Wednesday, July 9, 2008

DGD reconhece a FCAM em detrimento da FCK

Praia, 08 Jul. (Inforpress) - A Direcção-Geral dos Desportos (DGD) declarou hoje, em conferência de imprensa na Praia, que reconhece a recém criada Federação Cabo-verdiana de Artes Marciais (FCAM), como a única associação desportiva capacitada para assumir-se como Federação representativa do Karaté a nível nacional.
Durante a aludida conferência de imprensa, o director-geral dos Desportos, Inácio Carvalho, retirou toda a legitimidade à Federação Cabo-verdiana de Karaté (FCK), alegando que esta "não obedeceu os requisitos legais exigidos" para a sua constituição.
Ao estribar-se nesse pressuposto, Inácio Carvalho, considera que, juridicamente, "o acto da constituição da FCK não existe".
Entretanto, a DGD promete enviar o processo ao Ministério Público para efeitos dos trâmites de controlo da legalidade, pelo que apela aos dirigentes desportivos desta modalidade a aguardarem com serenidade e acatarem as decisões que vierem a ser tomadas pelo poder judicial.
Enquanto isso, Inácio Carvalho foi categórico, ao afirmar, que a Federação Cabo-verdiana de Karaté "está afectada pelo vício de inexistência jurídica", contrastando com a constituição da Federação Cabo-verdiana das Artes Marciais, cuja eleição dos seus órgãos, segundo disse, "não obstante terem sido posteriormente à da constituição da FCK seguiram os trâmites exigidos".
Conforme explicou Carvalho, para a DGD, a FCAM foi constituída mediante o concurso de pessoas de pelo menos três associações regionais de karaté, o que desde logo confere que os seus órgãos foram regularmente eleitos.
Refira-se, que as duas federações têm promovido acirradas disputas de legitimidade e de representatividade desde a criação da FACM, facto que a DGD considera que lhe tem criado "sérios embaraços", porque teve de "conviver com duas federações, ambas reclamando a sua representatividade a nível nacional e o seu relacionamento exclusivo com o Governo e a consequente celebração do respectivo contrato-programa".
Inforpress

No comments:

Post a Comment