Tuesday, November 20, 2007

CABO-VERDIANOS PODEM CONQUISTAR A DIRECÇÃO DA NEW ENGLAND LUSO AMERICAN SOCCER ASSOCIATION, INC


À medida que a comunidade foi crescendo, começaram a surgir clubes de cabo-verdianos que se integraram na Liga de Futebol (a actual NELASA). Agora, tendo larga participação nas actividades, surge a forte possibilidade de cabo-verdianos conquistarem a direcção da Liga
No passado sábado, realizou-se no Riviera Inn, em East Providence, Rhode Island, a festa do fim da época 2007, organizada totalmente por um grupo de cabo-verdianos que constituem a Comissão Instaladora da nova direcção da Liga de Futebol. Esta Liga poderá vir a ser entregue muito em breve a cabo-verdianos, tendo para isso o apoio dos actuais membros: abrir-se-á assim uma nova etapa da história desta Liga que já passou por várias fases.
No jantar convívio, que contou com a presença dos actuais dirigentes, dos membros da Comissão Instaladora e representantes e desportistas dos clubes integrantes, ficou bem patente a dinâmica criada à volta da nova etapa desta Liga, que no passado já foi designada como Liga Comercial de New Bedford – dado que nela só participavam equipas patrocinadas por estabelecimentos comerciais portugueses das cidades de New Bedford e Fall River. Depois, passou a integrar a veterana equipa cabo-verdiana dos Emigrantes de Brockton e, mais tarde, a dos cabo-verdianos do Tchuney Club. Com base nos laços de amizade entre cabo-verdianos e portugueses foi abrindo as portas a outras equipas cabo-verdianas, acabando por ser constituída, actualmente, por 15 equipas cabo-verdianas e uma angolana.
A NELASA nasceu dos constrangimentos da LASA (Luso American Soccer Associação) e da Liga Comercial de New Bedford, na sequência de vários problemas financeiros e humanitários. Com o predomínio cabo-verdiano nesta Liga de Futebol chegou-se a um consenso: que a Liga deveria ser dirigida por cabo-verdianos, e após vários encontros já realizados, ficou decidido que terá lugar no próximo dia 30, pelas 7 horas da noite, na sede da NELASA, no 1532 Acushnet Avenue, New Bedford, uma assembleia geral extraordinária para a eleição dos novos corpos gerentes. O encontro será conduzido pelo português Arménio Tiago (presidente da assembleia geral) e pelo cabo-verdiano José Mendes (presidente interino e secretário desta histórica Liga de futebol).
Entretanto, a Liga informa todos os interessados em fazer parte das equipas de arbitragem dos futuros encontros de futebol
A ENTREGA DOS TROFÉUS FOI O COLMATAR DO JANTAR CONVÍVIO
Para celebrar o fim da época desportiva 2007, os membros da direcção da NELASA entregaram as taça do “Delegado do ano” a Eduardo Viola, da equipa angolana; “Melhor Guarda Redes” - Bruno Brandão, do Nós Bandera; “Melhor Marcador” - Indalécio Antunes (Zico), dos Fidjos di Terra; “Taça de Disciplina e a dos Fundadores” à mais recente e jovem equipa, a Associação Angolana; “Campeão da Zona B” - aos Emigrantes das Ilhas; “Campeão da Zona A” - aos Fidjos di Terra; “Super Taça” - aos Emigrantes das Ilhas; “Taça NELASA” - ao Clube Tabanka, que também arrecadou a esplêndida taça de Campeão da Liga.
O arranque da época 2008 terá lugar na próxima primavera e tudo indica que a futura sede da Liga passará a ser na cidade de Brockton, Massachusetts, contando com a participação de mais equipas cabo-verdianas, como por exemplo o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Mindelo, com sede em Brockton, que se encontra em fase de formação.
CFL clopes@solutionsplus202.org

No comments:

Post a Comment