Tuesday, November 11, 2008

Mitú Monteiro é campeão mundial de Kitesurf na modalidade ondas


O atleta cabo-verdiano Mitú Monteiro superou o seu desejo de se classificar entre os cinco primeiros do mundo e trouxe a taça de campeão do Kitesuf Profissional World Tour (KPWT) para Cabo Verde. A trajectória vitoriosa de Mitú Monteiro iniciou-se em Abril, na França, mais precisamente em Saint Gilles, e terminou no último Domingo, 9, após seis etapas em Essaouira, no Marrocos.

Foi uma tarde para entrar na história do kitesurf cabo-verdiano. Mitú Monteiro venceu a última etapa do campeonato do mundo de kitesurf e ficou a aguardar a contagem dos pontos. A confirmação da conquista do campeonato veio no final da tarde de Domingo. Mas essa vitória começou a ser desenhada bem antes.
Por exemplo, na etapa de Praia de Cruz, em Portugal, disputado nos dias 20 e 27 de Julho, Mitú Monteiro estava em segundo lugar do KPWT na sua especialidade, que é a categoria ondas. Ali, onde disputou o campeonato mundial nas modalidades de free style, ondas e velocidade, o kitesurfista cabo-verdiano conseguiu um total de 5347 pontos, posicionando-se no 21º lugar da prova. A sua melhor prestação foi mesmo nas ondas, a sua especialidade, em que conseguiu 3353 pontos, subindo para o 2º lugar da geral na modalidade.
Mitú ultrapassava assim as provas de França e Portugal e apontava as suas baterias para a etapa do Ceará, no Brasil, em que disputaria as categorias de free style, ondas e velocidade. Mas as coisas não correram tão bem.
Mitú Monteiro, considerado por muitos o favorito ao título, perdeu para o dominicano Jan Carlos Riveras. E o melhor da festa ficou então para Essaouira, no Marrocos, onde Mitú Monteiro foi rei e senhor. Depois de no sábado ter vencido a etapa, no Domingo foi confirmado como Campeão Mundial.
O treinador de Mitú Monteiro, o francês Jérôme Boggio-Pasqua, parecia prever o futuro ao afirmar que “Mitú é o melhor atleta em Cabo Verde, com um nível de habilidade internacional na disciplina de ondas, cheio de talento e motivação”.
Water Man 2008
O campeonato do mundo é, sem dúvidas, o maior prémio da carreira de Mitú Monteiro. Mas já em Julho este jovem foi eleito o Water Man 2008, depois de vencer o Triaction-triatlo de desportos de ondas, que aconteceu em Santa Cruz, Portugal. Mitú venceu a final de skimboard, ficou em segundo na prova de surf e em terceiro na de bodyboard.
Para participar, cada inscrito teve que escolher três das cinco modalidades em competição e mostrar toda a sua perícia sobre as ondas. O portal português Central de Informação diz que o atleta cabo-verdiano é o mais completo e versátil atleta no Ocean Spirit 2008.
Asemana

1 comment:

  1. Boa irmão, força la , apesar de bo povo apesar de ka ter poder economico pa finaciob, ma no tem energia pa faze vento levob, se cada politico tava tcha de faze um viagem por mês pa discuti bla bla bla, concerteza bo tinha um patrocinio adequado. Ma Deus tem

    ReplyDelete