Camarões figura no Grupo 1 de classificação da zona africana juntamente com Cabo Verde, Tanzânia e Ilhas Maurícias. Os Leões partem como claros favoritos, mas devem desconfiar destas três formações em plena eclosão.
A ANÁLISE
Sem estarem ainda recuperados da eliminação da fase preliminar da Copa do Mundo de 2006, os Leões Indomáveis estão neste momento num grupo à altura das suas forças. Se levarem a sério esta fase eliminatória podem dominar perfeitamente as outras 3 formações. Mas os jogadores de Otto Pfister não estão neste momento na sua melhor forma. Os três modestos que acompanham os Leões nunca estiveram numa fase mundial e Cabo Verde participou apenas uma vez numa fase eliminatória.
O FAVORITO
Camarões: com uma participação nos quatros de final na prova rainha do futebol em 1990, os Leões Indomáveis guiados pelo super estrela Samuel Eto'o e formada por um contingente de talentos “expatriados” nos maiores clubes Europa, poderiam ser os claros vencedores do grupo. Com um pouco de empenho, os penta-campeões de África poderão cumprir facilmente a missão.
AS SURPRESAS
Tanzânia: Por detrás dos intocáveis camaroneses, Tanzânia poderá ter a ambição de conquistar as oito vagas de melhores segundos, Para o feito terá que marcar pontos frente a dois adversários directos, embora não disponha de grande margem de segurança, como demonstra o resultado sobre as Ilhas Maurícias (2-1) alcançado no amistoso de 26 de Julho de 2006.
Ilhas Maurícias: Em plena ascensão, como testemunha a sua moderada derrota contra a África do Sul (2-0) em Maio de 2007.
Cabo Verde: considerada uma das possíveis revelações desta fase prévia, a equipa cabo-verdiana multiplica façanhas de uns anos a esta parte e começa a mostrar-se bastante regular. Dois exemplos desse facto são os balanços recentes contra a Guiné Conacri (1-0) e Argélia (2-2).
ESTRELAS A SEGUIR
Samuel Eto'o (CMR), Carlos Kameni (CMR), Eric Djemba Djemba (CMR), Achille Emana (CMR), Pius Ndiefi (CMR), Achille Webo (CMR), Dady (CV), Lito (CV), Janicio (CV) e Sandro (CV).
Jogo esperado
Tanzânia x Camarões: para semear a dúvida no espírito dos Leões Indomáveis, Tanzânia apostará na sua solidez em casa, onde acumula um recorde de seis jogos sem conhecer a derrota (4 vitórias e 2 empates); com maior destaque, o memorável empate (1-1) contra Angola.
UM OLHAR AO PASSADO
Tanzânia x Maurícias, 0-1, 1 de Julho de 2000. Neste encontro de classificação preliminar para la Copa Africana das Nações 2002, os ilhéus levantaram uma pequena agitação ao se imporem por 1-0 em Dar es Salam e, duas semanas mais tarde, confirmaram a sua classificação no jogo da segunda mão em casa.
SABIA QUE...
Cabo Verde nunca defrontou em competições, nenhum dos seus 3 adversários deste grupo. O mesmo acontece com os Camarões.
A ESTADÍSTICA
Cinco: é a cifra de participações do Camarões na Copa Mundial da FIFA, um recorde africano.
REACÇÕES
Reagindo ao sorteio, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol – FCF, Mário Semedo afirmou, que o facto de Cabo Verde jogar com os Camarões, equipa do top africano, constitui uma “motivação acrescida” para os nossos jogadores, que terão de defrontar futebolistas de nível mundial, como é o caso de Samuel Eto’o: “hoje no futebol não há equipas forte e equipas fracas, tudo vai depender do esforço, da dedicação e da motivação de cada momento”.
O sorteio foi realizado no momento em que Cabo Verde está sem seleccionador, mas para a contratação de um treinador, Mário Semedo afirma que é preciso resolver um conjunto de questões: “a Selecção Nacional por aquilo que já fez e também pela alegria que já deu ao seu povo, ela merece o apoio de todos, porque a federação sozinha não pode resolver o problema do seleccionador nacional. Temos um projecto de Cabo Verde para atingirmos patamares mais elevados e por isso queremos ter o mais breve possível, um técnico capaz de nos levar a onde desejamos”.
Mário Máximo Barcellos, treinador da Tanzânia “Camarões é favorito, realmente favorito no nosso grupo. Mas das outras três equipas temos as mesmas possibilidades. Agora vamos a Cosafa Challenge Cup, que nos servirá de preparação e isso nos permitirá chegar às eliminatórias em muito bom nível. Temos que ter em conta que temos uma equipa muito jovem que está melhorando a cada momento, o nosso plantel tem uma media de 22 anos, mas vem ganhando experiência dia a dia e jogo a jogo. Assim tenho muita confiança”, exprimiu o seleccionador da Tanzânia.
Charles Emedec, vice-presidente da Federação de Futebol dos Camarões “Logo a partida somos considerados favoritos, mas isso não significa que uma abordagem ligeira dos nossos rivais. É uma eliminatória complexa, mas com trabalho e muita seriedade, deveríamos supera-la”, assegurou o dirigente da Federação Camaronesa de Futebol.
Liberal
Thursday, November 29, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment