Monday, June 23, 2008

Raio X da jornada decisiva do Campeonato Nacional

O Campeonato Nacional de futebol não teve jornada este fim-de-semana, por causa do jogo da selecção nacional contra as Maurícias, mas no dia 28 de Junho a bola volta a rolar nos relvados do arquipélago. E a última rodada da fase de grupos pode reservar surpresas aos adeptos, como, por exemplo, um confronto entre as duas equipas da Praia nas meias-finais. Então, o asemanaonline aproveita a pausa no torneio para esclarecer a situação de cada poule.

No grupo A, a Académica do Fogo, líder com dez pontos, está quase classificada para a fase eliminatória e quer passar na primeira posição. Mas o último desafio da Micá é contra o Sporting da Praia, na Várzea, o que torna o caminho um pouco mais complicado. Os “leões”, que massacraram o Coroa por 6 a 0 na ronda anterior, aparecem a apenas um ponto do adversário e também sonham com a vaga e a liderança.
O Académico do Sal, que soma sete pontos, corre por fora e torce por um tropeço do Sporting ou uma derrota por goleada da Micá para chegar às meias. A equipa salense fecha a sua participação contra o Ribeira Brava, que possui quatro tentos, apenas cumpre tabela. Sal Rei da Boa Vista, com os mesmo quatro pontos, e Coroa da Brava, sem pontuação, estão eliminados.
O Derby de São Vicente é o grande destaque do Nacional até o momento. Os 100% de aproveitamento no grupo B, quatro vitórias em quatro jogos, doze pontos conquistados, aponta a equipa azul e branca como favorita ao título. Com o primeiro lugar garantindo na classificação, o Derby enfrenta a Fiorentina de Porto Novo na rodada final e espera o adversário das meias.
Os concorrentes à segunda vaga do poule são o Bairro da Praia e a Académica Calheta do Maio. Ambos os combinados tem sete pontos e enfrentam-se na Várzea. O embate deve ser emocionante, pois o empate é favorável ao Bairro, que leva mais saldo de golos. Solpontense, Fiorentia, três pontos, e o lanterna Scorpions Vermelho, com dois, não têm mais aspirações no campeonato.
As equipas que ainda sonham com a vaga nas meias:
Grupo A
Académica do Fogo
- está perto da classificação com dez pontos. Enfrenta o Sporting da Praia na Várzea e depende de um empate para garantir a liderança do poule. Se sofrer uma goleada corre o risco de ficar fora.
Sporting da Praia - possui nove pontos e se vencer a Micá na Várzea, termina a primeira fase como líder. Uma derrota pode eliminar os “leões”.
Académico do Sal - tem que triunfar sobre o Ribeira Brava e torcer para a Micá do Fogo derrotar o Sporting ou ser derrotada por uma grande quantidade de golos.
Confrontos: Sporting x Académica do Fogo, Académico do Sal x Ribeira Brava e Coroa da Brava x Sal Rei.
Grupo B
Derby de S.Vicente
- já tem acesso às meias com uma campanha fantástica, doze pontos em quatro partidas.
Bairro - está a um empate da vaga. Enfrenta seu adversário directo, a Académica da Calheta, na Várzea.
Académica da Calheta - só a vitória interessa frente ao Bairro para manter vivo o sonho de seguir adiante no Nacional.
Confrontos: Bairro x Académica da Calheta, Derby x Fiorentina e Solpontense x Scorpions Vermelho
Asemana

No comments:

Post a Comment