Thursday, July 26, 2007

Andebol: Assomada (Portugal) já se encontra na Praia


A equipa de andebol feminina de Assomada (Portugal) já se encontra na cidade da Praia para abrilhantar o Campeonato Nacional de Andebol, que se disputa no Pavilhão Desportivo Vává Duarte. Neste seu regresso a Cabo Verde, a formação de Solidariedade Social Assomada, finalista da Taça e da Supertaça de Portugal em 2005 e 2006, respectivamente, disputa, a 29 do corrente, no cair do pano da competição, um jogo amistoso diante do Misto de Cabo Verde.

Constituída por filhas de emigrantes cabo-verdianas radicadas em Portugal, a “Assomada” é uma associação de solidariedade social, criada nos anos 80, no concelho de Oeiras, (que abrange bairros de Outorela, Portela, S. Marçal, Talaíde, Moinho das Rolas), que tem apoiado por via do desporto a integração de jovens na sociedade portuguesa.

O andebol começou com duas equipas de crianças de 8 a 10 anos, do Bairro Pedreira dos Húngaros, em 1989, e actualmente possui um palmarés invejável.

Para além de vários títulos conquistados nos escalões de iniciados, júniores e séniores, a equipa orientada pela técnica São Costa é considerada um autêntico viveiro de atletas e tem representado Portugal nas competições europeias, designadamente na Taça das Taças da modalidade.

Esta proeza fez com que as suas atletas fossem cobiçadas pela selecção nacional de Portugal e por equipas de renomes de Portugal e da Espanha, sendo a sua grande referência a atleta Alexandrinha Barbosa, que actualmente compete em Espanha, na equipa do Astroc Sagunto, como uma das melhores médio-campista do Mundo.

O vice-presidente da direcção da Federação Cabo-verdiana de Andebol, Emanuel Charles d’Oliveira, “Monaia", assegurou a Inforpress que o enquadramento desta equipa luso-cabo-verdiana nas festas do campeonato nacional visa dar uma nova dinâmica aos praticantes em Cabo Verde.

Monaia alega que a rica experiência de atletas de Assomada no andebol europeu poderá ser um factor de grande motivação e que trará mais brilho ao evento.

A margem do Campeonato Nacional, a comitiva de Assomada participa no fórum “Pensar o Andebol, que caminhos Nós Queremos” que se realiza amanhã, no Centro Técnico da Federação Cabo-verdiana de Futebol, na cidade da Praia.

Inforpress

Assomada entrega pedido nacionalidade


Gente que luta pelo seu sonho

No comments:

Post a Comment