Monday, April 7, 2008

ABC de New Bedford termina com sucesso digressão à Itália


O grupo cultural e desportivo ABC (Amantes de Bola e Cultura) regressou no passado dia 1 aos EUA, depois de uma digressão de 12 dias às terras italianas mais concretamente à região de Nápoles.

O ABC sagrou-se Vice-Campeão de um torneio que contou com a participação das seguintes equipas: Mindelo Futebol Club de Nápoles, a equipa anfitriã, as formações das comunidades caboverdeanas de Génova e de Roma e equipas das comunidades da Costa do Marfim e do Senegal de Nápoles.

E depois de dois dias de muita competicão sob chuva intensa e muito frio, a classificação ficou assim ordenada:

1- Mindelo FC
2-Lugar-ABC
3- Lugar- Costa do Marfim
4-Génova
5-Roma
6-Senegal

A Taça Fair-Play ficou com a equipa da comunidade caboverdeana de Génova.

Melhor marcador:
Firmino Ramos (Kmida)
ABC e a equipa do Mindelo FC guardam respectivamente o troféu de melhor jogador e o guarda redes menos batido do torneio.

Também realizou-se um jogo de futebol feminino em que Mindelo FC venceu a equipa do Fuminhas FC de Roma

A cerimónia de entrega dos troféus decorreu num discoteca local, onde se esqueceu a competição e a rivalidade dentro do campo e, todos com muita alegria, paz e harmonia festejaram até o raiar da luz do dia, terminando tudo no boteco da esquina de Mone Santo ( uma espécie de praça ou ponto de encontro da comunidade Caboverdeana de Nápoles) com um “capuccino e um corneta” afim de repôr as energias para mais um dia de labuta.

A semana desportiva e cultural da Páscoa foi uma iniciativa da equipa Mindelo Futebol Club e da União Caboverdeana de Nápoles.

Mindelo Futebol Club nasceu em 2003 quando alguns jovens juntaram-se no intuito de formarem uma equipa para representar a comunidade Caboverdeana num campeonado das comunidades emigradas de Nápoles.

O grupo foi crescendo e hoje conta no seu seio com duas equipas masculinas e uma feminina. Realiza várias actividades desportivas e culturais tendo com destaque para festas da Páscoa e o aniversário do grupo em Outubro.

União Caboverdeana de Nápoles é, segundo a sua presidente Maria Ilena, uma associação sem fins lucrativos e à base do trabalho voluntário. Tem tido um papel preponderante na unificação das várias organizacações Caboverdeanas de Nápoles. Tem ajudado muitos caboverdeanos na vasta burocracia do processo da legalização nas terras italianas ou qualquer assunto que ultrapasse as possibilidades da comunidade Caboverdeana.



Visita ao Património Mundial

Nápoles, o principal centro industrial e comercial do sul do país, é também um importante centro turístico pois nos seus subúrbios localizam-se vários locais de interesse como o vulcão do monte Vesúvio, as ruínas de Pompeia e Herculano, as ilhas de Capri e Ischia.

Por essas e outras razões, o centro histórico de Nápoles foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Trata-se de uma região histórica de origem greco-romana que há cerca de meio século viu chegar a primeira Caboverdeana trazendo a beleza e a morabeza criola àquelas paragens. Desde então a comunidade caboverdeana vem engrossando dia apòs dia, e hoje é uma das comunidades mais importantes da Itália. Constituida por gentes humildes, simples e muito acolhedoras, o destaque vai o encanto da mulher crioula que espalha a alegria e simpatia pelos quatro cantos da Baía de Nápoles.

Por: Carlos Brito - caboverdeonline

No comments:

Post a Comment