Friday, January 25, 2008

Escola de Futebol da CPLP recebe 40 treinadores: QUATRO TÉCNICOS DE CABO VERDE VÃO RECEBER FORMAÇÃO NO BRASIL

A criação de uma Escola Internacional de Futebol no âmbito da CPLP começa a dar os seus frutos: dentro da Comunidade existem capacidades e potencialidades possíveis de repartir e a todos beneficiar – o Desporto serve de exemplo

Praia, 25 Janeiro - Quarenta treinadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão receber um curso de “aperfeiçoamento de técnicos de futebol”, promovida pela Escola Internacional de Futebol dos Países de Língua Portuguesa. A decorrer no Brasil, a formação terá início a 17 de Março e vai até 15 de Maio de 2008. Este projecto já tinha sido acarinhado em 2005 pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat.
As vagas para frequentar o curso foram distribuídas a cada país membro consoante a sua população. Sendo assim, estão à disposição de Cabo Verde quatro vagas de acesso ao curso. O mesmo número de oportunidades é dedicado a São Tomé e Príncipe. Guiné-Bissau e Timor-Leste recebem cinco vagas cada um, enquanto Angola tem a possibilidade de introduzir seis treinadores na formação. Com maior número de vagas, Moçambique recebe oito ingressos.
A tarefa dos futuros técnicos de futebol formados pela Escola é de divulgar o conhecimento adquirido no seu país de origem.
Todos os encargos relacionados com hospedagem, alimentação, uniformes, transporte local são arcados pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. As deslocações aéreas dos participantes são custeadas pelo executivo do Brasil.
De acordo com o comunicado, a criação de uma escola de futebol para a CPLP foi apresentada aos ministros e secretários do Desporto dos países da CPLP por ocasião da realização dos "V Jogos Desportivos da CPLP", em Agosto de 2005, em Angola. Mas a proposta já tinha sido avançada, em Maio de 2005, pelo presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat.
Além deste curso de aperfeiçoamento, a Escola, na continuidade dos seus trabalhos, oferecerá cursos e estágios para atletas, gestores desportivos, árbitros, fisioterapeutas, massagistas e demais profissionais ligados ao futebol.
Liberal

No comments:

Post a Comment