Thursday, February 7, 2008

CPLP: Escola de Futebol capacita treinadores lusófonos


Praia, 07 Fev (Inforpress) - Cerca de quarenta treinadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participam, de 17 de Março a 15 de Maio, no Brasil, no curso de aperfeiçoamento para técnicos de futebol desta Comunidade.

Trata-se da primeira acção concreta realizada, no âmbito da recente criação, em Brasília, da Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa, com base no Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério do Desporto do Brasil (MDB) e a Universidade de Brasília – UnB, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.
De realçar que, todas as despesas com hospedagem, alimentação, uniformes, transporte local e outras relacionadas ao curso serão pagas pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, com dotação orçamental já transferida pelo MDB.
Segundo o secretariado-executivo da CPLP, dado o interesse do Governo brasileiro em adensar o intercâmbio e a cooperação na área desportiva e, em particular, no futebol, o executivo decidiu ainda custear as passagens aéreas dos participantes, na senda que “estas actividades permitem a formação da cidadania, a inclusão social e actue como um instrumento do desenvolvimento”.
Conforme a mesma fonte, a distribuição de vagas para o curso usou como critério o tamanho relativo do Estado-membro e da sua população, de forma a favorecer a posterior disseminação dos conhecimentos adquiridos. Neste sentido foram determinadas as seguintes vagas por país: Angola - 6; Cabo Verde - 4; Guiné-Bissau - 5; Moçambique - 8; São Tomé e Príncipe - 4 e Timor-Leste - 5.
O projecto da fundação da Escola de Futebol foi apresentado aos ministros e secretários do Desporto dos países da CPLP, por ocasião da realização dos “V Jogos Desportivos da CPLP”, realizados em Agosto de 2005, em Angola.
A proposta da sua criação foi efectuada pelo actual presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat, em Maio de 2005, altura em que coordenou a delegação de Moçambique na Copa CPLP de Futebol para Jovens, realizada em Brasília.
Além deste curso de aperfeiçoamento, a escola na continuidade dos seus trabalhos oferecerá cursos e estágios para atletas, gestores desportivos, árbitros, fisioterapeutas, massagistas e demais profissionais ligados ao futebol.
A Escola Internacional de Futebol da CPLP vai funcionar na Universidade de Brasília e terá como público-alvo profissionais de futebol e jovens de 15 a 18 anos dos oito países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).
Na primeira fase, a ideia é atender 42 jovens por semestre, sendo em média quatro por país. Depois, o número de vagas deve ser ampliado para 192, conforme fonte daquela universidade brasileira.
Inforpress

No comments:

Post a Comment