Thursday, May 8, 2008

Sporting e Bairro comemoram no Regional de Santiago Sul


Cai o pano sobre o Campeonato Regional de Futebol de Santiago Sul. Sporting da Praia e Bairro comemoraram agora as suas faixas de campeão e vice-campeão. Aliás, os leões, ao excederam-se no relvado celebraram a vitória com antecipação, conquistaram o título com quatro jornadas de antecedência. Já a equipa do Bairro, após uma briga emocionante com a Académica e os Travadores, valeu-se da sua competência para arrancar as vitórias no momento certo, garantindo assim a vice-liderança da competição. Sporting e Bairro têm vaga garantida no Campeonato Nacional, que arranca no dia 10 de Maio.


Já os adeptos do Vilanova e da Ribeira Grande só têm motivos para... não comemorar. Enquanto o Vilanova caiu para a segunda-divisão do regional, a Ribeira Grande vai disputar a "liguilla", e só depois disso saberá se na próxima temporada vai integrar a tropa elite do futebol de Santiago Sul.
Jornada final
Na 18ª e última jornada o destaque, mais uma vez, ficou com o Bairro. O golo de Lucas foi determinante para a vitória, 1 a 0, sobre o Ribeira Grande no domingo, 04. Os canarinhos ao chegarem aos 32 pontos retiraram qualquer chance à Micá, que dependia de um tropeço do Bairro para almejar o segundo lugar da classificação. E olhem que a Académica até fez a sua parte, goleando o Vitória por 4 a 0, no sábado, 04. Mas tarde demais, para decepção dos seus adeptos a Micá está fora da principal competição de futebol de Cabo Verde.
No derby - último do regional -, entre Sporting da Praia e os Travadores, os leões levaram a melhor selando a partida por uma bola a zero. Com isso, o Sporting fechou o regional com uns impressionantes 43 pontos, 11 a mais que o vice-líder, Bairro. E no fundo da tabela, o Vilanova com 14 pontos durante toda a competição confirmou o seu péssimo desempenho e foi mesmo para a "segundona". A equipa perdeu o jogo final frente ao Desportivo, 3 a 0. Já o Ribeira Grande decide a sorte na "liguilla".
Os resultados dos jogos da jornada final do Regional de Santiago Sul foram: Académica 4 x 0 Vitória, Boavista 2 x 0 Celtic (ambos no sábado, 03), Ribeira Grande 0 x 1 Bairro, Vilanova 0 x 3 Desportivo e Travadores 0 x 1 Sporting (partidas disputadas no domingo, 04).
A tabela de classificação terminou com a seguinte ordem: Sporting, 43 pontos, Bairro, 32, Académica, 30, Travadores, 28, Boavista, 28, Desportivo, 25, Vitória, 17, Celtic, 16, Ribeira Grande, 16 e Vilanova 14 pontos.
Disputa no Conselho de disciplina pode alterar classificação
Os adeptos do Bairro mal tiveram tempo para festejar o acesso ao Campeonato Nacional e já têm motivos para se preocuparem. É que os dirigentes do clube vice-campeão receberam uma notificação do Tribunal Disciplinar relativa a uma queixa impetrada pelos Travadores. O quarto lugar, ex-aequo, pede os pontos do confronto entre as equipas realizado há um mês, alegando que o Bairro, na ocasião, utilizou jogadores com documentação irregular, entre eles o avançado Fufuco e o guarda-redes Adilson. Frente a essa "contrariedade de última hora o dirigente do Bairro, João Tomar responde, que a sua direcção está tranquila, não teme o desfecho do caso pelo que até ao final desta semana irá enviar a sua defesa.
"Resolveremos o mais rápido possível esta situação, para planificar a nossa actuação no Campeonato Nacional. Esta acusação dos Travadores não tem fundamento e vamos provar isso", ressalta Tomar, que prefere valorizar a campanha de superação da equipa no regional a se envolver em polémicas.
Caso o Bairro vier a perder os pontos da partida, será a Académica a subir para o segundo lugar. Mas se o tribunal decidir dar o triunfo aos Travadores, estes poderão subir para o Campeonato Nacional. O caso também abre pretexto para outras equipas entrarem com queixas, o que não deixa de lado o cenário de uma reconfiguração da tabela e do próprio Campeonato Regional de Santiago Sul.
Asemana

No comments:

Post a Comment