Friday, June 27, 2008

Selecção de Karaté prepara-se para o 12º Campeonato Africano

Praia, 26 Jun. (Inforpress) - A pré-selecção de Cabo Verde de Karaté está a trabalhar na cidade da Praia, com vista a participação da equipa nacional no 12º Campeonato Africano da modalidade, que se realiza de 3 a 10 de Agosto próximo, em Cotonou, Benin.
Segundo apurou a Inforpress, cerca de 15 atletas estão a ser testados nos treinos diários pelo seleccionador nacional, o sensei José António Brasão, e que a base deverá sair da equipa que representou Cabo Verde no Open Internacional de Paris.
De acordo com o presidente da Federação Cabo-verdiana de Karaté (FCK), João Carvalho, além de pretender representar a modalidade praticada no arquipélago ao mais alto nível, a comitiva nacional - a ser composta por karatecas, instrutores e técnicos - irá participar numa formação destinada a árbitros internacionais.
Isto porque, garante João Carvalho, a partir de 2009, apenas os árbitros qualificados pela Federação Internacional de Karaté serão reconhecidos nas provas oficiais.
À margem desta 12ª edição do Campeonato Africano, a FCK irá participar na Assembleia Geral da Federação Africana da modalidade, pelo que, segundo João Carvalho, Cabo Verde pondera a possibilidade de se candidatar a realização da 13º edição da prova.
Por outro lado, o campeonato nacional de karaté, inicialmente agendado para 28 e 29 deste mês, foi adiado para uma data a indicar.
O adiamento a prova, de acordo com João Carvalho, se deve ao facto da Direcção Geral dos Desportos ainda não se ter pronunciado sobre a suposta ilegalidade da Federação Cabo-verdiana das Artes Marciais (FCAM).
Esta situação tem criado sérios embaraços a FCK, "a única representante máxima do karaté em Cabo Verde", segundo João Carvalho.
A direcção da FCK clama ainda, pela aderência dos patrocinadores aos seus projectos, pois considera que tem em carteira um vasto projecto cuja implementação carece de indispensáveis apoios financeiros.
Inforpress

No comments:

Post a Comment