Wednesday, March 19, 2008

Escola de futebol para jovens lusófonos é inaugurada hoje em Brasília

Praia, 18 Mar (Inforpress) - O governo brasileiro inaugura, hoje, em Brasília, a Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa, um projecto destinado a trabalhar com jovens lusófonos nas áreas social e desportiva.
A inauguração da Escola, que será coordenada pela Universidade de Brasília, contará com a presença de Carlos Alberto Torres, capitão da selecção brasileira campeã mundial em 1970, no México.
A Escola Internacional de Futebol da CPLP vai funcionar na Universidade de Brasília e terá como público-alvo profissionais de futebol e jovens de 15 a 18 anos dos oito países da Comunidade (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste).
Na primeira fase, a ideia é atender 42 jovens por semestre, sendo em média quatro por país. Depois, o número de vagas deve ser ampliado para 192, conforme fonte daquela universidade brasileira.
De referir que no âmbito da criação dessa escola quatro treinadores de futebol cabo-verdianos partiram, sábado, para o Brasil, onde vão participar, até 15 de Maio, em Brasília, num curso de aperfeiçoamento para técnicos de futebol da CPLP.
Mário Costa (Boa Vista), Nhelas (São Vicente), Osvaldo Borja e José Maria Lobo “Djedje”, ambos de Santiago, são os seleccionados para participar nessa formação.
O objectivo desse curso, cujo número de vagas é definido de acordo com o número de população do país membro, é capacitar jovens treinadores, para que, posteriormente, possam divulgar o conhecimento adquirido nos respectivos países de origem.
Deste modo, Cabo Verde, São Tome e Príncipe têm à sua disposição quatro vagas, Guiné-Bissau e Timor-Leste tiveram cinco vagas cada um, enquanto que Angola encaixou seis vagas. Moçambique é o país com maior número de vagas nessa acção de formação (oito).
Inforpress

No comments:

Post a Comment