Wednesday, June 4, 2008

Pré Olímpico de Basquetebol: TREMIDA A PARTICIPAÇÃO DE CABO VERDE


Praia, 04 Junho - O Pré Olímpico de Basquetebol arranca dentro de um mês e dez dias, em Atenas, na Grécia, mas ainda não existe uma certeza em relação à participação da Selecção Nacional, que com a conquista do terceiro lugar no AFROBASKET realizado no ano passado em Angola ganhou o direito de disputar as três restantes vagas para os Jogos Olímpicos de Pequim.
A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol – FCBB estabelece o dia 10 deste mês como data limite para uma decisão definitiva em relação à participação de Cabo Verde na competição, já que, do orçamento de 30 mil contos para a operação dispõe até o momento de apenas dois mil e quinhentos contos disponibilizados pela Direcção Geral dos Desportos.
O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol disse em conferência de imprensa, que o orçamento foi entregue atempadamente ao Governo, mas sublinha que até a data receberam apenas o montante de 2 mil e quinhentos contos da Direcção Geral dos Desportos.
“Mostraram a sua disponibilidade em apoiar, mas até o momento liberaram apenas dois mil e quinhentos contos, montante esse manifestamente insuficiente para fazer face aos custos desta operação. Há uma certa indefinição, o que afecta a nossa programação e consequentemente uma preparação condigna com vista a participação no evento”, referiu Kitana Cabral
O dia 16 é a data marcada para o arranque do estágio de preparação, que no entanto só poderá ser concretizado caso forem disponibilizadas as verbas para o efeito.
“Estamos no prazo limite e há uma série de demarches a serem encetadas, entre as quais a aquisição de bilhetes de viagem, hotéis, alimentação transporte, campo de treino e seguro”, afirmou o presidente da FCBB.
Kitana Cabral realça ainda que a não participação no pré Olímpico implica severas sanções para o basquetebol cabo-verdiano, tais como: o pagamento de uma multa de 30 mil dólares e a suspensão de Cabo Verde de todas as actividades organizadas pela FIBA durante dois anos.
Para além de defender as cores de Cabo Verde no Pré Olímpico de Basquetebol, a Selecção Nacional tem a responsabilidade de representar o continente africano.
Liberal

No comments:

Post a Comment