Thursday, May 5, 2011

Cai o pano no Regional de Santiago Sul

Terminou na semana passada o Regional de Santiago Sul e na parte de cima da tabela pode-se dizer que deu a lógica, pois o Sporting e o Boavista desde o inicio eram apontados como os dois principais candidatos ao ceptro e não defraudaram terminando assim no pelotão da frente.

O Boavista Futebol Clube da Praia mesmo após a perda de vários jogadores influentes da época passada e com mudanças na equipa tecnica soube tirar proveito dos tropeços rivais e a cada jornada foi-se distanciando dos demais perseguidores e acabou de uma certa forma " tranquila " conquistando o titulo que lhe fugia a longos 16 anos. De recordar que o Boavista pode completar a " Dobradinha " neste final de semana quando defronta o Vitoria em jogo a contar para a final da Taça Santiago.

Por sua vez, Sporting da Praia oscilou muito entre altos e baixos durante a temporada, começou a época perdendo a Supertaça Santiago frente ao Boavista o que não impediu o Sporting de entrar forte no campeonato que liderou durante varias jornadas(esteve 6 pontos a frente do Boavista), porém algumas derrotas e exibições menos conseguidas ditou o afastamento do treinador colombiano Antonio Rubiano para entrada do Já coadjuvado por Tazinho. Pode-se dizer que foi uma aposta ganha já que eles conseguiram qualificar o Sporting para o Nacional de futebol, tarefa que outrora se antevia bastante complicada.

A Academica por seu lado repetiu a campanha frustante da época passada em que não venceu nenhum titulo, após contratar varios jogadores e realizar um bom inicio de temporada a " Micá " acabou por decepcionar os seus adeptos e o publico em geral ao não conseguir sequer a segunda posição que dava acesso ao Campeonato Nacional. Os Estudantes treinados pelo Celestino Mascarenhas que foi muitas vezes contestado pelos adeptos, defraudou todas as expectativas e passa mais um ano em branco.

No meio da tabela destaque para os " Militares " do Desportivo que treinado pelo estreiante Cuco, que até a temporada passada jogava pelo Desportivo, efectou uma excelente temporada, superando a todos os niveis as ultimas campanhas da equipa Militar que amealhou 29 pontos a apenas 1 ponto da Academica. Apresentaram um futebol vistoso, bons jogadores e de quebra venceram o trio de ferro actualmente do futebol Praiense, Boavista, Sporting e Academica.

A grande desilusão da temporada esteve a cargo de duas equipas, Os Travadores e o Bairro. A equipa encarnada foi a que mais se reforçou no defeso, inclusive o seu treinador Antonio chegou a assumir a candidatura ao titulo, o que não veio a acontecer, pois a semelhança dos ultimos anos a equipa com mais adeptos em Cabo-Verde , terminou o campeonato nas ultimas posições roçando o inferno da segunda divisão, como muitos o apelidam.

O Bairro que como havia dito anteriormente foi a par dos Travadores a desilusão da temporada 2010/2011, a equipa Canarinha que nos ultimos anos revelou-se numa fonte inesgotavel de jovens talentos, considerado mesmo um verdadeiro viveiro de craques como (Fufuco, Cuca, Kiki, Tchesco, Piki, Lucas entre outros) não resistiu aos maus resultados e caiu surpreendentemente para o segundo escalão para desespero dos seus adeptos e simpatizantes. A equipa do Bairro que a 3 épocas disputou o titulo até ao fim e que acabou por ficar na segunda posição o que na altura deu-lhe acesso ao nacional de futebol onde viria a surpreender os amantes do desporto, alcançando as meias-finais da prova com um futebol brilhante só travado pelo poderoso Sporting que mais na frente veio a sagrar-se campeão.

Na parte baixo da tabela a equipa do Celtic conseguiu escapar a despromoção directa e vai disputar a liguilha com o segundo classificado do segundo escalão Delta num embate de duas partidas em que a primeira " batalha " acontece neste sábado pelas 14h no Estadio da Varzea.

Nota de destaque ainda para o Tchadense que após varios anos de ausencia regressa assim ao convivio dos grandes após vencer o campeonato da segunda divisão, a equipa da Achada St Antonio promete agitar o Estadio da Várzea no proximo ano junto com a sua numerosa torcida e assim permanecer por varios anos no primeiro escalão da maior região desportivo do Pais.


Nivaldo Semedo – criolosports.com
http://www.criolosports.com/

5 comments:

  1. parabens a boavista da Praia pelo triunfo conseguido. "NHOS MERECI". Tchadense veio para ficar.

    ReplyDelete
  2. Bom analisi di campeonato.

    ReplyDelete
  3. Excelente artigo

    ReplyDelete
  4. Nha primo bu sa screve bem pah!

    ReplyDelete
  5. bom artigu Nivas. Kontinua sempri

    ReplyDelete