Friday, June 13, 2008

Basquetebol. Cabo Verde reforça-se para torneio de Qualificação Olímpica em Atenas


Praia, 12 Jun. (Inforpress) – A selecção cabo-verdiana de basquetebol, Medalha de Bronze no Afrobasket realizado em Angola, inicia os trabalhos de preparação para o Torneio de Qualificação Olímpica a 16 do corrente na cidade da Praia com um plantel bastante reforçado.
Refira-se que a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol já conta com os 16 mil dos 30 mil contos orçados para a participação de Cabo Verde no torneio que vai ter lugar em Atenas.
A direcção da federação nacional da modalidade pretende reforçar o combinado nacional com jogadores de gabarito internacional, tendo já dado como certas as entradas do poste cabo-verdiano Peter, um gigante de 2.06 metros e 130 quilogramas, que compete na Liga de Basquetebol Profissional da Polónia, e de seis a oito atletas radicados nos Estados Unidos da América, de que o base universitário Jeferson Xavier é tido como a grande referência.
Ainda dos Estados Unidos da América foi convocado o basquetebolista Djó Brito, considerado um atleta fora de série, para trabalhar na nova equipa técnica da federação nacional composta, de momento, por Ricó (adjunto do Mané em Angola) e Kula, único treinador de nível III em exercício em Cabo Verde.
A selecção nacional será ainda reforçada com profissionais que militam nos campeonatos da Alemanha e de Israel, sendo que do esqueleto base da selecção que representou Cabo Verde em Angola apenas Mário Jorge estará ausente, uma vez que a data coincide com o seu enlace matrimonial.
Rodrigo Mascarenhas (1º de Agosto), Marito (Desportivo de Cabinda), Marques Hotman (1º de Agosto), Abdulay Faty (Desportivo de Huíla), todos a envergarem os emblemas dos principais clubes angolanos, Vini e Tony Barros (EUA), são já presenças garantidas em Atenas. A estes nomes se juntam os de jovens promissores como Ivan Almeida (Seven Stars) e Fidel, proveniente de Portugal.
O presidente da Federação, Kitana Cabral, garante mesmo que será colocado à disposição da nova equipa técnica os melhores jogadores possíveis com vista a atacar a qualificação para os Jogos Olímpicos.
Em contrapartida prevêem-se algumas mexidas, pelo que alguns atletas que representaram Cabo Verde no Afrobasket ficarão de fora desta prova.
O Torneio de Qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim realiza-se Julho próximo em Atenas e Cabo Verde está inserido no Grupo B, juntamente com as selecções da Alemanha e Nova Zelândia.
Inforpress

No comments:

Post a Comment