Friday, November 21, 2008

Boa Vista: Boicote põe em risco o Regional de Futebol


O campeonato regional de futebol continua sob ameaça na ilha da Boa Vista, mesmo depois de um aparente consenso entre as equipas e a Associação Regional de Futebol (ARF-BV). Se até hoje, sexta-feira, a ARF-BV não apresentar uma proposta à Federação Cabo-verdiana de Futebol, no sentido de enviar um técnico para avaliar se o Estádio Municipal do Norte está em condições para receber jogos oficiais, os clubes irão boicotar o campeonato.

No último fim-de-semana, três equipas – Africa Show, Desportivo e Juventude – não apareceram nos jogos porque a ARF-BV não atendeu ao pedido da realização de uma assembleia-geral extraordinária. As equipas do interior exigem que alguns dos jogos já calendarizados sejam realizados no Estádio Municipal do Norte. A ARF-BV diz que não pode organizar os jogos no campo do Norte, porque o estádio ainda não foi certificado pela FCF.
Depois do boicote do fim-de-semana, a ARF-BV aceitou reunir-se com os sete clubes federados para tentarem entrar num consenso. Do encontro ficou a sensação de que ambas as partes já tinham entrado em acordo, mas ao que parece algumas quezílias ainda estão mal resolvidas. É que em conversa com o asemanaonline o presidente da ARF-BV garantiu que os clubes boicotaram os jogos teriam assumido toda a culpa e que iriam ressarcir todos os danos causados. Mais: Benvindo Neves assegurou que o campeonato iria arrancar amanhã, sábado, “conforme ficou acordado no encontro de terça-feira à noite”.
Os clubes desmentem as informações passadas pelo presidente da ARF, dizendo que a culpa foi assumida tanto pelas equipas como pela associação e que todas iriam custear os prejuízos. Os clubes estão seguros de que o boicote é legal porque “o presidente violou o estatuto da associação ao negar a realização de uma assembleia-geral, mesmo com a assinatura da maioria dos clubes”.
Torneio continua sob ameaça
As equipas afirmam ainda que ficou acordado que o presidente iria apresentar uma proposta à Federação Cabo-verdiana de Futebol, no sentido desta enviar um técnico para avaliar as condições do Estádio Municipal do Norte. “Demos-lhe um prazo de até sexta-feira, 21, para ele enviar uma carta à FCF. Caso contrário, de novo não iremos aparecer no campo”. Os jogos marcados para amanhã estão assim sob ameaça, pois até ontem, quinta-feira, quando conversámos com os clubes, a ARF-BV não lhes tinha apresentado a referida carta.
Perguntados se se a FCF atender o pedido e o campo for reprovado o que eles fariam, o grupo afirma que irão jogar normalmente no Estádio Arsénio Ramos. E por que querem um estádio de terra batida? “Queremos levar o desporto ao interior. Também dar vida a um estádio construído para realização de jogos federados. Já temos a garantia da Câmara Municipal de que vão disponibilizar uma máquina para nivelar e cilindrar o campo. A partir daí achamos que não haverá problema nenhum em organizar jogos ali. O campo do Norte tem bancada, tem vedação. É melhor do que muitos campos que estão por aí e que estão a ser usados para torneios regionais”, salienta um dos nossos interlocutores.
Asemana

No comments:

Post a Comment