Thursday, April 24, 2008

Campeonato de Basquetebol de Santiago Sul: ÁRBITROS INTERNACIONAIS DE BASQUETEBOL TESTAM SISTEMA DE ROTAÇÃO A 3


Praia, 24 de Abril - Os jogos ABC x Prédio e Seven Stars x Achada Grande serviram de “cobaia” para testar o sistema de arbitragem de rotação a 3, ensaiada no curso de formação de árbitros internacionais organizado pela FIBA Africa.
Árbitros internacionais da Tunísia, Marrocos, Costa do Marfim, Mali, Guiné Conacri e Cabo Verde dirigiram ontem, os jogos do campeonato Regional de Basquetebol de Santiago Sul com 3 juízes em campo, num sistema considerado pelos intervenientes em jogo como o mais prático, já que permite cobrir todas as zonas do campo.
O árbitro internacional Paulo Martinho garante que o novo sistema vem imprimir uma maior qualidade no jogo de basquetebol: “arbitragem a 3 reduz o esforço físico, permite uma maior cobertura das zonas com reflexos directos na tomada de decisões. O arbitro cabo-verdiano diz ainda que Cabo Verde poderá ter algumas dificuldades em implementar o novo sistema que está a ser posta em prática em competições africanas já que neste momento “temos poucos árbitros no activo”.
Os árbitros que dirigiram os jogos da segunda jornada da última volta da primeira fase do Campeonato Regional de Basquetebol de Santiago Sul frequentaram o curso de árbitros internacionais, que decorreu de domingo a terça-feira na cidade da Praia, sob a égide da FIBA África.
Liberal

No comments:

Post a Comment