Tuesday, June 12, 2007

Basquetebol: Rodrigo Mascarenhas faz primeiro ´embate` contra Petro


O extremo-poste Rodrigo Mascarenhas, cabo-verdiano proveniente do FC Porto, faz na noite desta segunda-feira uma estreia oficial de "fogo" com a camisola do 1º de Agosto. Ele defronta em Moçambique o rival Petro de Luanda, no jogo de cartaz da primeira jornada do zonal de apuramento à Taça dos Clubes Campeões de África.

Habituado ao modelo de jogo das equipas europeias, particularmente as de Portugal, cedo o atleta sentirá o "sabor" de enfrentar a formação petrolífera, podendo travar já a partir das 19:00 de Angola um duelo interessante com Eduardo Mingas (angolano), Francisco Jordão (português) e Frederick Gentry (norte-americano) na luta de tabelas.

Contratado especificamente pelo 1º de Agosto, para reforçá-lo na Taça dos Campeões, Rodrigo Mascarenhas vai procurar seguramente, a partir deste jogo, mostrar o seu potencial aos treinadores Jaime Covilhã e Raul Duarte, a fim de abrir caminho para a formalização de um contrato a médio prazo com o clube do "rio-seco".

O também capitão da selecção cabo-verdiana veio à experiência para cumprir um objectivo a curto prazo (disputar a competição no lugar do lesionado Abdel Boukar), mas pode ter a possibilidade de assinar por um ano com o clube "militar".

Apesar do seu potencial, reconhecido pelo FC Porto e por outras equipas portuguesas, a permanência dele na equipa depende do desempenho na Taça dos Campeões, missão que se inicia de forma bastante competitiva, diante do Petro, campeão nacional e da maior prova basquetebolística de clubes em África.

Também detentor de passaporte português, Rodrigo Mascarenhas tem origem cabo-verdiana, mas nasceu em Roterdão, Holanda, a 24/03/1980.

Apesar da reduzida estatura para um atleta típico das posições extremo-poste e poste (1,98), o internacional crioulo detém uma técnica e combatividade acima da média, que fazem dele um habitual representante da selecção cabo-verdiana.

Antes do FC Porto, o jogador, que deverá estar no Afrobasket-2007, esteve na equipa do Ginásio (2003/04), tendo feito parte do cinco ideal da Liga Portuguesa 2005/2006.

Conquistou o Torneio dos Campeões (2003/04), duas Taças de Portugal (2005/2006) e uma Taça da Liga.

O zonal de apuramento, a ser disputado em sete dias, prevê 50 partidas. As mesmas serão protagonizadas por um total de 21 equipas, sendo 11 masculinas e dez femininas. Entre elas estão o Petro Atlético (masculino) e 1º D’Agosto (masculino e feminino), assim como o Interclube (feminino).

De Moçambique, na categoria masculina, os Ferroviários de Maputo (campeão nacional) e da Beira (vencedor da Taça de Moçambique).

Dos outros países da região austral do continente africano devem participar JBC Bask Club e Kingdom Cavaliers (Zimbabwe), Troppers (Botswana), Hetro Bullets e Napsa Hurricanes (Zâmbia) e dois representantes da África do Sul.

Em femininos, Moçambique é representado pelo ISPU (vice-campeão nacional) e pelo Desportivo (na qualidade de convidado).

Universidade de Pretória (África do Sul), Varsity Leopards e JBC Basketball (Zimbabwe), BDF (Botswana), Nets (Zâmbia) e ainda um "team" sul-africano por confirmar são os restantes combinados femininos.

AngolaPress

No comments:

Post a Comment