Monday, February 18, 2008

Edil salense promete investir cada vez mais no desporto


Espargos, 17 Fev (Inforpress) - O edil salense, Jorge Figueiredo prometeu fazer muito mais para o desenvolvimento do desporto na ilha do Sal, ao inaugurar, no final da tarde de ontem, sábado, a iluminação artificial do Estádio Marcelo Leitão, que custou à edilidade 11 mil contos.
A mensagem de Jorge Figueiredo no acto da inauguração do campo d’Obra, como é vulgarmente chamado e que se encontrava repleto de gente, foi efectivamente, virada para a juventude.
Na ocasião, o autarca assegurou que a sua câmara vai continuar a investir no desporto com a consciência de que, diz ele, investindo no desporto “estamos a investir” na cidadania, na melhoria da condição da saúde da população e no futuro de Cabo Verde.
Segundo o edil, a iluminação artificial do Estádio Marcelo Leitão é um passo importante e fundamental, na medida em que foi propósito da Câmara Municipal do Sal (CMS), melhorar as infra-estruturas e as condições da prática desportiva na ilha, para que os jovens tenham uma ocupação saudável dos tempos livres.
Para além disso, salientou que a iluminação desta infra-estrutura, que a partir de agora vai estar disponível à população e aos desportistas por maior período de tempo, vai permitir dar apoio, particularmente, às escolas juvenis de futebol bem como à prática do atletismo, com a aplicação, no futuro, da pista de tartan.
O edil avança ainda que este ano a sua câmara vai, igualmente, investir na formação dos dirigentes e agentes desportivos, dos treinadores e gestores desportivos, porque, no respeitante a esta área, há um grande deficit na gestão dos equipamentos.
Face a isso, disse, “vamos incentivar que os bairros já dotados de infra-estruturas assumam, através de grupos organizados, a gestão das placas desportivas. Efectivamente, para que essas associações possam exercer a sua função convenientemente, precisam ter formação”.
Figueiredo assegura que a câmara por ele liderada já deu um avanço “qualitativo” no que respeita às infra-estruturas “mais importantes e economicamente mais pesadas”, daí poder agora investir nessas áreas específicas de promoção do desporto,nomeadamente no atletismo, por forma a permitir que o Sal esteja cada vez melhor representada a nível das várias modalidades praticadas em Cabo Verde.
O edil salense lembrou que o Governo não teve qualquer participação financeira na iluminação artificial do Estádio Marcelo Leitão, afirmando que todo o esforço de investimento económico a nível dessa infra-estrutura desportiva tem sido essencialmente da edilidade.
Contudo, aponta que a CMS contou com parcerias do sector privado local, particularmente, nos arranjos exteriores.
“Queremos incentivar ainda o apoio desse sector na divulgação do marketing que podem fazer no campo d’ Obra, de modo a garantir alguma entrada de receita, exactamente com o objectivo de dinamizar o desporto na ilha”, referiu.
As selecções do Sal e a da Boa Vista estrearam o campo iluminado, num jogo cheio de emoção, conduzido pelo árbitro internacional, Francisco Xavier, tendo a turma anfitriã vencido a partida amigável por 3-2.

Inforpress

No comments:

Post a Comment