Thursday, February 14, 2008

Futebol: Cabo Verde sobe mais dois lugares no ranking da FIFA


Praia, 13 Fev (Inforpress) - A selecção nacional de futebol de Cabo Verde subiu mais dois lugares no ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA), relativo ao mês de Janeiro, ocupando agora o 108º lugar, com 301 pontos.
Já na classificação referente ao passado mês de Dezembro, a primeira divulgada em 2008, Cabo Verde tinha subido um lugar, ao passar do 111º para o 110º lugar
Ainda no último mês do ano passado, a conquista do segundo lugar na última edição da Taça Amílcar Cabral já tinha valido à Selecção Nacional a subida de uma posição, passando do 112º para a 111º posto.
No entanto, Cabo Verde tinha começado o ano de 2007 na 78ª posição, vindo a atingir a sua melhor classificação de sempre neste ranking em Julho, ao chegar à 68ª posição.
Contudo, o fraco desempenho na equipa nacional de futebol nas eliminatórias do CAN 2008, em que se quedou no último lugar do Grupo 8, constituído também pela Guinè-Conakry, Argélia e Gambia, fez com que a sua classificação no ranking registasse uma queda para além do 100º lugar.
No que se refere aos adversários de Cabo Verde no grupo em que se encontra para a eliminatória de qualificação conjunta da CAN e Mundial 2010, os Camarões, finalista vencido do CAN2008, subiu oito posições no ranking da FIFA, ocupando agora o 17º lugar, com 967 pontos. Por sua vez, a Tanzânia manteve o 101º, com 333 pontos), enquanto a selecção das Ilhas Maurícias desceu dois lugares, ao passar da 164ª posição para o lugar 166, com 83 pontos.
A Argentina, com 1.518 pontos, manteve o primeiro lugar na actualização do ranking da FIFA relativo ao mês de Janeiro, no qual, diga-se, não se registam grandes alterações, com excepção aos países africanos, devido à disputa da CAN.
Gana, país anfitrião da CAN mas que caiu nas meias-finais da prova, é agora o melhor classificado entre os africanos, seguido de Camarões, Costa do Marfim e Tunísia, o vencedor da competição.
Angola, que foi eliminada nos quartos-de-final pela Tunísia, também subiu oito lugares, ocupando agora o 64.º posto.
Inforpress

No comments:

Post a Comment