Wednesday, June 4, 2008

Basquetebol/Torneio Olímpico: FCBB estipula 10 de Junho para uma tomada de posição



Praia, 04 Jun. (Inforpress) - O presidente da direcção da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Kitana Cabral, estipulou o dia de 10 de Junho para uma tomada de posição oficial quanto a presença ou não da selecção nacional sénior masculina no Torneio Pré Olímpico, que se realiza de 14 a 20 deste mês, em Atenas, Grécia.
A direcção da FCBB mostra-se apreensiva quanto a incógnita que paira sobre a participação da selecção nacional – Medalha de Bronze no Afrobasquete em Angola – no torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Agosto na China.
Representante do continente africano ao lado da equipa nacional dos Camarões, Cabo Verde está inserido no Grupo B, juntamente com as selecções da Alemanha e Nova Zelândia.
A 20 dias do arranque da prova, a Federação depara-se com falta de dinheiro, visando a confirmação de Cabo Verde em Atenas, uma vez que dos 30 mil contos previstos, a Federação dispõe, apenas, de dois mil suportados pelo Governo.
De acordo com Kitana Cabral, a não participação do arquipélago nos jogos de qualificação olímpica, implicaria uma multa de 30 mil dólares e a suspensão da selecção nacional e da Federação de todas as actividades da FIBA.
Para além das equipas integradas no Grupo de Cabo Verde, o Torneio de Qualificação Olímpica conta também com o concurso das equipas da Grécia, Líbano e Brasil Grupo A); Correia do Sul, Eslovénia e Canadá (D) e Camarões, Porto Rico e Croácia (D).
Apuradas para os Jogos Olímpicos de Pequim já se encontram as selecções nacionais da China (país organizador dos Jogos Olímpicos), Espanha (campeã mundial), Angola (campeã d’África), EUA e Argentina (campeã e vice-campeã das Américas); Austrália (Campeã da Oceânia), Irão (campeã da Ásia), Rússia (campeã da Europa) e Lituânia (terceiro classificado da Europa).
Inforpress

No comments:

Post a Comment