Sunday, May 8, 2011

Professor de karaté em França visita escolas de artes marciais da Praia

O professor de karaté da associação Wado-Ryu Karaté-Do Academy de França, Filinto “Neleca” Moniz, encontra-se no nosso país onde vai aproveitar para visitar as escolas de artes marciais da cidade da Praia, passando os seus conhecimentos aos muitos amantes do karaté, taekwondo e boxe.

Durante a estada na sua cidade natal - é até o dia 16 deste mês, Neluca, 3º Dam e professor de dezenas de alunos de karaté em França, aproveitou para visitar as escolas da capital. Mas o momento alto de mais uma das suas passagens ao nosso país foi a entrega de um cinturão com o nome personalizado ao mestre João Germano, responsável pela Escola de Taekwondo que funciona, por enquanto, no gimnodesportivo Vavá Duarte.
Questionado sobre a sua impressão do karaté e das artes marciais em Cabo Verde, Neluca diz que há bons praticantes, bons atletas, mas ainda é preciso muita organização dos clubes, das escolas para que o nosso país possa singrar nestas modalidades desportivas e ganhar aquela dinâmica necessária em qualquer desporto.
O professor considera, por isso, ser uma pena não haver competições regulares no nosso país, o que desmotiva sobretudo as crianças, que não têm como mostrar as suas qualidades e os seus conhecimentos adquiridos nas aulas. Em jeito de dica e de conselho, o karateca assalta a mais união e intercâmbio entre as escolas, como acontece no seu país de acolhimento, França. Só assim, entende, e com muito trabalho, as coisas podem prosperar.
Quanto ao cinto personalizado recebido, o mestre João Germano não escondeu a sua satisfação e diz que é mais um prémio na sua já longa carreira no taekwondo. E é com orgulho que exibe o seu novo cinturão entre para os seus alunos, que esta quinta-feira receberam uma aula especial do professor Filinto “Neluca” Moniz.
Asemana

http://www.criolosports.com/

No comments:

Post a Comment