Monday, March 31, 2008

Selecção Cabo-Verdiana define planos para lutar por Pequim


Para realizar o difícil sonho de disputar os Jogos Olímpicos 2008 em Pequim, China, a Selecção de Basquetebol de Cabo Verde fará uma preparação especial antes de embarcar para o Torneio Pré-Olímpico da Grécia, em Julho.


O Presidente da Federação de Basquetebol, Kitana Cabral, em entrevista ao LANCE, confirmou que os jogadores vão reunir-se no início de Junho e que entre os dias 20 e 23 do mês disputam uma competição internacional na Cidade da Praia. Estão convidadas a participar no evento, que serve para apresentar a selecção ao povo cabo-verdiano, as equipas do Senegal, Mali, Camarões e a actual campeã africana, Angola.
Após o torneio, a selecção de Cabo Verde passa por um estágio em França e Espanha. Em quadras francesas enfrenta a equipa anfitriã e depois parte para a Grécia. No país-natal das Olimpíadas, a Selecção crioula defronta na primeira fase a Nova Zelândia e a Alemanha.
Sobre as expectativas para o Pré-Olímpico, Kitana mostra-se esperançoso e diz que Cabo Verde pode ser uma boa surpresa. “Como jogamos um basquete desconhecido da maioria, temos condições de chegar lá e surpreender. Mesmo com países de renome na disputa, se tivermos 1% de chance, vamos explorá-lo e ir até ao fim. O basquete é um jogo maravilhoso e temos que acreditar neste sonho”, afirmou o Presidente”. Francisco Romero, professor das escolinhas de mini-basquetebol e de educação física, destaca que o excelente terceiro lugar conquistado no último torneio africano é um importante factor de motivação para a nossa Selecção. Ele tem a certeza que os jogadores farão o máximo na Grécia e “colocarão o nome de Cabo Verde no posto mais alto possível”.
Já o jogador profissional Lamine Delgado não está tão confiante assim, pois considera que ainda falta experiência e uma boa sequência de jogos. Lamine afirma que a Selecção só irá às Olimpíadas quando colocar em prática um projecto a longo prazo. Ou seja, um investimento de base numa nova geração. “Se trabalharmos bem esses jovens jogadores de hoje, no futuro eles formarão a sonhada geração olímpica. Tenho certeza disso”. Mas como todo cabo-verdiano apaixonado pelo basquetebol e pela Selecção, o jogador confidencia: “Mas se ganharmos o primeiro jogo...”. Felipe Torres
Asemana

No comments:

Post a Comment