Monday, May 12, 2008

Sal: Sport Lisboa e Benfica demarca-se "de qualquer tentativa de aproveitamento político"


A Presidência do Sport Lisboa e Benfica, em resposta a um email do GIMS, grupo independente que concorre à Câmara do Sal, afirma que "se demarcará de qualquer tentativa velada ou efectiva de aproveitamento político" da sua passagem pela ilha do Sal no próximo dia 15.


A equipa principal de futebol do Benfica estará no Sal na próxima quinta-feira, estando previsto um jogo com um misto do Sal e de São Vicente na sexta, 16, e um convívio com jovens das escolas da ilha. O patrocínio é da Sogei, empresa de Jorge Spencer Lima, candidato às autárquicas de 18 de Maio.
Ora, a lista adversária, liderada por Jorge Figueiredo, quis a garantia do Benfica de que esta deslocação não teria qualquer teor político.
A resposta chegou num email datado de 9 de Maio, em que João Salgado, chefe de Gabinete da Presidência do Benfica, garante que o SLB está "ciente de que se está em período de campanha eleitoral", mas considera que a sua viagem para Angola constitui uma "oportunidade única da equipa se deslocar ao Sal".
"Não nos move qualquer intenção de participar em qualquer campanha eleitoral que vise qualquer dos candidatos, pelo que o Sport Lisboa e Benfica se demarcará de qualquer tentativa velada ou efectiva de aproveitamento político", lê-se no email da presidência do Benfica.
Contactado pelo "A Semana", Jorge Figueiredo admite que "é um momento único a vinda do Benfica ao Sal porque o povo merece e Cabo Verde merece, embora infelizmente coincida com o final da campanha". O candidato que concorre à sua sucessão diz que "não acredita que a candidatura de Scapa tenha a veleidade de usar uma instituição como o Benfica para ganhar votos". "A vinda do Benfica só tem um significado: responder à dedicação da enorme camada de benfiquistas que existem em Cabo Verde e no Sal". No entanto, Figueiredo manda o recado: "Se vai haver hoje este jogo será porque esta Câmara criou as infra-estruturas básicas, como um estádio (Marcelo Leitão) iluminado".
Scapa, por seu lado, declara que o "Benfica é uma instituição e que não faz sentido envolver-se na campanha em Cabo Verde". A lógica da sua passagem pelo Sal - adianta ainda o candidato do PAICV - com o patrocínio da Sogei é a mesma que leva esta empresa a apoiar o ABC ou a Académica do Sal, diz Scapa. "O objectivo da escala do Benfica no Sal é fortalecer os laços da equipa com os seus adeptos", conclui.
Tanto Scapa como Figueiredo são benfiquistas.
Asemana

No comments:

Post a Comment