Thursday, September 20, 2007
EMANUEL TROVOADA: “MISSÃO DIFÍCIL MAS NÃO IMPOSSÍVEL”
Para além de Cabo Verde e Camarões, representantes do continente africano, o Pré-Olímpico conta com as participações da Grécia, Alemanha, Croácia e Estónia, todos da Europa; Brasil, Porto Rico e Canadá, das Américas; Líbano e Coreia do Sul, da Ásia; e ainda a Nova Zelândia, da Oceania
Cabo Verde já conhece as selecções adversárias para o Pré-Olímpico de Basquetebol, agendado para Julho do próximo ano, num país ainda por definir. Com o cair do pano no Eurobasket 2007, que decorreu em Espanha, foi possível definir o quadro das 12 selecções, que vão disputar as três restantes vagas para os Jogos Olímpicos Pequim 2007. Para além de Cabo Verde e Camarões, representantes do continente africano, o Pré-Olímpico conta com as participações da Grécia, Alemanha, Croácia e Estónia, todos da Europa; Brasil, Porto Rico e Canadá, das Américas; Líbano e Coreia do Sul, da Ásia; e ainda a Nova Zelândia, da Oceania.
O seleccionador nacional de basquetebol, que regressou ontem da Espanha, onde frequentou um estágio internacional de treinadores de alto nível, considera o Pré- Olímpico uma missão difícil, mas não impossível: “nós vamos competir com grandes potências mundiais e os nossos atletas vão ter o prazer de jogar com grandes jogadores da NBA”. Para Emanuel Trovoada “é uma missão árdua, que temos que trabalhar com muita dedicação, para que em Junho possamos estar com o maior número de jogos possíveis e um maior contacto com os nossos atletas”.
Mané garante, no entanto, que a selecção nacional pode reforçar-se, uma vez que, depois do brilharete no AFROBASKET, vários jogadores que evoluem em grandes campeonatos já se mostraram interessados em representar as cores nacionais: “havia uma falta de comunicação muito grande e agora, ao saberem que Cabo Verde ficou em terceiro lugar no Campeonato Africano, e havendo a possibilidade de estar na rota para jogar com grandes equipas mundiais, é natural que haja esse interesse”.
Quanto à sua continuidade como seleccionador nacional, Emanuel Trovoada garante que, se não houver decisão até final deste mês, terá que optar por outras soluções que lhe são propostas do estrangeiro.
Espanha (campeã mundial), China (anfitrião), Estados Unidos e Argentina (representantes das Américas), Rússia e Lituânia (Europa), Angola (África), Irão (Ásia) e Austrália (Oceânia) são os sete países já qualificados para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Liberal
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment