Monday, April 7, 2008

Selecção de basquetebol pode falhar Pré-Olímpico


A falta de recursos pode tirar a selecção cabo-verdiana de basquetebol do Torneio Pré-Olímpico da Grécia, em Julho, e acabar de vez com o sonho de Cabo Verde ver o seu país representado nas quadras de Pequim.

O Presidente da Federação de Basquetebol, Kitana Cabral, revelou ao Lance que há uma grande divergência de valores entre o custo total da preparação da selecção e a verba que para ela seria destinada. O Torneio Internacional a ser realizado na Praia em Junho, o estágio dos jogadores e comissão técnica na Europa e todas as despesas operacionais estariam estimadas em 38 mil contos. Porém, a Direcção-Geral dos Desportos (DGD) financiaria apenas um montante de 1500 contos, 3,9% do total dos custos.
Na manhã da última terça-feira, 01, dirigentes da Federação de Basquetebol reuniram-se com os representantes da DGD para negociarem um aumento nos valores. “Estivemos reunidos na DGD para negociarmos. Os seus representantes disseram-nos que farão uma nova proposta que ainda estamos a aguardar”, conta Kitana Cabral. Perguntado se há outros planos caso um acordo não seja fechado, o presidente garante que buscará apoio de organizações e instituições para levar a selecção à Grécia. “Vamos bater de porta em porta, junto de todos, para arrecadar a maior quantia possível”, afirma.
A Direcção-Geral dos Desportos ainda não se pronunciou sobre o assunto. Já o Presidente do Comité Olímpico Cabo-Verdiano, Franklin Palma, afirmou que o COC apoia o basquetebol com uma verba fixa e que custeará apenas as passagens e a estadia da selecção em Pequim, caso consiga classificar-se para os Jogos Olímpicos.
Asemana

No comments:

Post a Comment