Monday, November 17, 2008

Surfar nos mares do Tarrafal


Ser surfista não é simplesmente ficar em pé em cima de uma prancha. Há um conjunto de factores que o surf envolve, que faz do surfista algo muito mais do que um simples desportista. Existe uma percepção, um sentimento, um rejuvenescimento físico e mental, um verdadeiro sexto sentido desenvolvido pelos surfistas em contacto com o mar.

Edson Fernandes, conhecido por Cabungo, é presidente e fundador da "Escola de Surf Bodybord Natação," criada na localidade do Tarrafal. A "Cabana", como é conhecida pelos surfistas tarrafalenses, explicou que o objectivo principal é "incutir nas crianças, jovens e adultos, o gosto pela prática do desporto, em especial o surf, a natação e o bodybord. Para além do desporto, damos aulas de educação ambiental e de protecção da orla marítima. Fazemos campanhas de limpeza nos arredores das praias, como também no fundo do mar, isso já com os mergulhadores experientes".
Na escola, para além do presidente, existem outros professores que também são detentores de títulos, como é caso de Anilton César (Maminga), bicampeão em natação. Da mesma forma se disponibiliza em apoiar o campeão em bodyboard, Edson Semedo (Tchu), e o mergulhador e responsável pela preparação física dos alunos, Emanuel Correia (Djima).
A escola tem, neste momento, vinte e três alunos de ambos os sexos e de todas as idades, incluindo já pessoas com idade avançada.
O club foi agraciado, no passado 19 de Março, de 2008, com um conjunto de materiais de surf (pranchas, quilhas, lycras, parafina, entre outros), da portuguesa Ana Gonçalves, com o apoio do Centro Internacional do Surf e da Carcavelos Surf School, pelo que José Moniz (Tozé), vice-presidente, considera ter sido "uma atitude louvável desta comunidade de Surf Portuguesa e espera por mais gestos do género, não só dos estrangeiros, como também de outras entidades nacionais. Tudo o que temos feito é pela saúde e bem-estar das crianças. Queremos contribuir para que este desporto seja mais conhecido e praticado a nível local, regional, nacional e internacional, e uma vez estando Tarrafal como cabeça da competição, o próprio país sai a ganhar."
Questionado sobre o projecto da escola, Moniz diz ser bastante ambicioso; envolve crianças e jovens em actividades desportivas culturais, cívicas, etc. Também "elaboramos já a planta para a construção da nossa sede, no local onde se situa a ‘Cabana'. É onde, depois de uma boa ‘surfada', fazemos o nosso convívio. Mas, para tal, gostaríamos que houvesse uma colaboração mais directa da Câmara Municipal do Tarrafal, concedendo um terreno, apoiando com manterias para a prática desta modalidade e mais envolvência da população", finalizou.
Os jovens surfistas não se deixam intimidar pelos obstáculos e querem tornar, no Tarrafal, e não só, o surf, bodybord e a natação tão conhecidos e praticados como o futebol.
Expresso das Ilhas

No comments:

Post a Comment