estrela Negra, este ano entrou no campeonato da NELASA com a equipa D’ja de sal, uma equipa jovem oriunda da Ilha das Salinas.

Alias, segundo Barrinha nos adiantou, a formacão Dja D’Sal que é fruto de uma ja
existente fundacão do mesmo nome, foi fundada em 1990 com o intuito não so de unir os salences, bem como ajudar os Salences em particular, e os caboverdeanos em geral.

Conforme o Criolosports.com pode apurar atraves do Barrinha, pois tentamos contactar dirigentes da NELASA, atraves do Sr.Jose Mendes, para termos o outro lado desta tao indesejavel polemica mas não conseguimos ate ao momento,a suspencão de um mes aplicada a este dirigente vem na sequencia de uma reunião com os dezasseis clubes da liga em que o Barrinhas teria criticado a direcão da Liga. Nessa reunião, conforme Barrinha nos adiantou, a NELASA liga foi criticada por alegada falta de professionalismo e dualidade de criterios em algumas instancias.

De acordo com o que apuramos atraves do lider do Dja D’Sal, os Imigrantes escreveram uma carta a NELASA pedindo que o jogo com a Juventude fosse adiado porque os imigrantes tinham 5 jogadores convocados para a selecão. No
entanto a NELASA so teria comunicado a direcão da Juventude na véspera do jogo com a equipa dos Imigrantes que o jogo do Domingo estava adiado, em vez de o ter feito com alguns dias de antecedencia. Na sequencia destas criticas à NELASA Barrinha ainda pediu o minimo de respeito pelas equipas da liga, pois elas pagam pelos seguros, pela arbitragem e ainda sao elas mesmas a providenciarem o acesso aos campos de jogo.

No entanto para suportar ainda mais a conjecturacão do Sr. Barros de que existe por parte da direcão da NELASA uma certa "agenda", um dirigente da Nelasa afirmou ao Ruben Sanca, que é o delegado ao jogo da equipa das Salinas, que o havia apelado a revocar a suspensão, assim em jeito de troça, que a suspensão jamais seria revocada. O que o crioulosports.com acaba por concluir, e diga-se em bono da imparcialidade, baseado no que apuramos atraves do Sr.Barros, a NELASA julga, penalisa e aplica sancões finais sem sequer consultar com os clubes ja que não existe um orgão oficial encarregado da comissão disciplinar .

Enfim, sao situacões destas que acabam por perpetuar a percepcão ja existente de que a direcao da NELASA nao tem a minina sensibilidade em relacao as equipas da
mesma. Pois, e que diga-se de passagem, o facto é que a liga nao tem sequer uma
comissão official de disciplina. Pois sendo assim qualquer tipo de sancão disciplinar torna-se efectivamente, no minimo, arbitraria.

Gabriel Livramento

2 comments:

  1. Dja'n repara ma equipas ku media (jornais, radio, websites) sa ta fazi mas pa Nelasa di ki propio Nelasa. Em primeiro lugar presidente de nelasa tem ki ser mas acessivel. E um kuza stranho nunka n'ka odjal na jogu. De acordo com o artigo ele nem teve a decencia de responder a essas acusacoes. Ele acha que e uma perda de tempo. Barrinha continua com forca. As coisas vao mudar.

    ReplyDelete
  2. Barrinha e boa pessoa ki sa ta fazi tcheu bons trabdju. Ma si atitude sa ta kubri aquilo di bom ke sa ta fazi. Por exemplo: Primeiro, so o facto de ka for escolhido como treinador e proibe si jogadores di participa na kel torneio em homenagen a Nelo. Kela mostra egoismo di si parti. Segundo, e ta fala ku ses jogadores sima ses fosse mininos. E mesti mostra mais respeito pa si jugadores e liga em geral. N'ta espera mo ta midjora kes atitudes li, Barrinha, pa beneficio de nos desporto local.

    ReplyDelete