Wednesday, February 6, 2008

Campeonato Internacional de Windsurf volta à Ponta Preta em Março

O Campeonato Internacional de Windsurf estará de volta à praia de Ponta Preta entre os dias 7 e 16 de Março. Considerado um dos maiores eventos desportivos realizados no país, esta prova, que será organizada pela Cabo Verde Investimentos, conta este ano com 32 windsurfistas internacionais.


Depois da edição de 2007, que foi considerada um sucesso devido às excelentes condições climatéricas, as expectativas para a prova de 2008 são grandes. Glória Ribeiro, responsável da CI pelo CIW, avança que estarão presentes a “nata da nata” dos windsurfistas internacionais. Entre eles, o bronze mundial da modalidade, o cabo-verdiano Josh Ângulo.
A PWA (Professional Windsurfers Association) vai atribuir entre quatro a oito “wild cards” para desportistas que não estão no circuito mundial. Para isso, uma semana antes realiza-se uma eliminatória para seleccionar esses windsurfistas que poderão participar na prova também. Esta inciativa serve também para descobrir algum talento especial. Concorrentes de 13 países diferentes e de todos os continentes vão estar representados. Participam ainda 12 membros do PWA, entre eles, o manager e os júris (um deles é nacional).
Também a imprensa internacional vai marcar presença, nomeadamente uma sociedade especialista em produção e divulgação de vídeos e imagens de windsurf, difundindo o evento via satélite para todo o mundo.
O campeonato será ainda “um excelente veículo de promoção turística no estrangeiro". "É a promoção do país, dar visibilidade. Porque não é só Ponta Preta que vai ser divulgada no mundo, mas também a ilha do Sal e Cabo Verde”, afirma Glória Ribeiro.
A CI organiza o evento, em conjunto com a Câmara Municipal do Sal, com o apoio de várias empresas e operadores económicos da ilha. Glória Ribeiro ainda não consegue avançar um valor para o orçamento do Campeonato Internacional de Windsurf, mas vai adiantando que ficará “por largos milhares de contos”. A Cabo Verde Investimentos é que é a responsável por todas as infra-estruturas que ainda não existem e que darão suporte à prova e aos meios logísticos.
O Campeonato Internacional de Windsurf realiza-se entre 7 e 16 de Março, na Praia de Ponta Preta, ilha do Sal. A recepção realiza-se no Hotel Belo Horizonte.
O anúncio oficial do evento acontece amanhã, 7, na CMS, no decorrer de uma reunião entre a CMS e a CI, com a presença de vários operadores económicos.
As condições climatéricas perfeitas para a prática do windsurf coincidem com a época alta do turismo no Sal, em que a ocupação dos hotéis está quase nos 100% e a população flutuante é de mais de 6 mil turistas.
O site da PWA avança que “os legendários ‘breaks’" de Ponta Preta atraem cada vez mais amantes deste desporto, época após época. "As poderosas ondas de Ponta Preta vão testar até os atletas da PWA mais hardcore”, refere.

Asemana

No comments:

Post a Comment