Monday, July 7, 2008

Desafio sobre duas rodas na Ilha de Santiago em Agosto

A III Volta de Ciclismo à Ilha de Santiago está confirmada para os dias 19, 20, 21 e 23 de Agosto. A prova será dividida em quatro etapas e os seus participantes, cerca de 15 cabo-verdianos e mais dois possíveis estrangeiros do Senegal e Guiné-Conacry, vão passar pelos principais concelhos da ilha. O percurso é estimado em mais de 200 km.

O ponto de partida é Santa Catarina, no dia 19 de Agosto, e os ciclistas têm a missão de chegar, nesta etapa, a Santa Cruz, cruzando o Tarrafal e Pilão Cão. No dia seguinte, partem de Santa Cruz para a Praia Baixo e, posteriormente, Cidade Velha. A capital recebe os desportistas no dia 21. Da Praia, eles retornam a Assomada, onde encerram a desgastante competição no dia 23. O merecido prémio, que será oferecido ao vencedor, é a frequência de um estágio desportivo, de cerca um mês, em Paris, na França. No ano passado o “herói” das bicicletas foi Hélder Lopes, da Praia.
Zé Boaventura, da associação franco-cabo-verdiana "Alliances et Échanges", é quem está a frente da organização da III Volta de Ciclismo à Ilha de Santiago. Boaventura disse ao asemanaonline que além do evento desportivo, o projecto também conta com actividades ambientais e educativas destinadas às crianças e aos jovens. “Vamos sensibilizá-los quanto às causas ambientais, plantando árvores. Também realizaremos palestras com representantes institucionais. Além disso, ministraremos formações na área da informática, programas culturais e visitaremos sítios históricos de Santa Catarina”, revela.
Todas as actividades acontecem do dia 08 a 18 de Agosto, precedendo a Volta de Ciclismo, em Assomada e vai contar com miúdos locais e da Calheta de São Miguel. Os organizadores também esperam a colaboração, uma espécie de intercâmbio, de jovens franceses nas actividades.
Asemana

No comments:

Post a Comment