Wednesday, July 2, 2008

Comité Olímpico está contra FCAM: “CRIAÇÃO DA FEDERAÇÃO CABOVERDIANA DE ARTES MARCIAIS É UM ERRO”

Franklim Palma, presidente do COC, tem dificuldades em compreender a obcessão em querer uma Federação Caboverdiana de Artes Marciais que, segundo ele, não se enquadra no contexto desportivo internacional.

Praia, 2 Julho - A existência de duas federações para a mesma modalidade (karate) continua a dar que falar. Sobre esta questão, que em principio deverá desembocar nas barras do tribunal, Liberal ouviu o Comité Olímpico Cabo-verdiano, entidade com responsabilidade em matéria de desenvolvimento desportivo com incidência internacional.
Franklim Palma, presidente do COC, mostra dificuldades em compreender a obcessão de alguns em querer uma Federação Cabo-verdiana de Artes Marciais que, segundo ele, não se enquadra no contexto desportivo internacional. “Aliás, há alguns anos atrás, já se tinha enveredado por esse caminho. O Comité Olímpico, ao saber disso, aconselhou as pessoas que não cometessem esse erro. Foram para frente teimosamente e acabaram depois por retroceder. Por isso é que não compreendo porque voltaram a insistir nesta Federação de Artes Marciais”, diz Palma, que considera um “desperdício e contra-senso a existência da FCAM que nem sequer tem correspondente internacional, ao contrário da FCK, que se enquadra na Federação Mundial de Karate”. Franklin Palma duvida da existência de recursos financeiros para suportar a convivência de duas federações para a disciplina de karate.
Também juristas corroboram as palavras do COC e asseguram que a constituição da FCAM é atropelo à legislação desportiva cabo-verdiana. Em defesa da FCK citam o artigo 30 do decreto lei nº 34/88 de 30 de Abril. De acordo com essa cláusula normativa, “em caso algum, será permitida a constituição de mais do que uma associação regional representativa por cada modalidade desportiva, nem a constituição de mais de uma federação, representativa duma modalidade, a nível nacional”.
Liberal

No comments:

Post a Comment