Thursday, June 12, 2008

Site da Fifa traça perfil da selecção cabo-verdiana


O site da FIFA (fifa.com), entidade máxima futebol, criou uma página especial para as eliminatórias do Mundial da África do Sul, em 2010. Entre as muitas informações sobre as partidas, os resultados e a classificação dos poules, é possível encontrar o perfil de cada equipa que vai participar na competição, em todos os continentes do planeta.

O “retrato” da selecção cabo-verdiana é bem fundamentado. A localização do arquipélago e o fenómeno da grande emigração que ocorre no país são os destaques iniciais do texto. “A emigração experimentada pela nação na última década fez possível que sua selecção nacional formasse um plantel de grande talento, preparado nas melhores ligas do mundo”.
A seguir, o foco passa para os futebolistas crioulos, que, de acordo com a entidade, estão a ter sucesso na Europa, principalmente em Portugal. “O avançado Dady, por exemplo, tornou-se o goleador máximo do OS Belenense, lisboeta, antes de ser fichado pelo Osasuna espanhol. Outros como Cafu, Caló, Emerson, Janício e Marcos Soares são habituais nos circuitos dos clubes europeus, o que garante ao seleccionador João de Deus um combinado de qualidade para a competição preliminar do mundial”, descreve o site da FIFA.
Após traçar a participação cabo-verdiana em edições anteriores do torneio, a FIFA acredita no bom desempenho de Cabo Verde nas eliminatórias. “Por mais que apareça entre os aspirantes à classificação, tudo aponta que os cabo-verdianos pensam vender-se caro aos seus rivais do grupo, Camarões, Maurícias e Tanzânia”, conclui.
A selecção nacional de futebol venceu sua primeira partida contra a Tanzânia, por 1 a 0, golo de Babanco, no último fim-de-semana. A equipa embarcou ontem, 11, para o confronto de domingo, 15, às 10h (horário de Cabo Verde), contra as Ilhas Maurícias. O triunfo é fundamental para os crioulos assegurarem a segunda colocação do grupo 1 e continuarem firmes na luta pela próxima fase.
Link do artigo completo (em espanhol):
http://es.fifa.com/worldcup/preliminaries/africa/teams/team=43850/profile.html

Asemana

No comments:

Post a Comment