Thursday, March 27, 2008

“Trio de ataque” ao futebol cabo-verdiano

A gravação e exibição em directo do programa desportivo português “Trio de Ataque”, a partir da Cidade da Praia, na passada terça-feira, 24, foi uma forma de mostrar o futebol cabo-verdiano a Portugal e aos países de língua lusófona - através da transmissão pela RTP África e Internacional. Por ser um programa com muita audiência o “Trio de Ataque” foi também uma maneira de despertar consciências dos responsáveis do futebol para o investimento na formação em Cabo Verde.


Quem o reconheceu foi Rui Moreira, que veste a camisola do FC Porto neste trio de comentadores do futebol português. E os três - Rui Oliveira e Costa (Sporting), António Pedro de Vasconcelos (Benfica) e Rui Moreira (Porto) - e o moderador do debate, Carlos Daniel, ficaram admirados com forma como os adeptos cabo-verdianos vão acompanhando o desporto português e conhecem a realidade futebolística e histórica dos clubes lusos e da selecção nacional.
Durante o programa, foram transmitidas diferentes reportagens sobre o futebol crioulo, mostrando as actuais infra-estruturas em Santiago (porque foi impossível nu curto espaço de tempo a RTP esteve por cá deslocar-se às outras ilhas) e jogadores de qualidade como Di I (que pode ter passado ao lado de uma grande carreira internacional ao optar por não deixar este arquipélago), que alinha no Sporting da Praia.
O programa referiu-se aos jogadores de sucesso cabo-verdianos na diáspora e das escolas que em Portugal vão formando futuros craques da bola que têm a sua origem em Cabo Verde. E mostrou também o panorama do desporto em Cabo Verde, começando com uma entrevista ao presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, que explicou as dificuldades da profissionalização da modalidade em Cabo Verde, que se prende principalmente com a descontinuidade geográfica. No final, todos desejaram boa sorte ao Sporting Clube da Praia na sua caminhada rumo a “Champions” africana.
Foi bom de ver que pela primeira vez, fez-se o caminho inverso porque enquanto tradicionalmente sempre se viu e falou do futebol português em Cabo Verde, assistiu-se agora o futebol cabo-verdiano em Portugal.
Catarina Abreu - Asemana

No comments:

Post a Comment