Tuesday, January 22, 2008

Saída de Claude Constantino não muda os projectos da federação - vice presidente da FCBB


Praia, 21 Jan (Inforpress) - A vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Marilene Centeio, assegurou, hoje, à Inforpress, que a saída do técnico Claude Constantino (foto) não coloca em causa os projectos da federação.

“Os projectos não vão ser alterados, visto que a Claude Constantino vai continuar a seguir os trabalhos da selecção nacional, com vista a sua participação no pré-olímpico em Atenas”, assegurou Marilene Centeio.
A vice-presidente da FCBB reagia à Inforpress, a notícia que dá conta da saída de Claude Constantino para Guiné-Conacri, onde, no âmbito de um contrato de dois anos com a Federação de Basquetebol daquele país, vai desenvolver um trabalho semelhante a que fez em Cabo Verde durante os últimos 20 anos.
Instado a explicar o afastamento, quase em simultâneo, do treinador Manuel Trovoada “Mané” e do director técnico, Claude Constantino, num momento importante do basquetebol cabo-verdiano, Marilene Centeio disse que são duas situações diferentes.
O caso de “Mané”, segundo aquela dirigente, é mais profissional, pelo que ainda tem contrato com a FCBB, “o que quer dizer que pode orientar a selecção nacional no pré-olímpico”.
Já em relação a Claude Constantino, conforme explicou Marilene Centeio, ele vai desenvolver um projecto de massificação do basquetebol na Guiné-Conacri sem deixar de acompanhar a selecção nacional de basquetebol.
Claude Constantino, que nasceu no Senegal, está em Cabo Verde desde 1987, data em que assumiu os projectos de massificação, através do mini-basquet e da internacionalização do basquetebol cabo-verdiano. Neste momento preside a Comissão de Treinadores da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) África.
Emanuel Trovoada, que foi estratega na conquista da medalha de bronze no Afrobasket 2007 orienta, agora, o Desportivo de Huila da Angola, equipa satélite do 1º de Agosto.
Recentemente, os dois técnicos foram galardoados pelo Presidente da República.
Inforpress

No comments:

Post a Comment