A Federação Internacional de Atletismo (IAAF), vai financiar através da federação nacional da modalidade, a implementação de uma pista de atletismo em Cabo Verde já no primeiro trimestre de 2008. Esta decisão foi anunciada à direcção da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA) em Osaka, onde participava no 46º congresso electivo da IAAF e que reconduziu o senegalês Lamine Djack para mais um mandato.
A referida pista está avaliada em 120 mil dólares, dos quais, 80 mil serão comparticipados pela IAAF e os restantes 40 mil pela Solidariedade Olímpica, órgão interno do Comité Olímpico Internacional (COI), que se ocupa de acções de apoio ao desenvolvimento do desporto.
O presidente da FCA, António do Rosário Ramos, avança que de momento se está a analisar os espaços existentes nas infra-estruturas desportivas nacionais, com a finalidade de se determinar o perfil técnico da pista.
Os estádios Adérito Sena (São Vicente), Marcelo Leitão (Sal) Santa Catarina (Assomada) e Boa Vista são as que reúnem as melhores condições para receber uma pista, já que os restantes estádios e campos do país não estão capacitados para receber uma infra-estrutura do género.
A FCA conseguiu obter ainda junto da IAAF a garantia de uma série de formação de nível I para treinadores, dirigentes e juízes, prevista para 2008 na cidade da Praia.
À margem do Congresso, a FCA encetou contactos com o presidente da Confederação Africana de Atletismo, o camaronês Hamed Kalkaba, quem assumiu o compromisso de apoiar Cabo Verde no seu projecto do desenvolvimento da modalidade, que passa por acções de detecção de novos talentos, formação e realização de competições nos vários escalões.
Refira-se ainda, que o presidente da sub-região da CEDEAO para o atletismo, vai se deslocar brevemente a Cabo Verde com o objectivo de apurar a situação real do atletismo no arquipélago.
Inforpress
Thursday, September 13, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment