Wednesday, March 26, 2008

Pela primeira vez Cabo Verde participa no transporte da Tocha Olímpica

Praia, 26 Mar. (Inforpress) – O presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC)), Franklin Palma, é uma das entidades desportivas olímpicas, seleccionadas pelo Comité de Organização dos Jogos de Beijing 2008, para transportar a Tocha Olímpica, quando esta atravessar a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), no próximo dia 3 de Maio.
A Tocha, cuja chama foi ateada segunda-feira, 24, em cerimónia realizada na cidade grega de Olímpia, considerada o “berço” dos Jogos Olímpicos, inicia agora uma longa caminhada de 137 mil quilómetros através de cinco continentes, devendo chegar a Beijing, na China, no dia 8 de Agosto, dia de abertura oficial dos jogos.
A participação do presidente do COC nesse grande evento desportivo, partiu de um convite do Comité Olímpico de Macau, que quis ver Cabo Verde integrado na sua “equipa de relé” da Tocha, facto, que originou primeiro a candidatura desse dirigente, sob proposta de Macau, e posterior aprovação por parte das autoridades centrais da China.
De acordo com Franklin Palma, ao responder a esse convite, o COC quis manifestar aos olhos do Mundo, a incondicional solidariedade de Cabo Verde e do seu Comité Olímpico, para com a China e o seu Povo, face à sua determinação em assumir a realização de um evento com a envergadura dos Jogos Olímpicos, cuja força, ao longo dos séculos, tem permitido momentos de sã convivência, o equilíbrio do factor paz e a fraternidade entre nações.
Conforme referiu ainda, “pela força de imagem que a Tocha emana, a participação do COC na simbólica cerimónia de Macau, será, certamente, um marco histórico para Cabo Verde, que, além de reforçar a sua visibilidade internacional, entrará também para os anais do Museu Olímpico, sedeado em Lausanne, na Suiça”.
Refira-se que, os dois primeiros portadores da Tocha Olímpica ao se iniciar o seu “relé”, na passada segunda-feira na Grécia, foram dois atletas olímpicos, respectivamente o grego Alexandros Nikolaidis, medalha de prata de taekwondo nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, e a nadadora chinesa Luo Xuejuan, medalha de ouro no mesmo ano.
Uma aparatosa comissão de recepção está a ser montada em Macau, quando a Tocha chegar àquele território chinês, integrando o presidente e o vice-presidente do Comité Olímpico de Macau (COM), o representante do Governo central da China na RAEM, o Comité de Planeamento, representantes do turismo, da Polícia de Segurança Pública, patrocinadores oficiais, entre outras entidades.
A Tocha chegará a Macau no dia 2 de Maio, proveniente de Hong Kong, e ficará depositada na Doca dos Pescadores (um dos ex libris de Macau) durante toda a noite.
A cerimónia oficial que marca o arranque do “relé” da Tocha naquele território, terá início às nove da manhã e vai envolver um total de 120 portadores seleccionados através de candidatura.
Neste conjunto, destacam-se membros da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, do Conselho Executivo da RAEM, da Assembleia Legislativa, do Governo, do COM, da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Portuguesa (ACOLOP), grupos sociais e académicos, escolas, associações desportivas, entre outros.
Antes de entrar na China, a Tocha terá percorrido por 21 cidades ao longo de 5 continentes. Já na China Continental, passará por 113 cidades enquadradas num total de 31 províncias, regiões autónomas e municípios.

Inforpress

No comments:

Post a Comment