Saturday, June 30, 2007

Força «Beto»


João «Betinho» Gomes colocou nestes últimos meses o basquetebol na ordem do dia, mediatizado pelo impacto que a sua possível ida para a NBA teve nos nossos meios de comunicação e fazendo sonhar todos aqueles que acima de tudo amam este desporto. Por isso é altura de mostrarmos porque somos uma modalidade diferente: enviem o vosso mail de apoio ao «Betinho» para basket@fcbarreirense.pt e mostrem que não nos lembramos dos nossos atletas apenas quando têm sucesso. É a nossa vez de termos um papel activo nesta história que ainda não terminou.

Friday, June 29, 2007

NBA (draft): João Gomes vai ter de adiar «sonho» americano


O basquetebolista João «Betinho» Gomes falhou quinta-feira a entrada no «draft» da Liga Norte-americana de Basquetebol Profissional (NBA), ao não ser eleito em Nova Iorque por qualquer das equipas nas duas rondas (60 lugares).

Natural da Ilha do Fogo, Cabo Verde, onde nasceu a 20 de Junho de 1985 (22 anos), João Gomes mostrou-se nas duas últimas semanas a Milwaukee Bucks, Portland Trail Blazers, Boston Celtics, Minnesota Timberwolves e Detroit Pistons, mas não foi eleito.

Produto das escolas do Barreirense, ao serviço do qual terminou a época 2006/2007 da Liga profissional portuguesa com médias de 17,4 pontos e 5,7 ressaltos, o jogador português esteve no «pré-draft», mas vai ter de adiar o sonho de jogar na NBA.

João Roberto Correia Gomes, conhecido no Mundo do basquetebol por «Betinho», conta 13 internacionalizações por Portugal, oito na selecção principal e cinco nos sub-20, sendo candidato a integrar a equipa lusa que vai participar no Europeu de Espanha2007.

O «draft» de 2007 da NBA teve como palco o Madison Square Garden, em Nova Iorque, e elegeu 13 jogadores estrangeiros, incluindo nove europeus (dois espanhóis, um italiano, um finlandês, um ucraniano, um bósnio, um lituano, um grego e um sérvio).

O poste Greg Oden, proveniente de Ohio State, foi eleito o número um, escolhido pelos Portland Trail Blazers, o extremo chinês Yi Jianlian foi o melhor forasteiro, no sexto posto, e o italiano Marco Belinelli o «rei» dos europeus, no 18º lugar.


Eis a lista:

1. Portland - Greg Oden
2. Seattle - Kevin Durant
3. Atlanta - Al Horford
4. Memphis - Mike Conley Jr.
5. Boston - Jeff Green
6. Milwaukee - Yi Jianlian
7. Minnesota - Corey Brewer
8. Charlotte - Brandan Wright
9. Chicago - Joakim Noah
10. Sacramento - Spencer Hawes

Diário Digital / Lusa

Ex-Craques do futebol caboverdeano emergem como treinadores

O campo de sucupira, que ja foi o berço de muitas estrelas do futebol caboverdeano, teve a particularidade não só de produzir dois jovens talentosos que viriam a vestir a camisola do sporting da capital, bem como dois treinadores que veem mostrando um talento igualmente promissidor no campeonato da NELASA.
Alias, para os adeptos dos clubes da NELASA que tem vindo a seguir por perto estes dois jovens treinadores o Nelo “Tambarina”, como carinhosamente o chamamos, e o Zé Di Pexa, curiosamente são os treinadores dos dois primeiros classificados do campeonato, e tambem da selecção de Santiago que vai participar no torneio Inter-Ilhas marcado para os dias 30 de Junho, sábado e 1 de Julho, domingo, às 3 horas da tarde no estádio Rocky Marciano do liceu de Brockton.

Nelo, que é o “director técnico” ao servico do Fidjos Terra, comanda uma equipa que joga bem a semelhança de “o capitão”, esse central possante que jogava com uma disciplina impressionante.
Enquanto jogador Nelo sempre se primorou pela certeza, e pela vontade de disputar e vençer cada lançe, cada embate, e cada partida. Pois esse era o jogador. Agora como treinador os pupilos do “o capitão” parecem querer herdar a mesma filosofia que Nelo demonstrou enquanto jogador.

No que diz respeito ao Zé Di Pexa, ”o maestro” que foi um dos primeiros caboverdeanos a jogar como profissional na Holanda, pois ele jogou pelo Sparta de rotterdam, futebol é uma arte que deve ser exibida desde que o intuito seja chegar a vitoria. Enquanto jogador, pois eu so tive o prazer de o ver demonstrar os seus dotes ja bem no inicio e no fim da sua carreira, alias fim não, porque se ele quizer ainda pode jogar em qualquer equipa da NELASA, Zé Di Pexa, sempre mostrou uma capaçidade técnica fascinante. No entanto apos ter passado alguns tempos na Holanda mostrando todo o seu talento, hoje Zé di Pexa é um treinador ao serviço da equipa do Tabanka que vem impondo a sua rubrica nesta tão promissora equipa.
Alias o estilo de jogo exibido pelos seus pupilos é um jogo quase ao estilo do Zé Di Pexa. Um jogo em que o bonito é enquadrado na eficàcia ou vice-versa.
Enfim, no fim de semana proximo estes dois grandes do futebol caboverdeano vão
estar para além das quatros linhas representando o futebol caboverdeano,e uma vez
mais vão estar representando as cores da mesma equipa, a da selecao de santiago, so
que desta vez e como treinador.

Gabriel Livramento

Thursday, June 28, 2007

Lista final dos convocados para a selecção de Santiago que vai partiçipar no torneio Inter-Ilhas


Foi divulgada a lista final dos jogadores convocados para a selecção de Santiago que vai partiçipar no torneio Inter-Ilhas em comemoração ao dia da Independencia de Cabo Verde. O Torneio esta marcado para os dias 30 de Junho e 1 de Julho as 15 horas no Estádio de Brockton High School.

Eis a lista final dos convocados para a selecção de Santiago:

GUARDA REDES: Bruno (Nos Bandera); Lisandro (Fidjos Terra)


DEFESAS:
To (Tabanka); Seny (Fidjos Terra); Ima (Tabanka); Toy Best (Nos Bandera);
Cuca (Fidjos Terra); Walter (Fidjos Terra); Dany(Tarrafal)


MEDIOS: Ze di Tarrafal (Dinamo); Zidane (Nos Bandera); Valdano (Nos Bandera); Fidalgo (Emigrantes); Ze Maria (Fidjos Terra); Soso (Alianca); Eliseu (Tabanka)

AVANCADOS:
Taide (Tabanka); Zoro (Fidjos Terra); Zico (Fidjos Terra); Dany (Fidjos Terra)

TREINADORES: Ze di Pecha e Nelo Tambarina

Wednesday, June 27, 2007

Basquetebol: Inter-ilhas no Sal em homenagem ao técnico Claude Constantine

A Associação Regional de Basquetebol do Sal pretende homenagear o director técnico da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Claude Constantine, pelos seus 20 anos prestados ao serviço da modalidade em Cabo Verde com a realização do Torneio Inter-ilhas nos dias 27, 28 e 27 de Julho na ilha do Sal.

O evento, de acordo com a organização, conta com a participação das selecções regionais de basquetebol sénior masculina das ilhas do Sal, São Vicente, Santiago Sul e a selecção nacional (combinado que nesta altura estará na ilha do aeroporto a preparar-se com vista a sua participação no Afrobasquet’2007).

Com esta iniciativa, a organização pretende elevar, cada vez mais, a qualidade do basquetebol em Cabo Verde no seu todo, bem como homenagear figuras que têm dedicado de uma forma relevante a modalidade.

O Torneio Inter-ilhas também está a ser projectado com o intuito de proporcionar intercâmbios e a troca de experiências com equipas e jogadores de craveira internacional e a nível nacional, já que no evento estará a desfilar os melhores jogadores cabo-verdianos de basket.

Considerado uma das figuras de destaque do basquetebol senegalês, Claude Constantine, actual director técnico da FCBB, trabalha há cerca de 20 anos ao serviço do basquetebol cabo-verdiano, onde tem desempenhado um papel de extrema importância no desenvolvimento da modalidade.

Outrora seleccionador nacional da modalidade, Constantine conduziu a selecção sénior masculina de Cabo Verde ao único título de campeã da Zona II do Conselho Superior dos Desportos em África.

Impulsionador do basquetebol nos escalões de formação, Claude Constantine assume actualmente as funções do presidente do Comité dos Treinadores da FIBA-África, cargo pelo qual foi reeleito em 2006.

Inforpress

RODRIGO MASCARENHAS ESTARÁ MUITO PROVAVELMENTE DE SAÍDA DO FC PORTO


O extremo-poste cabo-verdiano estuda, para já, duas propostas, uma da Holanda e outra da Espanha, declinada que está a possibilidade de ficar no clube angolano 1º de Agosto, onde alinhou durante este mês de Junho. No entanto, a opção de ficar pela Cidade Invicta não está posta de parte.

O Jogo

Aliança CV apresenta o espaço do Sr. João



Alianca CV, uma das equipas mais organizadas do Campeonato da Nelasa, apresentou um sistema para descrever e pontuar a atitude dos seus jogadores durante um determinado jogo. O espaço do Sr. João, como é denominado, irá distribuir pontos aos jogadores baseando no esforço, atitude e atenção do jogador durante o jogo. Os Jogadores que se esforçaram mais e mostraram uma melhor atitude em campo conquistarão a pontuação máxima de 5 pontos. E os com pior desempenho são pontuados com Zero, correspondente à pontuação mínima.
O objectivo deste sistema de pontuação da Aliança CV é promover uma boa atitude e um bom comportamento dos seus atletas.

Monday, June 25, 2007

Sporting da Praia, Académico do Sal, Académica da Praia e Académica do Mindelo nas meias-finais


A equipa da Académica da Praia juntou no final desta tarde às formações da Académica do Mindelo, do Académico do Aeroporto do Sal e do Sporting da Praia nas meias finais do nacional da temporada 2006/07, mercê da vitória de uma bola a zero ante o Scorpion Vermelho.

Em jogo referente a quinta e última jornada da primeira fase do Grupo B, valeu a Académica da Praia o golo de Patani, apontado aos 36 minutos da etapa primeira.

Foi um grande espectáculo de futebol, mas que terminou da pior forma, já que cenas de pugilato envolvendo jogadores de ambas as equipas obrigaram a pronta interferência da Polícia do Corpo de Intervenção no relvado do jogo.

Apesar de rubricar uma arbitragem sem influência no marcador, o trio de arbitragem que veio da ilha do Sal, chefiado por Paulo Paixão, saiu do Estádio da Várzea escoltado pela POP.

Com esta vitória, a Académica da Praia, na qualidade da segunda classificada da poule B recebe no próximo fim-de-semana a Académica do Mindelo, vencedora do Grupo A, enquanto o Sporting, na qualidade do segundo classificado da Poule A, faz a recepção ao Académico do Aeroporto do Sal, líder do Grupo B.

Nos restantes jogos desta tarde, Vulcãnicos do Fogo goleou no Estádio 5 de Julho o Sporting do Porto Novo por quatro bolas a uma, enquanto no Municipal Marcelo Leitão, o Académico do Aeroporto do Sal e o Rosariense de Santo Antão Norte empataram a zero golos.

Inforpress

Afrobasket'2007: Seleccionador Emanuel Trovoada procura reforços


O seleccionador nacional de basquetebol, Emanuel Trovoada, “Mané”, pretende reforçar a equipa cabo-verdiana para o Afrobasket’2007 que se realiza de 15 a 23 de Agosto em Angola, com dois jogadores universitários de topo radicados nos Estados Unidos da América e que evoluem na Universidade de Providence e no UMSS Boston.


Mané adiantou à Inforpress que se tratam de dois experientes jogadores filhos de pais cabo-verdianos, que funcionam nas posições de base e extremo e que estão ansiosos por representar as cores de Cabo Verde no Campeonato Africano das Nações.

Certo é que a convocatória só será divulgada na próxima quarta-feira, uma vez que o timoneiro nacional espera do aval do presidente federativo, que se encontra ausente do país, para se inteirar quanto a possibilidade da incorporação destes atletas .

Ainda assim, sabe-se que a selecção masculina com vista ao Afrobasket será composta por cerca de 60 a 70 por centos dos jogadores profissionais e que militam nas equipas estrangeiras.

A lista dos convocados será completa com alguns atletas residentes e que fim-de-semana marcaram presença no jogo das Estrelas Contra a Droga, promovido pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, em parceria com a Comissão de Coordenação de Combate à Droga.

O grosso dos seleccionados iniciam a primeira fase dos trabalhos de preparação a 8 de Julho, na cidade da Praia, mas já é dado assente junto do seleccionador que devido a sobrecargas do jogo durante a época alguns atletas como Rodrigo Mascarenhas e Mário Jorge serão dispensados desta etapa inicial de preparação, visando uma melhor recuperação física.

De acordo com o plano federativo, a equipa nacional parte a 4 de Agosto para Angola, onde tem já rubricado um protocolo com a Federação Angolana de Basquetebol, para a realização de três jogos treinos ante as formações do ASA, Inter Clube e o Misto de Cabinda.

A selecção feminina também esteve presente nos Jogos de Estrelas Contra Droga, realizada sob o lema “Ca Bu Dexa Droga Controla Bu Vida”, numa participação de 12 atletas que evoluem nos campeonatos regionais de Santiago/Sul, Sal e São Vicente.

Inforpress

NBA: João «Betinho» Gomes poderá ser escolhido pelos Bucks no draft


O basquetebolista internacional português João «Betinho» Gomes, do Barreirense, é apontado como possível escolha dos Milwaukee Bucks, na 56ª posição (segunda ronda) do «draft» da Liga Norte-americana de Basquetebol Profissional (NBA).

De acordo com um site especializado, e a três dias da realização do «draft», certame marcado para o Madison Square Garden, em Nova Iorque, João Gomes continua a mostrar as suas qualidades nos «workouts», sendo que a formação de Milwaukee pediu uma segunda comparência do jogador natural de Cabo Verde.

«Estamos tranquilos e expectantes em relação ao que vai acontecer. O Betinho é o orgulho de todos os Barreirenses, pois este é um clube que, acima de tudo, aposta na formação», disse à Agência Lusa o presidente do Barreirense, António Libório.

«Betinho» começou a sua digressão por equipas da NBA precisamente em Milwaukee, tendo depois estado nos campos dos Minnesota Timberwolves e dos Detroit Pistons.

O jogador do Barreirense - média de 17,4 pontos e 5,7 ressaltos no campeonato da Liga 2006/2007 - estará hoje nos «workouts» dos Portland Trail Blazers, rumando depois a Milwaukee e ainda aos Boston Celtics, precisamente na véspera do «draft».

«Falámos há pouco e ele está confiante na possibilidade de entrar no draft, pois tem vivido uma experiência positiva nos Estados Unidos», afirmou António Libório.

Segundo o presidente do Barreirense, e após a qualificação da selecção portuguesa para o Europeu, a entrada de João Gomes na NBA seria muito importante para o basquetebol luso, numa altura conturbada, face às indefinições na Liga, presentemente com apenas sete inscritos (são precisos oito) no campeonato profissional.

«Apelo ao bom senso de todos (clubes, liga e federação) os que fazem parte do basquetebol para que se sentem à mesa e discutam a modalidade», frisou António Libório, acrescentando: «o que queremos é paz. Caso contrário, quem perde é o basquetebol».

De acordo com o presidente do Barreirense, o clube tem a sua posição bem definida: «fazemos questão de entrar na principal competição, queremos mais equipas no campeonato da Liga e a redução de jogadores estrangeiros (vai baixar de cinco para quatro)».

Diário Digital / Lusa

Saturday, June 23, 2007

Capoeira - “Liberdade de Expressão” segue para Palma de Maiorca

A Associação de Capoeira Liberdade de Expressão, ACLE, deslocase a Palma de Maiorca, Espanha, em Julho próximo. Num horizonte mais alargado, o grupo deverá levar a capoeira que se joga em Cabo Verde para
Alemanha, em Maio de 2008. Antes, mais precisamente no fi nal de Junho, a ACLE realiza o Iº Encontro Nacional
de Capoeira A capoeira que se joga em Cabo Verde participará num encontro de Palma de Maiorca em Julho e num outro na Alemanha, sendo que neste último a ACLE irá ministrar cursos e falar da experiência de capoeira
em Cabo Verde. Antes disso, mais precisamente em Outubro, por altura do Festival Internacional de Capoeira de Cabo Verde, um mestre de capoeira alemão virá ao país para constatar esta capoeira com cara própria in loco. “O que digo sempre lá fora é que o trabalho desenvolvido pela ACLE está a tomar um caminho positivo.
Hoje estamos presentes em quase todas as instituições que trabalham com crianças. Temos c r i a n ç a s
Recuperadas na escola e em ofi cinas. Não existe um acordo com estas instituições, mas elas abriram as suas portas para o nosso trabalho”. Em jeito de exemplo, Carlos Xexéu realça o trabalho em curso no Centro Juvenil Nhô Djunga e Irmãos Unidos de São Vicente e ainda na Aldeia SOS da Assomada. A ACLE tem ainda um projecto que convencionou chamar Horário das 9h e das 10h, que trabalha com mais de 80 crianças e jovens ntes problemáticos, mas que hoje já estão integrados na sociedade mindelense. E é por causa desse trabalho que, segundo Xexéu, fi cou triste porque os alunos mais graduados não conseguiram fazer esta viagem às Canárias porque foi uma oportunidade impar para absorverem outras informações. “Eles precisam contactar outros mestres para não fi carem limitados aos meus ensinamentos. Quero por isso aproveitar para pedir as empresas e instituições para apoiarem esses capoeiristas para que possam participar do encontro de Maiorca agendado para fi nais de Junho”. Antes, entre 24 de Junho e 2 de Julho, a Associação de Capoeira Liberdade
de Expressão promove no Mindelo o I Encontro Nacional de Capoeira. Este evento desportivo, que tem por
objectivo reunir todos os responsáveis nacionais de capoeira para discutir novos rumos para o desenvolvimento da modalidade no país, visa ainda recolher subsídios para o Festival Internacional de Capoeira, que se realiza em
São Vicente em Outubro.

fonte - A Semana

Glenn Pires - Um cabo-verdiano no Futebol Americano

Descendente de emigrantes da Brava, Glenn Pires é, pelo que
se sabe, o único cabo-verdiano da National Football League, a primeira-
divisão do Futebol dos EUA. Antigo jogador, ele é desde 2006
treinador adjunto dos Miami Dolphins.
Natural de New Bedford, Massachusetts, fi lho de Margaret Silva
e neto materno de Maria “Nanny” (Oliveira) Silva, que nasceu na
Brava, Glenn Pires iniciou a sua carreira como defesa da equipa do
Springfi eld College, tendo integrado a selecção da região de Nova
Inglaterra.
Ascendeu a campeão da Conferência Sudeste de Massachusetts,
onde também se destacou numa outra modalidade: o lançamento
de martelo. Glenn Pires ainda detém, até hoje, o recorde de lançamento
de New Bedford e chegou a campeão nacional da II Divisão.
Embora nunca tenha jogado profi ssionalmente, Glenn Pires, casado
com Lynn e pai de dois fi lhos – Jackie e Michael –, optaria pela
carreira de treinador profi ssional. A sua primeira equipa foi o Melrose
High School. Seguiram-se experiências como treinador assistente
em New Bedford e Syracuse.
A sua carreira na National Football League – principal campeonato
de futebol americano – começaria em 1996, mais uma vez
como treinador dos “linebackers” dos Arizona Cardinals, cargo que
ocuparia até 2000. Nesse ano, mudou-se para os Detroit Lions.
Inscrito em Maio de 2002 no Hall of Fame da New Bedford High
School – a sua escola secundária – Glenn Pires é, desde 2003, um dos
20 elementos da equipa técnica dos Miami Dolphins, desempenhando
a função de treinador dos defesas da equipa.

fonte - A Semana

Thursday, June 21, 2007

Filme em parceria com Mark Dacascos


O ex-campeão mundial de artes marciais Emanuel Bettencourt
continua a navegar pelo mundo da sétima arte, a par da sua actividade
como instrutor no Taiyo Sport Center, na Alemanha. Bettencourt
encontra-se envolvido num novo projecto cinematográfi co, em parceria
com o actor Mark Dacascos, fi lho do sensei Al Dacascos, tendo
feito uma deslocação à cidade de Istambul, de 8 a 12 de Junho, para
negociar a rodagem de uma longa-metragem.
Bettencourt ainda não avançou pormenores sobre o fi lme mas assegurou
que o projecto está a ser desenvolvido em parceria com o actor
Mark Dacascos, que já participou em vários fi lmes de artes marciais.
Detentor de um palmarés único na história do desporto caboverdiano,
Bettencourt subiu, recentemente, mais um degrau na sua
carreira no mundo das artes marciais ao receber a graduação de
quinto dan no estilo Wun Hop Kuen Do, no passado dia 1 de Junho,
atribuído pelo seu mestre e mentor Al Dacascos.
Considerado o atleta cabo-verdiano com mais títulos internacionais
conquistados, Emanuel Bettencourt chegou a vencer uma série
de competições na Europa e nos EUA, principalmente entre 1984 e
1994. Com uma vida dedicada ao desporto, Bettencourt possui um
centro desportivo em Hamburgo, onde ensina vários estilos marciais,
entre os quais Wun Hop Kuen, Capoeira, Judo e Tae Kwon Do.
KzB

Amigavel entre a selecção de Santiago e misto de Boston


No Sabado, 23 de Junho as 15 horas e 30 minutos (3:30) em Madison Park High vai-se realizar um jogo amigavel entre a selecção de Santiago que vai partiçipar no torneio Inter-Ilhas em comemoração ao dia da Independencia de Cabo Verde e uma equipa mista de Boston orientada por Leli.
A selecção de Santiago treinada pelos Santiaguenses Ze Di Pecha e Nelo Tambarina, dois grandes do futebol Caboverdeano, encara este encontro como uma preparação para o torneio que vai-se realizar em uma semana, no dia 30 de Junho. De acordo com Ze Di Pecha este jogo sera uma oportunidade para os simpatizantes do desporto rei ver uma grande partida de futebol entre “craquis” do campeonato da Nelasa.

Wednesday, June 20, 2007

Sandro Jogador Da Semana



Na 8 ª jornada do campeonato da Nelasa contra a equipa de Dja D’Sal, o Jovem Sandro de 16 anos de idade que vem demonstrando apesar da pouca idade uma grande concetracão e disciplina dentro das quatro linhas, destacou-se.
Orientando a defesa da sua equipa Alianca CV, Sandro perturbou os atacantes de Dja D’Sal toda a tarde nao lhes dando a minima oportunidade de marcar. A exibicão do Sandro ajudou Alianca CV a adquirir os tres pontos que precisavam para que se mantivessem no terceiro lugar da tabela classificativa do campeonato da Nelasa, à frente da equipa do Dinamo Da Brava de Rhode Island.

Vera Cruz de Orlando convida Fidjos Terra e C.Tabanka para o torneio de 5 de Julho


A equipa Vera Cruz de Orlando Florida convidou duas equipas da Nelasa, Fidjos Terra FC e C.Tabanca a participarem no torneio quadrangular do dia da independência de Cabo Verde.
A equipa Fijos Terra lidera a Zona A do campeonato da Nelasa com 24 pontos seguido pela equipa Tabanka com 21 pontos. As mesmas equipas defrontaram-se no último jogo da primeira volta pela liderança do grupo, no qual, Fidjos Terra ganhou facilmente por 4-1. Tabanka promete fazer uma melhor exibição na segunda volta do campeonato da Nelasa contra Fidjos Terra .
O torneio a decorrer nos dias 6 e 7 de Julho na cidade de Kissimmee em Orlando Florida conta ainda com a participação da equipa de Santiago da Holanda.

Luso-cabo-verdiano Nani quer silenciar o Chelsea e provar que foi bom investimento


Nani está ansioso por defrontar o Chelsea na Community Shield (Supertaça inglesa) no próximo dia 5 de Agosto e provar aos responsáveis ‘blues’ que o Manchester United acertou quando decidiu pagar 25,5 milhões de euros ao Sporting pela sua contratação.
“Estou já a pensar nesse jogo. Quero deixar a marcar na partida”, afirmou o português, que está ao serviço da selecção de sub-21 na Holanda. O ex-jogador leonino quer mostrar ao Chelsea de José Mourinho que a sua “compra foi uma grande aquisição para o Manchester United”.

Alguns dias depois de anunciar a contratação de Nani, o responsável pela prospecção de jogadores dos ‘blues’, Piet de Visser, afirmou que o Manchester tinha pago um valor demasiado alto pela valia do jovem jogador português.

O técnico do Chelsea, José Mourinho, confirmou ontem mudança na política de contratações para a nova época. Por isso, o treinador garante que a pressão vai agora passar para os adversários que mais investirão no mercado de transferências, nomeadamente o Manchester United.

“As pessoas perguntam ao Chelsea: ‘Na última época ganhou dois troféus, porque é que não ganhou quatro?’ Mas não há muitos jornalistas que perguntem ao treinador do Liverpool e ao do Arsenal: ‘Porquê zero?’ E não há muitos que perguntem ao Manchester United: ‘Porquê só a Premiership?’ É tudo por causa do dinheiro? Pois, espero que na próxima época coloquem a pressão nos grandes gastadores, porque o grande gastador, seguramente, não será o Chelsea”, afirmou o técnico ‘blue’.

Correio da Manhã

Luso-cabo-verdiano Jorge Andrade prefere o Barcelona ao Real Madrid


Apesar das notícias dos últimos dias que dão conta que Jorge Andrade está de saída do Depor para o Real Madrid, o defesa central considera que, devido ao seu estilo de jogo, se "adaptaria melhor ao Barcelona".
O diário desportivo espanhol "Sport", que cita Jorge Andrade, sublinha ainda que as boas relações do internacional português com Deco é mais um ponto a favor dos catalães, que apresentaram, no entanto, uma proposta de valores inferiores à dos merengues.

Certo é que o defesa central português parece disposto a sair, frisando que sua a transferência "é uma oportunidade espectacular para o clube poder encaixar dinheiro."

A necessidade do Depor reequilibrar as contas e o facto do presidente galego manter boas relações com Ramón Calderón, presidente do Real Madrid, poderá ditar a saída de Andrade.

BARCELONA FECHA TEMPORADA COM VITÓRIA NA ÁFRICA DO SUL

O Barcelona fechou a temporada 2006/07 com um triunfo esta quarta-feira sobre o Mamelodi Sundowns, na África do Sul. Começou a perder logo no segundo minuto, com um golo de Moriri, mas acabou por dar a volta e foi de férias com uma vitória.

Crosas, marcou o golo do triunfo aos 88, depois de Ezquerro ter igualado aos 77.

Record

Futebol/Campeonato Nacional: Equipas do Tarrafal ameaçam recorrer às instâncias judiciais


As direcções das equipas federadas do concelho do Tarrafal, inscritas na Associação Regional de Futebol de Santiago Norte, continuam a reivindicar o título de campeão de Santiago Norte conquistado oficialmente pelo Scorpion Vermelho de Santa Cruz, a favor da formação do Beira-Mar do Tarrafal e prometem levar o contencioso as instâncias judiciais.
A uma jornada do final da primeira fase do Nacional de Futebol, os dirigentes desportivos do Tarrafal intensificam o descontentamento para com a direcção da associação local e com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), alegando que nos termos do regulamento da Federação, o Beira Mar é o legítimo campeão desta região desportiva.

Esta reivindicação foi manifestada à Inforpress pelo activista desportiva neste concelho, outrora candidato derrotado nas últimas eleições para a direcção da associação, Donnay Avelino, para quem, à semelhança das medidas com que a CAF afastou o Sporting Clube da Praia na Liga Africana dos clubes, a FCF teve dois pesos e duas medidas em deixar o Beira-Mar fora do Campeonato Nacional.

Donay Avelino reclama pelo silêncio da Comissão da Disciplina da FCF neste contencioso que opõe o Beira-Mar ao Scorpion, pois diz não compreender as razões por que o protesto apresentado pela equipa tarrafalense, dentro do prazo permitido pela lei, não teve qualquer resposta.

O Beira-Mar e o Scorpion terminaram a segunda fase do campeonato empatado em termos pontuais e a Associação de Futebol de Santiago Norte chegou a determinar o título de campeão a formação do Tarrafal.

Entretanto, a direcção da Associação recuou na sua decisão em como teve uma interpretação errada do regulamento, pelo que acabou por ditar a formação do Scorpion Vermelho de Santa Cruz como o vencedor da competição no interior de Santiago.

Scorpion está integrado no Grupo B do Campeonato Nacional ao lado das equipas do Académico do Sal, Sporting do Porto Novo, Botafogo, Rosariense da Ribeira Grande e Académica da Praia. Esta semana joga à qualificação no Estádio da Várzea ante a briosa da capital.

PROJECÇÃO DOS NOVOS SEMI-FINALISTAS

O campeonato Nacional de Futebol vai conhecer, no próximo fim-de-semana, mais dois semi-finalistas, que vão se juntar à Académica do Mindelo e ao Académico Sal.

No Grupo “A”, o Sporting da Praia precisa de um empate ante a Académica de Mindelo para conseguir o apuramento, ao passo que o Sal-Rei da Boa Vista, precisa de vencer a Académica da Calheta do Maio e esperar por uma eventual derrota do Sporting, para conseguir passar à nova fase.

No grupo “B”, onde o Académico do Sal já conseguiu o apuramento, a “luta” está mais renhida, pois, estão três equipas em condições matemáticas de conseguir a passagem para as meias-finais, a Académica da Praia, que soma sete pontos, o Vulcânicos do Fogo, o Scorpions de Santiago Norte e o Rosariense de Santo Antão, todos com seis pontos.

O jogo grande desde grupo vai ser o confronto entre a Académica da Praia e o Scorpions de Santiago Norte, duas equipas que precisam obrigatoriamente de vencer, porquanto, um empate ou derrota de uma das formações, pode favorecer o Vulcânicos, que recebe no seu reduto o Sporting de Porto Novo, considerado “lanterna vermelha”, ou seja, a única equipa que ainda não pontuou nessa competição.

O Rosariense de Santo Antão, que também sonha com o apuramento, tem a tarefa mais complicada, uma vez que viaja até a ilha do Sal para defrontar o já apurado Académico do Sal.

Jogos da quinta jornada:

Grupo “A”:
Sporting da Praia - Académica do Mindelo
Sal-Rei - Académica do Maio
Ultramarina - Morabeza.

Grupo “B”:
Académico do Sal - Rosariense
Vulcânicos - Sporting de Porto Novo
Scorpions - Académica da Praia

Inforpress

Voleibol: Federação prepara campeonatos nacionais na Praia e em Santo Antão

A cidade da Praia acolhe, na segunda quinzena de Agosto, o campeonato nacional de voleibol na categoria sénior masculino, com o concurso de seis equipas campeãs, em representação das regiões desportivas de São Vicente, Santo Antão, Sal, Fogo, Brava e Santiago.
Com vista a uma melhor organização da prova, que decorrerá no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV), António Carlos Rodrigues, encontra-se na cidade da Praia onde tem estado a iniciar os primeiros contactos em termos de alojamento e espaço para jogos.

Nesta sua estadia a capital, António Rodrigues tem-se debruçado em busca de financiamento junto das empresas, já que dos seis mil contos orçados para a realização das duas provas (três mil contos cada) a Federação dispõe apenas de dois mil e 800 contos provenientes da Direcção-Geral dos Desportos para a custear os dois campeonatos.

A nível sénior feminino, de acordo com aquele presidente federativo, o campeonato nacional, em que participam as equipas campeãs de São Vicente, Santo Antão, Sal, Fogo e Santiago, decorrerá de 16 a 22 de Julho, num dos concelhos de Santo Antão.

Os primeiros passos para a realização dessa competição, já estão a ser dados em termos de alojamento e alimentação, para além de visitas técnicas a polivalentes descobertos, infra-estruturas que carecem de pequenas obras de remodelação.

Entretanto, o campeonato nacional de sub-18, inicialmente programado para ser disputado na ilha do Fogo foi cancelado, uma vez que a maior parte das associações regionais não realizaram a prova nesta categoria.

Já o “Inter-Ilhas”, a nível de selecções, realiza-se em Setembro, no Porto Novo e estará a cargo da Associação Regional de Santo Antão. A prova segundo o presidente da FCV, constituirá uma oportunidade para os atletas se confraternizarem e para a equipa técnica escolher os seleccionados para o Torneio Internacional à nível dos PALOP, que se realiza na Ilha do Sal, no próximo mês de Outubro.

Contrariamente a dinâmica dos anos anteriores, a modalidade conheceu um declínio nos escalões de formação, o que a direcção da FCV atribui como principal razão deste constrangimento, a falta pessoal com formação específica para dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Américo Nascimento.

António Rodrigues lamenta que a falta de financiamento impossibilita a federação a realização de qualquer formação nos últimos quatro anos, o que se torna mais agravante na área de arbitragem, razão pela qual sentencia que os jovens praticantes desta modalidade estão a ser penalizados.

Inforpress

Tuesday, June 19, 2007

NELASA SUSPENDE PRESIDENTE DO DJA D’SAL



Num ano em que o camponeato da NELASA vem tendo um sucesso enorme com a entrada de mais 6 equipas, que veem juntar-se as outras 10 que ja faziam parte da liga desde o ano anterior, a suspensão de Joao Barros, mais conhecido por Barrinha, so vem contribuir para antagonizar outros membros influentes da liga.

Barrinha que no ano passado fazia parte do nucleo desportivo Estrela Negra, este ano entrou no campeonato da NELASA com a equipa D’ja de sal, uma equipa jovem oriunda da Ilha das Salinas.

Alias, segundo Barrinha nos adiantou, a formacão Dja D’Sal que é fruto de uma ja
existente fundacão do mesmo nome, foi fundada em 1990 com o intuito não so de unir os salences, bem como ajudar os Salences em particular, e os caboverdeanos em geral.

Conforme o Criolosports.com pode apurar atraves do Barrinha, pois tentamos contactar dirigentes da NELASA, atraves do Sr.Jose Mendes, para termos o outro lado desta tao indesejavel polemica mas não conseguimos ate ao momento,a suspencão de um mes aplicada a este dirigente vem na sequencia de uma reunião com os dezasseis clubes da liga em que o Barrinhas teria criticado a direcão da Liga. Nessa reunião, conforme Barrinha nos adiantou, a NELASA liga foi criticada por alegada falta de professionalismo e dualidade de criterios em algumas instancias.

De acordo com o que apuramos atraves do lider do Dja D’Sal, os Imigrantes escreveram uma carta a NELASA pedindo que o jogo com a Juventude fosse adiado porque os imigrantes tinham 5 jogadores convocados para a selecão. No
entanto a NELASA so teria comunicado a direcão da Juventude na véspera do jogo com a equipa dos Imigrantes que o jogo do Domingo estava adiado, em vez de o ter feito com alguns dias de antecedencia. Na sequencia destas criticas à NELASA Barrinha ainda pediu o minimo de respeito pelas equipas da liga, pois elas pagam pelos seguros, pela arbitragem e ainda sao elas mesmas a providenciarem o acesso aos campos de jogo.

No entanto para suportar ainda mais a conjecturacão do Sr. Barros de que existe por parte da direcão da NELASA uma certa "agenda", um dirigente da Nelasa afirmou ao Ruben Sanca, que é o delegado ao jogo da equipa das Salinas, que o havia apelado a revocar a suspensão, assim em jeito de troça, que a suspensão jamais seria revocada. O que o crioulosports.com acaba por concluir, e diga-se em bono da imparcialidade, baseado no que apuramos atraves do Sr.Barros, a NELASA julga, penalisa e aplica sancões finais sem sequer consultar com os clubes ja que não existe um orgão oficial encarregado da comissão disciplinar .

Enfim, sao situacões destas que acabam por perpetuar a percepcão ja existente de que a direcao da NELASA nao tem a minina sensibilidade em relacao as equipas da
mesma. Pois, e que diga-se de passagem, o facto é que a liga nao tem sequer uma
comissão official de disciplina. Pois sendo assim qualquer tipo de sancão disciplinar torna-se efectivamente, no minimo, arbitraria.

Gabriel Livramento

Futebol: Spartak e Juventude são os finalistas da Taça Fogo em Futebol


As equipas do Spartak de Alto de Aguadinha e de Juventude conquistaram sábado e domingo, respectivamente, o passaporte para a fase final da taça Fogo em futebol, que será disputada no domingo, dia 24.
O Spartak derrotou sábado, no prolongamento, o ABC de Patim por 4-3, depois de um empate a 3 golos durante o tempo regulamentar, enquanto a formação da Juventude derrotou o campeão regional em título, os Vulcânicos, por 2-0.

O Vulcânicos, que nas meias-finais goleou o Botafogo por 6-0, não conseguiu atingir o objectivo que era de chegar a fase final e conquistar também a Taça Fogo, cujo vencedor irá representar a ilha do Fogo a nível nacional.

Inforpress

Futebol/Campeonato Nacional: Ultramarina e Morabeza empatam a uma bola


O Futebol Club Ultramarina, do Tarrafal, e o Sport Club Morabeza, da Brava, empataram a uma bola, no jogo antecipado da quinta jornada do Campeonato Nacional de Futebol, disputado, domingo, no estádio “Dideus”, em S. Nicolau.

O jogo entre as duas formações não gerou grandes expectativas entre os sanicolauenses amantes do futebol porque tratava-se de uma partida para o cumprimento do calendário.

Nas bancadas da Chanzinha não se apercebia que se tratava de uma disputa entre dois campeões regionais, pois além pouco público presente, este não mostrava-se muito entusiasmado com a partida.

Inforpress

Antigo futebolista foguense e árbitro internacional faleceu em Portugal

O antigo futebolista e árbitro internacional de futebol, António Carlos Santos “Totevinho”, faleceu domingo em Portugal, onde residia há alguns anos.

Totevinho, como era carinhosamente tratado na ilha do Fogo, nasceu em Abril de 1951 e depois do serviço militar obrigatório, iniciou a carreira futebolística na equipa de Juventude, mas foi na Académica, o seu clube de coração, que evidenciou o seu talento.

Lateral direito, possuidor de alguma velocidade, Totevinho representou as cores da selecção da ilha do Fogo, durante o período como futebolista.

No final dos anos 70, Totevinho ingressou na carreira de arbitragem, função que desempenhou com alto sentido de responsabilidade, dirigindo partidas a nível local e nacional.

Graças ao seu bom desempenho no ano de 1992 foi promovido a árbitro internacional, tendo dirigido entre outros jogos, o Guiné-Conakri - Senegal.

Totevinho deixou arbitragem no ano de 1993, data a partir da qual exerceu o cargo de presidente do Conselho Regional de Arbitragem até 1998.

Antigo quadro do Ministério das Finanças, colocado em São Filipe, Totevinho era um apreciador do vinho, razão pela qual ganhou alcunha de Totevinho.

Em sinal de reconhecimento pelo seu contributo a favor do desenvolvimento do desporto foi guardado um minuto de silêncio antes do jogo entre Vulcânicos x Juventude a contar para a Taça Fogo.

Inforpress

Sunday, June 17, 2007

Copa de África das Nações: Cabo Verde 0 - 0 Gâmbia. Acabou o sonho.


Copa de África das Nações: Cabo Verde 0 - 0 Gâmbia. Acabou o sonho. (em actualização)
Partindo em vantagem para este jogo nas principais casas de apostas, a prestigiada bwin.com dava 1.60 na vitória, 3.90 no empate e 4.40 na vitória da Gâmbia por cada Euro apostado, a "Equipa de Todos Nós" não conseguiu fazer melhor do que um empate a zeros, apesar de ter dominado o jogo.
À reflexão de Mário Semedo, presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, ficam a fraquíssima prestação atacante (3 golos marcados em 5 jogos) e os erros defensivos (6 golos sofridos em 5 jogos) que mataram o sonho, claramente tarefas para um técnico com outras credenciais, para uma equipa que mostrou potencial.

No outro jogo do Grupo, Argélia 0-2 Guiné, Fodé Mansaré, atacante do Toulouse FC, fez o 0-1 aos 43'. O médio do Saint-Etienne Pascal Feindouno fez o placar aos 84' no Stade du 5-Juillet em Argel que recebeu uma impressionante moldura humana de 80 mil pessoas.

O Grupo 8 de qualificação para a Copa de África das Nações (CAN Gana-2008), a uma jornada do fim, fica assim ordenada:

1. Guiné - 8 pontos
-----------------------------
2. Argélia - 8
3. Gâmbia - 5
4. CABO VERDE - 5

Para cumprir calendário, na última jornada, a 08 de Setembro, a Selecção Nacional desloca-se à Guiné. A Gâmbia recebe a Argélia.

O vencedor do Grupo tem qualificação directa, bem como os três melhores 2º classificados dos Grupos de 1 a 11. Cabo Verde nunca poderá chegar ao 1º lugar, e mesmo que chegue ao 2º, há oito nações que, ficando na mesma situação, têm melhor desempenho do que a nossa.

5ª JORNADA DA QUALIFICAÇÃO PARA A COPA DE ÁFRICA DAS NAÇÕES - GANA 2008

CABO VERDE - GÂMBIA

Local: Estádio da Várzea
Hora: 17:00
Assistência:
Árbitro: Aguissou Crespin; Adjovi Hugles Alain e Fassinou Alexis (Benin); Fernando Pires (Cabo Verde)

CABO VERDE:

Guarda-redes: Ernesto, Cadabra, Veiga

Defesas: Zé Piquita, Janício, Barra, Loloty, Pelé, Vargas, Nando, Nelson Veiga

Médios: Lambreta, Babanco, Puma, Marcos Soares, Emerson, Moreno, Lito, Dário, Edir, Toi

Avançados: Dady, Hernâni, Rodolfo Lima, Caló

Seleccionador: Ricardo Rocha (Brasil)

Saturday, June 16, 2007

CV Móvel é o novo patrocinador da Federação Cabo-verdiana de Futebol


A CV Móvel tornou-se a mais nova parceira da Federação Cabo-verdiana de Futebol, ao assinar, quinta-feira, na cidade da Praia, um protocolo de patrocínio com a instituição máxima do futebol cabo-verdiano num montante de quatro mil e 500 contos.

A iniciativa insere-se no quadro da campanha da selecção nacional para às eliminatórias da Copa Africana das Nações, a ser disputada em 2008 no Gana e tornou-se realidade um dia após Cabo Verde ter ascendido a sua melhor posição de sempre no ranking da FIFA, ao subir 11 posição de uma assentada. Ocupa actualmente a 77ª posição.

O protocolo possibilita a federação nacional beneficiar dos serviços da empresa e de uma verba monetária, tendo o presidente da FCF aproveitado a ocasião para desafiar a outras instituições nacionais no sentido de apoiarem a equipa nacional de futebol.

Mário Semedo centralizou o seu discurso cerimonial na uniformidade empresarial, com o argumento de que a selecção simboliza um instrumento importante para a unidade de todos os cabo-verdianos residentes e que liga os cabo-verdianos na diáspora à terra mãe.

Satisfeito com esta determinação, Semedo enfatiza que através desta actividade a CV Móvel faz com que os cabo-verdianos comuniquem entre si, tanto dentro do país, como de Cabo Verde para diversos pontos do mundo, razão pela qual afirma que as duas instituições gozem desta afinidade.

A selecção nacional de futebol joga sábado, no Estádio da Várzea, uma cartada decisiva com vista a sua aspiração, ao receber a sua congénere da Gambia, em jogo da quinta e penúltima jornada do Grupo 8 de qualificação para o Gana’2008.

Inforpress

Friday, June 15, 2007

CABO VERDE PRONTO PARA O JOGO CONTRA GÂMBIA


Empenhada, a equipa vai se apresentar com garra e determinação, sem os erros da partida contra a Argélia admite o seleccionador nacional Ricardo Rocha


Praia, 15 de Junho - A contar para a quinta jornada do Grupo 8 de qualificação para a Copa Africana das Nações, Gana 2008, o jogo entre as selecções de Cabo Verde e da Gambia, a realizar-se amanhã, 16 de Junho, no Estádio da Várzea, na cidade da Praia, será dirigido por uma equipa de arbitragem do Benin, sendo o cabo-verdiano Fernando Pires o quarto árbitro desta partida, estando ainda reservado ao mauritano Sarr Idrissa as funções de comissário do jogo.

Ricardo Rocha diz que Cabo Verde vai se apresentar com garra e determinação, sem os erros da partida contra a Argélia. Os jogadores estão empenhados, admite o seleccionador nacional, que reforçou a equipa técnica com o antigo internacional cabo-verdiano, Bera, que está encarregue de trabalhar os guarda-redes.

Cabo Verde, agora com 4 pontos, mesmo depois do empate de duas bolas com o líder do grupo, a Argélia, que soma 8 pontos, ainda sonha com a qualificação para a Copa de África das Nações (CAN Gana 2008), por causa de um outro empate registado no jogo entre a Guiné Conacri e a Gambia, que passaram a somar 5 e 4 pontos respectivamente.

FW

Thursday, June 14, 2007

Confirmado a realizacao de um torneio inter-ilhas de futebol nos Estados Unidos


Foi confirmado a realizacao de um torneio inter-ilhas de futebol nos Estados Unidos, em comemoracão ao dia 5 de Julho. Os organizadores tambem aproveitam este torneio para fazer uma homenagem a Nelo, antiga gloria do futebol do Fogo.


Lista dos jogadores convocados:

Selecão de Fogo
GUARDA REDES: Ne ( Strela) e Lobinho (Spiga midju)

DEFESAS: Jair ( Boston Boys); Samuel (Strela); Altobelli (Strela/ Imparaveis); Portista ( Tabanka); Sandro (Alianca); Tony ( Emigrantes); Tony ( Fidjos Terra);

MEDIOS: Pipito (Strela); Jayr (Strela); Joao Paulo ( Strela); Djica ( Nos bandera); Flavio ( Tabanka); Djikay ( Tabanka); Adilson (Fidjos terra);

AVANCADOS: Bebeto ( Strela); Zico ( emigrantes); Ze Veiga (Emigrantes); Nilton ( Boston Boys); Tito ( Boston Boys).

TREINADORES: Raul e Catxotxa

Selecão de Barlavento
GUARDA REDES: Zezito (Dja d'Sal-sal); Smoke (Juventude-SV) e Itaus ( Emigrantes- SV)

DEFESAS: Zemas (Tabanka-SV); Shkaia (Tabanka-Sal); Miky (Dja d'Sal-Sal) Helio (Emigrante-SV); Tatu (Emigrante-Sal); Nelson (Juventude-sal) e Djay (Juventude- SV).

MEDIOS: Silvio (Tabanka-Sal); Vivino ( Tabanka-SV); Tony (Tabanka-SV); Alex (Dja d'Sal-Sal); Luis carlos (Dja d'sal-Sal); Buck (Emigrante-SV); Brito (Boston- Boys- Sal); Bila (Unidade-SV); Adilson (Fidjus Terra- SV); Adilson Barbosa ( Nos Bandera-SV) e Pao doce ( Emigrantes-SV), Keyta (Medio - Sal).

AVANCADOS: Zazan (Dja d' Sal-Sal); Ivan (Boston-Boys- SV), Ivan Fonseca(Alianca SV) e Rudy ( New-York- SV), Narciso (Fidjos Terra - Boavista).



TREINADORES: Balai (SV) e Cupito (Sal).


Selecão de Santiago
GUARDA REDES: Bruno (Nos Bandera); Lisandro (Fidjos Terra); Lito (Tabanka)


DEFESAS:
Totoy (Fidjos Terra); Samir (Fidjos Terra); Ima (Tabanka); Toy Best (Nos Bandera);
Cuca (Fidjos Terra); Walter (Fidjos Terra)


MEDIOS: Yuca (Tabanka); Benvas (Tabanka); Ze di Tarrafal (Dinamo); Zidane (Nos Bandera); Valdano (Nos Bandera); Fidalgo (Emigrantes); Deto (Emigrantes);
Ze Maria (Fidjos Terra); Casio (Fidjos Terra); Julinho (Fidjos Terra)


AVANCADOS:
Taide (Tabanka); Pina (Juventude); Zoro (Fidjos Terra); Zico (Fidjos Terra)

TREINADORES: Ze di Pecha e Nelo Tambarina

Campeonato da Nelasa - O derby da primeira volta do campeonato da nelasa terminou em goleada


Zona A
O derby da primeira volta do campeonato da nelasa terminou em goleada.

Num desafio entre os grandes do campeonato da nelasa a equipa de Fidjos Terra visitou e venceu facilmente a equipa de Tabanka por 4-1.

Fidjos Terra por intermédio de Zoro marcou aos 17 minutos da primeira parte. Tres minutos depois o talentoso Taide (segundo na lista dos marcadores com 9 golos) fez o golo da igualdade numa jogada confusa dentro da area.

A equipa de Fidjos Terra entrou mais agressiva na segunda metade. C. Tabanka tudo tentou para travar a dupla de avancados de Fidjos Terra, Zico ( lider da lista de marcadores com 12 golos) e Zoro. Com pouca sorte. Aos 20 minutos Zico num grande lance calmamente marcou, Zoro marcou mais um e Adilson culminou o resultado surpreendente de 4-1.

Numa outra partida deste grupo A do campeonato da Nelasa a Alianca CV que vem demonstrando um grande nivel de futebol recentemente, recebeu e venceu o Dinamo Da Brava por 1-0 ascendendo assim a terceira posicão do grupo.

Boston Boys e FC Tarrafal repartiram os pontos ao empatarem a 1
golo.

Dja D’Sal alcançou a primeira vitória da época batendo a equipa de São Lourenço que continua a não pontuar por 2-0.

Fidjos Terra é o lider da Zona A do campeonato da Nelasa com 21 pontos, seguido por C. Tabanka com 18 pontos e Alianca CV com 12 pontos.



Zona B
A equipa de Strela Negra manteve o comando da Zona B ao derrotar a A. Angolana por 3-1.

Nos Bandera venceu facilmente a Unidade FC por 3-1 ultrapassando a equipa de Juventude na tabela classificativa.

Imparavel e Spiga Midju mantiveram a suas posicões na tabela classificativa ao empatarem a 1 golo.

O encontro Emigrantes–juventude foi adiado.

NBA: "Betinho" Gomes vai para os EUA participar em campos de treino


O director da secção de basquetebol do Barreirense, António Libório, anunciou hoje que João "Betinho" Gomes vai participar ainda durante o corrente mês de Junho em campos de treino de várias equipas da NBA, depois de a sua actuação no RBK Eurocamp de Treviso, em Itália, ter sido avaliada como muito positiva.

"A boa prestação do Betinho em Treviso abriu-lhe mais portas. No dia 16, vai para os Estados Unidos, convidado a participar em campos de treino de equipas da NBA, como os (Milwaukee) Bucks ou os (Minnesota) Timberwolves", afirmou Libório que relembrou existirem outros conjuntos da NBA que também já mostraram interesse no jogador, como os Portland Trail Blazers ou os Boston Celtics, bem assim como equipas europeias.

SPURS VOLTAM A VENCER NA FINAL E FICAM A UMA VITÓRIA DO TÍTULO

Os San Antonio Spurs estão a apenas uma vitória de se sagrarem campeões da NBA após terem vencido, em Cleveland, os Cavaliers por 75-72, no terceiro jogo da final da NBA.

Num jogo com pontuação baixa, Tony Parker (17 pontos), Tim Duncan (14 pontos) e Bruce Bowen (13 pontos) foram os melhores marcadores da formação visitante.

Do lado dos Cavaliers, LeBron James, com 25 pontos, foi a figura em destaque. Pavlovic e Drew Gooden, com 13 pontos cada, foram os outros elementos mais certeiros.

Com três vitórias em outros tantos jogos, a equipa texana pode sagrar-se campeã já esta quinta-feira, no segundo jogo em Cleveland.

Confira os resultados da final:

1º jogo: Spurs 85-76 Cavaliers
2º jogo: Spurs 103-92 Cavaliers
3º jogo: Spurs 75-72 Cavaliers

Mais Futebol - www.maisfutebol.iol.pt / O Jogo - www.ojogo.pt

Futebol/CAN’2008: Cabo Verde idealiza equipa base à porta fechada


O seleccionador nacional de futebol, Ricardo Cordeiro Rocha, ensaia a táctica desta manhã de quarta-feira à porta fechada, no relvado sintético do Estádio da Várzea.

A iniciativa se deve a idealização da equipa base para o jogo de sábado, referente a quinta jornada do Grupo 8 de qualificação para a CAN’2008, três dias após o inicio dos trabalhos de preparação com vista a recepção à Gâmbia,

Contrariamente ao que tem sido habitual, Ricardo Rocha prescinde dos treinos bi-diários, já que o período da tarde é reservado aos trabalhos de piscina, precedida de uma sessão de palestra.

Durante a tarde de terça-feira, a equipa técnica apostou nos trabalhos de faixas laterais e correcção da sua linha defensiva, debruçou-se na finalização e na movimentação táctica e colectiva sem bola, deixando prognosticar a equipa provável para o jogo deste fim-de-semana, com o objectivo de jogar pelo único resultado que interessa a selecção cabo-verdiana: a vitória.

Esta é para já a convicção dos seleccionados nacionais, que se mostram empenhados em tudo fazer para ultrapassar esta barreira, com o argumento de que o colectivo está tranquilo e que trabalha, cada vez mais, unicamente para conquistar os três pontos.

Capitão da selecção de Cabo Verde, Lito garante que os jogadores estão determinados em derrotar a Gâmbia, de forma a anular a desvantagem de duas bolas a zero com que a equipa nacional perdera na sua deslocação a Banjul com o propósito de decidir a qualificação na sua deslocação a Conacri.

A equipa técnica está reforçada com a entrada do antigo internacional cabo-verdiano, Bera, que está encarregue de trabalhar com os guarda-redes.

EQUIPA DE ARBITRAGEM DO BENIN APITA CABO VERDE X GAMBIA

O jogo entre as selecções de Cabo Verde e da Gambia, a realizar-se sábado no Estádio da Várzea (Praia), vai ser dirigido por uma equipa de arbitragem do Benin.

Segundo apurou a inforpress, o trio, indigitado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), é liderado por Aguissou Crespin, coadjuvado por Adjovi Hugles Alain e Fassinou Alexis.

A contar para a quinta jornada do Grupo 8 de qualificação para a Copa Africana das Nações, Gana ‘2008, esta partida terá como quarto árbitro, o cabo-verdiano Fernando Pires, estando reservado ao mauritaniano Sarr Idrissa as funções de comissário do jogo.

Já para a outra partida desta poule, a ser disputada em Argel, entre a Argélia (líder do grupo) e a Guiné-Conacri (segundo classificado), a CAF nomeou uma equipa de arbitragem dos Marrocos, chefiada por Guezzaz Mohamed.

Inforpress

Wednesday, June 13, 2007

Ranking FIFA: Cabo Verde sobe 11 posições e passa a 77ª


Cabo Verde subiu 11 posições e ascendeu ao 77º lugar na classificação de Maio das selecções nacionais de futebol hoje divulgada pela FIFA com um total de 421 pontos.

A nível do continente, também há motivos de satisfação. A Selecção Nacional subiu 3 lugares para a 18ª, graças aos 64 pontos ganhos com o empate caseiro (2-2) com a Argélia a contar para a CAN'2008 de Gana. O próximo embate será contra a Gâmbia no próximo dia 16 de Junho, no Estádio da Várzea.

Das selecções onde se fala português, destaque para o Brazil (1.484 pontos) que desceu para a 3ª posição e Portugal (1.323) que subiu uma posição e ascendeu ao sexto lugar ultrapassando a Holanda. Angola ocupa a 54ª posição (577), Moçambique em 99º lugar (325). Guiné Bissau encontra-se em 186º (18), ao passo que a selecção macaense ocupa o 192º posto (11). Pior só mesmo Timor-Leste, que é 199º (0) e São Tomé e Príncipe (0), que nem sequer é classificada.

Outros destaques vão para os EUA (16ª,subiu13) que bateram o México (26ª, desceu 6) para a Gold Cup liderando a CONCACAF pela prieira vez. Bosnia-Herzegovina (28ª, subiu 20) e a Irlanda do Norte (29ª, subiu 4) que atingiram o seu pico mais alto no ranking desde a sua criação em 1993. Marrocos (35ª, subiu 12) and Noruega (36ª, subiu 13) subiram muito mas Canadá (56ª, subiu 38) foi mais além, ficando a notável prestação para a Armenia (80ª, subiu 48).

O "ranking" FIFA continua a ser liderado pela Itália, actual campeã mundial.

TOP 10
1. Itália - 1653 pontos
2. França - 1585
3. Brasil - 1484
4. Alemanha - 1467
5. Argentina - 1373
6. Portugal - 1323
7. Espanha - 1273
8. Inglaterra - 1240
9. Holanda - 1220
10. Republica Checa - 1096

TOP LUSÓFONO
3. Brasil - 1484
6. Portugal - 1323
56. Angola - 539
88. Cabo Verde - 357
118. Moçambique - 230
187. Guiné-Bissau - 18
192. Macau - 11
199. Timor-Leste - 0
199. São Tomé e Príncipe - 0

TOP AFRICANO
13. Camarões - 968
25. Costa do Marfim - 850
27. Nigéria - 823
28. Gana - 819
38. Egipto - 694
39. Senegal - 692
40. Mali - 685
46. Tunísia - 648
47. Marrocos - 638
50. República da Guiné - 593

A próxima listagem será divulgada a 18 de Julho.

Da Redacção da VozDiPovo-Online com a FIFA

Tuesday, June 12, 2007

CAN'2008: Cabo Verde inicia a preparação para a recepção a Gâmbia


A selecção cabo-verdiana de futebol inicia, esta tarde, no Estádio da Várzea, os trabalhos de preparação com vista ao jogo da quinta e penúltima jornada do Grupo 8 da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações’2008, ante a selecção da Gâmbia.

Para esta missão, os reforços Nando (defesa central da Monastir da Tunísia) e o guarda-redes Veiga (Futebol Clube Tamworth, Inglaterra), já se juntaram ao grupo do trabalho. Quem está em dúvida é o defesa Nelson Veiga, profissional do Omonia Nicosia do Chipre, já que a sua equipa disputa uma cartada decisiva com vista a sua qualificação para a Champions League.

O seleccionador nacional, o brasileiro Ricardo Cordeira Rocha, garantiu à Inforpress que haverá alteração na equipa que empatou a duas bolas com a Argélia em benefício do grupo do trabalho e que os erros consentidos neste embate serão totalmente corrigidos.

O técnico brasileiro avança mesmo que a preparação para a recepção a Gambia,prevista para sábado, consiste nos treinos bi-diários, virados para uma máxima de concentração, já que aspira a sua primeira vitória à frente do combinado nacional.

Alerta, desde já aos jogadores para a necessidade de suarem a camisola até ao final dos 90 minutos, com o argumento de que a selecção nacional vai disputar a qualificação para o Gana até ao último minuto.

Com quatro pontos cada, Cabo Verde e Gâmbia repartem a terceira posição, num grupo liderado pela Argélia com oito pontos. A Guiné Conacri ocupa a segunda posição com cinco pontos.

INTERNACIONAL CABO-VERDIANO TIGANA ADMITE REGRESSAR AO FUTEBOL CABO-VERDIANO

O internacional cabo-verdiano Tigana, que representa o 1º de Maio de Benguela da Angola, admitiu a possibilidade de, na próxima época, representar um clube em Santiago/Sul.

Em entrevista à Inforpress, Tigana, que encontra-se de férias em Cabo Verde, disse que apesar de ter tido uma boa adaptação ao futebol angolano, pensa voltar a jogar no arquipélago, de modo a ter maior “visibilidade” junto da equipa técnica da selecção nacional.

“O meu objectivo é voltar à selecção nacional, e por isso penso voltar a jogar em Cabo Verde, sem deixar de lado a possibilidade de jogar em outros campeonatos”, sublinhou Tigana, afirmando, todavia, que tem propostas das equipas do campeonato angolano.

Antes de rumar a Angola, Tigana, que chegou a representar as equipas dos Travadores, Boavista e Sporting da Praia, teve ainda uma curta experiência em Portugal e chegou a ser convocado por duas vezes à selecção nacional de futebol.

Inforpress

Futebol/Campeonato Nacional: Resultados dos jogos e classificação à 4ª jornada

Actualmente, com 4 jornadas decorridas da segunda fase, Académica do Mindelo e Académico do Sal estão em primeiro lugar nos seus grupo de quaiicação para as meias-finas. Eis os resultados dos jogos e classificações.

Grupo A
Académica do Maio 1 x 1 Morabeza
Sporting da Praia 4 x 0 Ultramarina
Académica do Mindelo 6 x 0 Sal-Rei

Classificação
1. Académica do Mindelo - 9 pontos
2. Sporting da Praia - 9
----------------------------------
3. Sal-Rei - 7
4. Ultramarina - 4
5. Académica do Maio - 1
6. Morabeza - 1

5ª jornada
Sporting da Praia x Académica do Mindelo
Sal-Rei x Académica do Maio
Ultramarina x Morabeza

Grupo B
Sporting de Porto Novo 1 x 3 Académica da Praia
Académico do Sal 1 x 0 Scorpions
Rosariense 0 x 1 Vulcânico do Fogo

Classificação
1. Académico do Sal - 10 pontos
2. Académica da Praia - 7
----------------------------------
3. Vulcânicos - 6
4. Scorpions - 6
5. Rosariense - 6
6. Sporting de Porto Novo - 0

5ª jornada
Académico do Sal x Rosariense
Vulcânicos x Sporting de Porto Novo
Scorpions x Académica da Praia

Artilharia
1. Kadú (Académica do Mindelo) - 9 golos
2. Jorge (Sporting do Porto Novo), Romy (Académico do Sal) - 3
3. Loloti, Quiroga, Platini, Theodoro, Di (Sporting da Praia), Kay (Sport Sal-Rei), Pepa (Académica do Mindelo), Postiga e Balaiu (Scorpions Vermelho), Alceu (Rosariense), Elvis e Dixa (Académico do Sal) - 2

Inforpress

Portland Trail Blazers perguntam por João "Betinho" Gomes


O responsável pelo basquetebol do Barreirense, António Libório, afirmou hoje que a participação de João Gomes no Reebok Eurocamp 2007 de Treviso está a correr conforme o previsto, anunciando que um dos olheiros dos Portland Trail Blazers já perguntou pelo jogador. Isto depois de os Minnesota Timberwolves, os Atlanta Hawks e os Boston Celtics terem mostrado também interesse na sua contratação.

"Um dos 'scouts' dos Blazers perguntou ao técnico do Barreirense, António Paulo, que está em Treviso, sobre algumas questões pessoais e físicas do João Gomes. O Barreirense também já foi contactado por duas equipas da Liga ACB (Espanha) e a partir deste momento tudo é possível", referiu à agência Lusa António Libório.

João "Betinho" Gomes tem sido observado por vários emissários da NBA e é apontado como uma possível escolha para a segunda ronda do "draft" (que se realiza a 28 de Junho), sendo o seu desempenho em Treviso importante para convencer os responsáveis da maior liga de basquetebol do Mundo.

"As expectativas são muito altas mas o João Gomes está seguro e adaptado. Neste momento é um dos principais jogadores do campo de treino e em breve vamos ter novos desenvolvimentos sobre o seu futuro", salientou o dirigente barreirense.

O RBK Eurocamp 2007 termina amanhã e, por isso, o jovem extremo (22 anos) não vai estar presente no início do estágio da Selecção, agendado para o mesmo dia. "Já informámos a Federação Portuguesa de Basquetebol que o João Gomes não se vai juntar à Selecção, pois na terça-feira ainda estará em Treviso", explicou Libório.

João Gomes, tem 22 anos e é natural da Ilha do Fogo, Cabo Verde, mas tem a nacionalidade portuguesa. Formou-se no Barreirense e tem vindo a despertar a atenção dos emissários da NBA, que chegaram a acompanhar os desempenhos do jogador na Liga portuguesa.

Rolando Blackman, antiga estrela do Dallas Mavericks presente em Treviso, discutiu com o líder do Barreirense a prestação do atleta, afirmando que se trata de um jogador com "potencial, fisicamente interessante e com movimentos ofensivos de qualidade".

Record- http://www.record.pt

Afrobasquete 2007: Selecção feminina defronta Nigéria no Grupo “B”

O sorteio da fase final da 20 edição da Copa Africana das Nações em Basquetebol, realizado domingo em Dakar, coloca Cabo Verde no Grupo “B”, ao lado das selecções da Nigéria, detentora do título, República Democrática do Congo, Angola, Camarões e Quénia.

O Grupo “A” é constituído pelo Senegal, Mali, Tunísia, Cote Ivoire, Madagáscar e Moçambique. Nesta primeira fase as selecções do Grupo “B” ficam sedeadas em Thiés, situada a cerca de 70 quilómetros de Dakar enquanto que o Grupo “A” terá a sede na cidade a capital senegalesa.

Na sua primeira reacção ao sorteio, o director técnico da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Cláudio Constantino, avançou à Inforpress que o Afrobasquet tem sido sistematicamente marcado por uma competição muito forte, ano após anos, e que Cabo Verde está inserido num grupo bastante complicado.

De acordo com Constantino, a selecção feminina não terá uma tarefa fácil, já que enfrenta, logo no seu primeiro embate, as campeãs de África em título, a Nigéria.

Sublinhou ainda, que ao Grupo “B” conta ainda com o concurso da República Democrática do Congo, país que já detém no seu palmares um título d’África e que aposta muito nesta competição. Entretanto, assegura que Cabo Verde está empenhado em alcançar uma melhor qualificação possível.

Segundo a programação da FCBB, a selecção feminina de Cabo Verde, orientada pelo treinador Marcos Moreira, inicia os seus trabalhos de preparação nos primeiros dias de Julho, mediante os serviços de cinco atletas provenientes de Portugal, duas basquetebolistas radicadas nos Estados Unidos da América, para além das atletas residentes.

Cláudio Constantino assegura que o estágio será ministrado apenas a nível local por falta de financiamento, tendo inclusive acusado o Governo de “estar a discriminar as mulheres de Cabo verde através da selecção feminina”, em não contemplar qualquer financiamento com vista a participação de Cabo Verde no Afrobasquet Senegal ‘2007.

A 20 edição da Copa Africana das Nações em Basquetebol será disputada de 21 a 30 de Dezembro no Senegal.

Na sua última participação, em 2005, Cabo Verde ficou classificado na sétima posição.

Inforpress

Basquetebol: Rodrigo Mascarenhas faz primeiro ´embate` contra Petro


O extremo-poste Rodrigo Mascarenhas, cabo-verdiano proveniente do FC Porto, faz na noite desta segunda-feira uma estreia oficial de "fogo" com a camisola do 1º de Agosto. Ele defronta em Moçambique o rival Petro de Luanda, no jogo de cartaz da primeira jornada do zonal de apuramento à Taça dos Clubes Campeões de África.

Habituado ao modelo de jogo das equipas europeias, particularmente as de Portugal, cedo o atleta sentirá o "sabor" de enfrentar a formação petrolífera, podendo travar já a partir das 19:00 de Angola um duelo interessante com Eduardo Mingas (angolano), Francisco Jordão (português) e Frederick Gentry (norte-americano) na luta de tabelas.

Contratado especificamente pelo 1º de Agosto, para reforçá-lo na Taça dos Campeões, Rodrigo Mascarenhas vai procurar seguramente, a partir deste jogo, mostrar o seu potencial aos treinadores Jaime Covilhã e Raul Duarte, a fim de abrir caminho para a formalização de um contrato a médio prazo com o clube do "rio-seco".

O também capitão da selecção cabo-verdiana veio à experiência para cumprir um objectivo a curto prazo (disputar a competição no lugar do lesionado Abdel Boukar), mas pode ter a possibilidade de assinar por um ano com o clube "militar".

Apesar do seu potencial, reconhecido pelo FC Porto e por outras equipas portuguesas, a permanência dele na equipa depende do desempenho na Taça dos Campeões, missão que se inicia de forma bastante competitiva, diante do Petro, campeão nacional e da maior prova basquetebolística de clubes em África.

Também detentor de passaporte português, Rodrigo Mascarenhas tem origem cabo-verdiana, mas nasceu em Roterdão, Holanda, a 24/03/1980.

Apesar da reduzida estatura para um atleta típico das posições extremo-poste e poste (1,98), o internacional crioulo detém uma técnica e combatividade acima da média, que fazem dele um habitual representante da selecção cabo-verdiana.

Antes do FC Porto, o jogador, que deverá estar no Afrobasket-2007, esteve na equipa do Ginásio (2003/04), tendo feito parte do cinco ideal da Liga Portuguesa 2005/2006.

Conquistou o Torneio dos Campeões (2003/04), duas Taças de Portugal (2005/2006) e uma Taça da Liga.

O zonal de apuramento, a ser disputado em sete dias, prevê 50 partidas. As mesmas serão protagonizadas por um total de 21 equipas, sendo 11 masculinas e dez femininas. Entre elas estão o Petro Atlético (masculino) e 1º D’Agosto (masculino e feminino), assim como o Interclube (feminino).

De Moçambique, na categoria masculina, os Ferroviários de Maputo (campeão nacional) e da Beira (vencedor da Taça de Moçambique).

Dos outros países da região austral do continente africano devem participar JBC Bask Club e Kingdom Cavaliers (Zimbabwe), Troppers (Botswana), Hetro Bullets e Napsa Hurricanes (Zâmbia) e dois representantes da África do Sul.

Em femininos, Moçambique é representado pelo ISPU (vice-campeão nacional) e pelo Desportivo (na qualidade de convidado).

Universidade de Pretória (África do Sul), Varsity Leopards e JBC Basketball (Zimbabwe), BDF (Botswana), Nets (Zâmbia) e ainda um "team" sul-africano por confirmar são os restantes combinados femininos.

AngolaPress

Monday, June 11, 2007

Zoro Jogador Da Semana


No ultimo jogo da primeira volta, jogo promovido como o derby da primeira volta Zoro marcou dois golos, desempenhando um papel fundamental na goleada de 4-1 da sua equipa Fidjos Terra contra a equipa rival C. Tabanka. Zoro, que jogou o primeiro jogo da epoca demonstrou uma boa forma fisica dando muitas dificuldades á defesa adversária.

2007 RBK Eurocamp: Day Two



Betinho in RBK Eurocamp

This was a decent first game for Joao Gomes, although nothing quite to write home about at this point. He made some athletic moves to the basket, showing average ball-handling skills but plenty of aggressiveness to make his presence felt, and also showed nice touch on his jump-shot .His defense was very solid, mostly thanks to his quickness and solid upper body strength, but also due to his excellent activity level. This writer’s first impression from seeing him outside of the film we evaluated was that he’s a solid prospect with good potential, but just an average feel for the game. We’ll see how he bounces back tomorrow.

Jonathan Givony - Draftexpress

Saturday, June 9, 2007

Cabo-verdiano Josh Angulo lidera Circuito Mundial de Windsurf


O cabo-verdiano Josh Angulo terminou no último posto do pódio mas continua a liderar Circuito Mundial de Windsurf após o PWA World Cup Guincho Wave Contest 2007. O brasileiro Kauli Seadi ficou na vice-liderança da prova vencida pelo espanhol Victor Fernandez.

Josh Angulo (MPG, Angulo Cabo Verde, Cabo Verde Airlines, Streamlined, Da Kine, Billabong), vencedor da primeira etapa em Cabo Verde, tem agora 4.0 pontos e Kauli está a apenas 0.3 atrás do líder do ranking. Fernandez é 3º.

O brasileiro acredita que terá vantagem neste ano, pois jogará em casa numa etapa do Circuito. Por enquanto, as competições já confirmadas serão nas Ilhas Canárias, na Escócia, na Alemanha e no Havaí.

Na primeira semifinal, Seadi e Angulo encontraram-se num replay da batalha travada em Cabo Verde mas, desta vez, foi Seadi quem viu a luz ao fundo do túnel – embora as pontuações tenham sido o mais semelhantes possível. Seadi chegou a comentar: ‘Josh é um óptimo windsurfista – especialmente, nestas condições. A prova de ondas foi difícil e ele foi super, esteve muito próximo de mim, mas acho que ganhei nos saltos.’

Também se pôde assistir à clássica disputa entre a Velha Guarda e a Nova Escola, na pele de Boujmaa Guillol (Starboard / Severne) e Josh Angulo de Cabo Verde. A experiência compensou Angulo, que obteve um veredicto vencedor de 3-0 juízes tanto na prova de ondas, como na de saltos.

Daida Moreno venceu a prova feminina.

Ranking PWA World Cup 2007
1. Josh Angulo - CV-1 - 4134
2. Kauli Seadi - BRA-253 - 4134
3. Victor Fernandez Lopez - E-42 - 3788

Da Redacção da VozDiPovo-Online com a PWA World Tour - www.pwaworldtour.com

Jovem cabo-verdiano detido em Macau aguarda julgamento

Samiro Soares, o jovem futebolista de Cabo-Verde detido em Outubro de 2006 em Macau por alegada violação, vai contando os dias para o julgamento, marcado para 10 de Junho de 2008, e vive da ajuda dos seus compatriotas.

"Ganhei algum dinheiro a jogar futebol numa equipa local mas vivo essencialmente da ajuda de pessoas de Cabo-Verde que me dão algum dinheiro e me pagam o apartamento enquanto a alimentação é financiada pelo cônsul honorário" do seu país, conta, adiantando como ocupa o "muito tempo livre" que tem.

Com um ano pela frente até chegar o dia marcado para ir a Tribunal, Samiro Soares nem quer pensar na hipótese de ficar mais tempo em Macau em virtude de um qualquer adiamento do julgamento que o obrigue a permanecer no território de onde está impedido de sair.

Detido a 16 de Outubro de 2006 pela Polícia Judiciária de Macau, sob a acusação de violar uma universitária de origem chinesa, o cabo-verdiano declara-se inocente mas não está "arrependido" de ter vindo a Macau para participar na primeira edição dos Jogos da Lusofonia. O que lhe aconteceu podia ter-se passado com qualquer um.

"Foi um azar (...) mas podia ter acontecido a um colega qualquer ou a um jogador doutro país", afirmou.

Samiro Soares diz também que nunca vai deixar de se "sentir a honra" em representar Cabo-Verde desde que o país precise dele, mas confessa-se "magoado" com a pouca atenção dispensada pelos dirigentes olímpicos do seu país quando foi detido e, agora, "pelas próprias autoridades governamentais".

"Pouco ou nada fizeram e a minha sorte foi ter cá pessoas de Cabo-Verde que se manifestaram, desde o início, disponíveis para me ajudar", explica.

Com uma filha quase a completar um ano de idade em Cabo-Verde, Samiro Soares acrescenta que passou por algumas dificuldades, que sentiu "medo" do que poderia acontecer quando foi detido e refere que tem tido um "grande apoio" da mãe, das irmãs e da "namorada que está na Holanda".

"Ao principio, a minha namorada, que é de Cabo-Verde mas vive há muitos anos na Holanda, ficou muito aborrecida comigo mas depois entendeu e hoje dá-me muito apoio", explicou, acrescentando que a namorada pensa vir a Macau "passar uns dias de férias no mês de Dezembro".

Num processo que pode terminar com a absolvição ou com uma pena enre os três e os 12 anos de cadeia, Samiro Soares pretende regressar a Cabo-Verde e continuar a jogar futebol.

"Sou muito novo e acho que todo este problema não me vai prejudicar muito porque sei que não fiz nada de mal e tenho ainda muito tempo para jogor futebol", referiu, adiantando que pretende ingressar na formação dos +Trovadores+, a equipa com quem tinha contrato na ilha de Santiago e cujo treinador, Juca, continua à sua espera.

"Temos falado várias vezes ao telefone e o Juca diz que continua à minha espera para jogar na equipa e é isso que pretendo fazer", concluiu.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Campeonato Nacional: Académica do Mindelo e Académico do Sal nas meias-finais


A quarta jornada do Campeonato Nacional de Futebol, disputada esta tarde, ficou assinalada pela qualificação às meias finais da Académica do Mindelo e do Académico do Sal e pela ascensão à segunda posição do Sporting e da Académica, ambos da Praia.

A Académica, vencedora da poule “A”, conta já com 12 pontos somados nos quatro jogos disputados (fez o pleno), enquanto o Académico do Sal, com 10 pontos, mercê de três vitórias e um empate, também carimbou o passaporte para semifinal.

A quarta jornada, produtiva em golos (18), foi marcada pelas goleadas históricas de seis bolas com que a briosa do Mindelo brindou o Sport Club Sal-Rei, na cidade do Mindelo São Vicente (onde o jovem Kadú, melhor artilheiro da prova com oito golos fez mais um hat-trick) e de quatro bolas a zero imposta pelos detentores do títulos nacional, o Sporting Clube da Praia, frente a Ultramarina de São Nicolau, ambos os jogos a contar para a poule “A”.

Na outra partida deste grupo, disputada na Ilha do Maio, a Académica da Calheta e a Morabeza da Brava empataram a uma bola.

Académica lidera o grupo “A” com 12 pontos, seguida do Sporting com nove e do Sal-Rei, com sete. Afastadas das meias-finais estão as formações da Ultramarina, quatro pontos, Morabeza e Académica da Calheta (com apenas um ponto cada).

Na próxima jornada, a ser disputada a 23 de Junho, o Sporting da Praia recebe a Académica do Mindelo, na Várzea, o Sal-Rei da Boa Vista despede-se da prova frente a Académica da Calheta no campo de Rabil e a Ultramarina recebe a Morabeza.

Já para o grupo “B”, o Académico do Sal, vice-campeão nacional, qualificou-se à segunda fase ao bater o Scorpions, no Municipal Marcelo Leitão por uma bola a zero, mercê do tento solitário de Rony. A Académica da Praia foi a Porto Novo levar de vencida o Sporting local por 1-3 e o Vulcânicos, do Fogo, arrancou uma preciosa vitória de uma bola a zero em Ponta do Sol, ante os visitados do Rosariense, fruto do golo triunfal de Mara.

O Académico do Aeroporto do Sal, já qualificado, lidera com 10 pontos. A segunda posição, é agora ocupada pela Académica da Praia com sete, enquanto Scorpions, Rosariense e Vulcânicos repartem a terceira posição com seis pontos cada. Sporting do Porto Novo é a lanterna vermelha, sem qualquer ponto.

Para a quinta jornada, o Académico do Sal recebe o Rosariense, o Vulcânicos joga no seu reduto com o Sporting de Porto Novo, e o Scorpions de Santa Cruz e a Académica da Praia medem as forças no Estádio da Várzea.

Sporting da Praia goleia Ultramarina

O Sporting Clube da Praia, campeão nacional em título, cumpriu a missão em jogo da quarta jornada, disputada este sábado no estádio da Várzea, ao golear o Futebol Clube Ultramarina, de São Nicolau por quatro bolas a zero.

Numa partida dirigida pelo árbitro salense Fernando Semedo, o jovem talento do futebol cabo-verdiano, Platini, abriu o activo aos 13 minutos para aos 18, o internacional Loloti aumentar o score, com que terminava a etapa primeira.

Na segunda parte, volvidos apenas quatro minutos, o capitão Di aumentou a vantagem para três bolas. O médio Quiroga fechou a contagem aos 35 minutos do segundo tempo, num rasgo de grande pormenor técnico.

A vitória leonina não sofre qualquer contestação, já que, sem rubricar uma grande exibição, os convocados do professor Beto suplantaram todas as estratégicas montadas pelo treinador da Ultramarina, Tchida.

De resto, a formação de São Nicolau, conhecida pela sua forma batalhadora de jogar, esteve, simplesmente irreconhecível, tanto nos aspectos técnicos, como no capítulo táctico.

Agora, resta a equipa da Ultramarina derrotar a Morabeza em jogo de encerramento desta primeira fase e esperar que o Sporting não ganhe a Académica do Mindelo, condição indispensável para a sua qualificação.

Ao invés, o Sporting terá de bater a Académica do Mindelo caso queira juntar a formação sanvicentina nas meias-finais.

Inforpress

Futebol/Campeonato Nacional: Jornada decisiva para se conhecer os semi-finalistas

Três dos quatro semi-finalistas do Campeonato Nacional de futebol, que decorre desde 12 de Maio, poderão ser conhecidos este fim de semana, após as partidas referentes a quarta jornada da prova.

A Académica do Mindelo (S. Vicente), o Scorpions (Santiago Norte), Rosariense (Santo Antão Norte) e Académico do Sal são as equipas que estão com mais chances de conseguir esse intento, caso vencerem os seus respectivos jogos.

No grupo “A”, com a Académica do Mindelo, praticamente já apurada para as meias-finais. Sporting da Praia, Sal-Rei e Ultramarina vão lutar nessas duas últimas jornadas a tentar conseguir o necessário apuramento.

O Sporting da Praia (Santiago Sul) recebe no seu reduto a formação da Ultramarina (São Nicolau) e precisa vencer para manter ainda “acesa” a sua aspiração de chegar às meias-finais.

Por seu turno, a Ultramarina, que soma actualmente quatro pontos, se vencer pode ficar mais perto do apuramento, porquanto, na última jornada vai defrontar a Morabeza (Brava), um adversário que, teoricamente, é tido como mais fraco.

Ainda neste grupo, a Académica do Mindelo vai tentar conseguir a sua quarta vitória consecutiva, recebendo o Sal-Rei da Boa Vista, enquanto Académico da Calheta (Maio) vai receber a Morabeza, num jogo apenas para o cumprimento do calendário, tendo em conta a posição que ambas ocupam.

Por seu turno, o Grupo “B” apresenta como jogo forte nesta jornada o confronto entre o Académico do Sal - que lidera com sete pontos -, e Scorpions, com seis, uma partida que pode definir a situação dessas duas equipas no grupo.

A Académica da Praia, que soma quatro pontos, vai viajar até a ilha de Santo Antão para defrontar o Sporting de Porto Novo, enquanto que Rosariense, que também soma seis pontos, recebe os Vulcânicos do Fogo, que somam três pontos.

Grupo A

Jogos da quarta jornada

Académica da Calheta x Morabeza
Sporting da Praia x Ultramarina
Académica do Mindelo x Sal-Rei

Classificação

1. Académica do Mindelo - 9 pontos
2. Sal-Rei - 7
-----------------------------------
3. Sporting da Praia - 6
4. Ultramarina de São Nicolau - 4
5. Morabeza - 0
6. Académica do Maio - 0

Grupo B

Jogos da quarta jornada

Sporting de Porto Novo x Académica da Praia
Académico do Sal x Scorpions
Rosariense x Vulcânicos

Classificação

1. Académico do Sal - 7 pontos
2. Scorpions - 6
-----------------------------------
3. Rosariense - 6
4. Académica da Praia - 4
5. Vulcânicos - 3
6. Sporting de Porto Novo - 0

Inforpress

Thursday, June 7, 2007

CAN/2007 em Basquetebol: Estrelas do basquetebol jogam contra a droga


Os pré seleccionados para a primeira fase dos trabalhos da selecção nacional masculinos e femininos, com vista aos trabalhos de preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2007) que se realiza em Agosto e Setembro, respectivamente, participam a 23 de Julho, na cidade da Praia, no Jogo das Estrelas Contra a Droga.

Promovido pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB), no âmbito do Dia Mundial de Luta Contra a Droga, que se celebra anualmente a 26 de Junho, o encontro será supervisionado pelo seleccionador nacional, Emanuel Trovoada, Mané..

De acordo com o presidente da FCB, Kitana Cabral, o evento conta com o concurso de seis atletas provenientes do Sal, outros tantos de São Vicente e uma grande maioria residente na cidade da Praia e na diáspora como as estrelas da Liga Portuguesa de Basquetebol, Rodrigo Mascarenhas, FC Porto e Betinho, Barreirense.

Também da Praia já estão confirmadas a presenças de basquetebolistas de eleição como Vitócas, Aquiles, Dá, Tó e Lamine.

Trata-se de uma iniciativa que visa, por outro lado, reunir no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte todos os atletas pré-seleccionados, com vista a constituição da selecção idealizada para os Jogos Panafricanos.

A FCB tem já agendado para 7 de Julho o início do estágio da equipa masculina para a Operação Angola, que será realizado na Praia e na ilha do Sal (os últimos 10 dias). Isto, porque após o estágio da cidade da Praia, a selecção masculina participa num torneio internacional, a ser organizado pela Câmara Municipal do Sal e que já tem garantia das equipas do FC Porto (Portugal) e Angola (1º de Agosto ou Petro Atlético).

O estágio da selecção feminina, cuja Copa terá inicio só em Setembro, está marcado para Agosto.

A Inforpress soube junto da FCB que a participação de Cabo Verde nos Jogos Panafricanos está orçada a volta dos 11 mil contos. Uma vez que o Governo entrou com três mil contos, endereçada apenas a selecção masculina, a Federação está, nesta altura, numa autêntica caça aos patrocinadores, para poder materializar este projecto.

Ainda assim, Kitana Cabral aposta num trabalho de sensibilização junto do Governo, com o intuito do executivo suportar parte do financiamento da equipa nacional masculina.

Inforpress

Surf: Josh Angulo defende liderança no circuito Mundial de Guincho


O windsurfista cabo-verdiano de origem norte-americana Josh Angulo, vencedor da primeira etapa do Circuito Mundial de Surf, realizado entre 22 de Fevereiro e 4 de Março último na praia de Ponta Preta, ilha do Sal, está a defender a liderança no circuito da praia de Guincho, Portugal.

A etapa da praia de Guincho, iniciado esta manhã, conta com a presença da elite desta modalidade, mas as atenções estão centralizadas num trio na qual prontificam nomes sonantes do mundo de windsurf como o cabo-verdiano Josh Angulo, o norte americano, Kevin Patrichard (detentor do título mundial) e do brasileiro Kaudi Seadi, segundo classificado na etapa de Ponta Preta e terceiro do ranking mundial.

Promovida pela Associação dos Windsurfistas Profissionais (PWA), a prova deste primeiro dia foi marcada por um vistoso espectáculo, já que os ventos se apresentavam bastante picados. Entretanto os ventos que sopraram do Norte foram considerados pelos especialistas nesta disciplina dos desportos náuticos como um entrave nas exibições dos praticantes.

Considerada uma praia com fortes influências de ventos e ondas atlânticas poderosas, a prova da Praia de Guincho pode ser factor decisivo para as aspirações de Josh Ângulo, que promete conquistar reforçar a sua liderança na tabela classificativa com vista a ditar o primeiro título mundial com as cores da bandeira nacional.

Segundo a organização, a etapa de Praia de Guincho conta com a participação de 30 windsurfistas profissionais, que neste dia Mundial do Ambiente, visitaram a Sintra, Património da Humanidade e o Santuário Ecológico.

Inforpress

Relvado sintético do Campo da “Sucupira” vai ser inaugurado a 5 de Julho

O relvado sintético do Campo da “Sucupira”, na Achada de Santo António, Praia, vai ser inaugurado a 5 de Julho próximo, no âmbito das comemorações alusivas ao XXXII aniversário da Independência Nacional.

Esta garantia foi dada pelo vereador municipal para o Pelouro das Obras, Raul Carvalho, quem avançou, por outro lado, que os técnicos portugueses responsáveis pelo assentamento do tapete sintético, já se encontram na Praia para iniciar os trabalhos.

Carvalho informou, em contrapartida, que no concerne às bancadas, vai haver um adiamento para os ajustes sobre um novo modelo, porquanto, o anterior, cuja construção foi avaliada em 50 mil contos, excede as disponibilidades actuais da Câmara Municipal da Praia.

O vereador avançou ainda à Inforpress, que brevemente vão iniciar também as obras referentes ao Campo da “Calabaceira”. Conforme Carvalho, perspectivam que as mesmas terão um custo mais reduzido em relação ao Campo da “Sucupira”, uma vez que o piso dispensa a colocação da “base elástica”, antes da sintética.

Segundo apurou a Inforpress, com esta poupança verificada nos custos, as autoridades municipais já estão a equacionar a possibilidade de se arrelvar um terceiro campo de futebol, devendo a escolha recair num dos recintos situados na Achada Grande Trás ou na Achada São Filipe.

Inforpress

Tabanka vs Fidjos Terra. Grande Derby do campeonato da Nelasa

Chegou o grande derby do campeonato da Nelasa

No Sabado, 9 de Junho às 13 horas, C. Tabanka recebe Fidjos Terra em Madison Park High no derby da 7ª jornada. Este será o primeiro encontro da época entre os grandes do campeonato da Nelasa.

Tabanka que se encontra no primeiro lugar da Zona A com 18 pontos, é treinada pelo famoso Zé Di Pecha, homem consagrado do futebol Caboverdiano. O técnico diz que a sua equipa está preparada para o desafio. Ganhar o jogo e isolar-se na tabela classificativa é a prioridade da equipa.

Nelo Tambarina, um dos grandes nomes do futebol caboverdiano, técnico da equipa de Fidjos Terra também com 18 pontos, diz que a sua equipa está preparada para conquistar os 3 pontos no estádio de Tabanka e distanciar-se na tabela classificativa, no úlltimo jogo da primeira volta.


Decorridas seis jornadas, ambas as equipas ainda não perderam.
É de salientar que existe uma grande rivalidade desportiva entre os dois clubes realçando o facto de jogarem este ano no mesmo grupo.

Wednesday, June 6, 2007

Tarrafal (Santiago) recebe campeonato nacional de surf e bodyboard


A Associação de Surf e Body Board do Tarrafal, interior de Santiago, promove, em Agosto próximo, a segunda edição do Campeonato Nacional destas disciplinas dos desportos náuticos, a ser disputado na praia de Ponta de Atum.

De acordo com o presidente desta colectividade, Edson Semedo Borges, popularmente conhecido por Kabungo, o evento terá a participação dos praticantes das regiões desportivas de Santiago Sul (Praia), Sal, São Vicente e Boa Vista, estando a inscrição aberta a interessados de outros pontos do país.

Criada há três anos, a Associação de Surf e Body Board do Tarrafal conta actualmente com mais de 100 integrantes. De momento a sua grande aposta está virada para a sua escola de formação de base e já conta com cerca de 50 alunos.

Orientada pelos instrutores Maminga, duas vezes campeão nacional de natação e o próprio presidente, Kabungo, penta campeão do Tarrafal em surf, a escola de formação do Tarrafal é suportada financeiramente pela Câmara Municipal.

Inforpress