Wednesday, February 13, 2008

Quatro treinadores cabo-verdianos participam num curso de aperfeiçoamento de futebol no Brasil

Praia, 12 Fev (Inforpress) - Quatro treinadores cabo-verdianos vão participar de 17 de Março a 15 de Maio, em Brasília (Brasil), num curso de aperfeiçoamento de técnicas de futebol, promovido pela Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa (EIFPLP).
O objectivo desse curso, cujo número de vagas é definido de acordo com o número de população do país membro, é capacitar jovens treinadores, para que, posteriormente, possam divulgar o conhecimento adquirido nos respectivos países de origem.
Deste modo, Cabo Verde, São Tome e Príncipe têm à sua disposição quatro vagas, Guiné-Bissau e Timor-Leste tiveram cinco vagas cada um, enquanto que Angola encaixou seis vagas. Moçambique é o país com maior número de vagas nessa acção deformação (oito).
Refira-se, que a ideia da criação de uma escola de futebol para a CPLP foi apresentada aos ministros e secretários do Desporto dos países da CPLP por ocasião da realização dos "V Jogos Desportivos da CPLP", em Agosto de 2005, em Angola, embora a proposta tivesse sido já avançada, em Maio de 2005.
Além do curso de aperfeiçoamento de técnicas de futebol, perspectiva-se, que na continuidade dos trabalhos, a Escola venha a leccionar também cursos e estágios para atletas, gestores desportivos, árbitros, fisioterapeutas, massagistas e demais profissionais ligados ao futebol.
A Escola Internacional de Futebol da CPLP vai funcionar na Universidade de Brasília e terá como público-alvo profissionais de futebol e jovens de 15 a 18 anos dos oito países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).
Na primeira fase, a ideia é atender 42 jovens por semestre, sendo em média quatro por país. Depois, o número de vagas deve ser ampliado para 192, conforme fonte daquela universidade brasileira.
Inforpress

No comments:

Post a Comment