Wednesday, May 14, 2008

Peter Schmeichel no estádio da Fontinha: Dinamarquês pode apadrinhar o Mindelense


A equipa de futebol do Mindelense foi surpreendida, durante um treino realizado no estádio Adérito Sena, na passada semana, com a presença de Peter Schmeichel, ex-guarda do Manchester United e do Sporting Clube de Portugal. De visita a Cabo Verde, a convite da empresa Cape Verde Development, Schmeichel não perdeu a oportunidade de conhecer os atletas do Mindelense durante a sua rápida passagem pela cidade do Mindelo.

“Já ouvi falar da história deste clube e vim somente conhecer os jogadores. Quem sabe descubra aqui um ou outro talento?!”, declarou, meio a brincar, o ex-guarda redes da selecção da Dinamarca, que evitou, no entanto, dar detalhes sobre o tipo de relacionamento que tem, ou pretende estabelecer, com o Mindelense, no futuro.
O certo é que, faz pouco tempo, Schmeichel foi abordado e convidado pela direcção do Mindelense para ser o padrinho da futura academia deste grémio desportivo cabo-verdiano. Segundo Adilson Nascimento, vice-Presidente dos encarnados, já existe um acordo verbal entre o clube e o dinamarquês, faltando apenas passar tudo para o papel. “Schmeichel já começou, inclusivamente, a assumir esse acordo. Ele já nos deu dicas sobre as exigências dos profissionais do mundo desportivo sobre esse tipo de empreendimento, que serão tidas em conta no projecto definitivo da academia. Além disso, prontificou-se a fazer lobby junto do Manchester United visando o estabelecimento de relações institucionais entre os dois clubes”, adianta Nascimento, que se mostra confiante numa parceria com o ídolo dinamarquês.

Schmeichel no estádio da Fontinha na companhia do vice-presidente do Mindelense
Durante a sua curta estadia em Cabo Verde, Schmeichel visitou as ilhas do Sal, S. Nicolau e de S. Vicente, com o propósito de conhecer a realidade cabo-verdiana. É muito provável que essa lenda-viva do futebol mundial venha a usar a sua imagem em prol da promoção do arquipélago junto do mercado turístico europeu, mais propriamente dos países nórdicos. Aposentado do futebol e actual apresentador televisivo, Schmeichel mostrou possuir um fraco conhecimento sobre o futebol cabo-verdiano. “Mas sei que o Patrick Vieira é de origem cabo-verdiana e isso prova que vocês podem ‘gerar’ jogadores fantásticos”, declarou o ex-atleta do Manchester United, que já venceu o titulo de melhor guarda-redes do mundo por duas vezes, em 1991 e no ano seguinte.
Ao longo da sua carreira, Peter Schmeichel defendeu as balizas dos principais clubes mundiais, com destaque para o Manchester United, Manchester City e o Sporting de Portugal. Graças à sua performance foi considerado um dos 125 melhores futebolistas do mundo, por ocasião dos cem anos da FIFA. Detentor de um porte físico impressionante - veste roupas XXXL - Schmeichel foi titular da selecção da Dinamarca em 129 jogos, tendo-se sagrado vencedor do campeonato europeu no torneio de 1992.
Asemana

No comments:

Post a Comment