
O atleta do Sal, Manuel Brito, mais conhecido por Lela, venceu a Prova Nacional de São Silvestre realizada na cidade do Mindelo na tarde do dia 31 de Dezembro último. Adilson Reis, da cidade da Assomada, ilha de Santiago, cortou a meta no segundo lugar, seguido do seu conterrâneo Ilídio Freire, dos Órgãos, que ficou em terceiro lugar.
A prova nacional de atletismo, o último do ano de 2007, contou com a participação de cerca de uma centena de atletas, maioritariamente de São Vicente, masculina e feminina. Estiveram ainda na corrida atletas de Santiago, Santo Antão, Sal e São Nicolau, sendo de destacar as presenças de Manuel Brito (Sal), Adilson Reis (Santa Catarina) e Vlademir Brito (São Vicente) e ainda de Eva Sanches e Neusa Veiga (ambas de Santa Catarina). Os homens fizeram um percurso de dez mil enquanto as mulheres correram cinco mil metros.
Na prova regional de São Silvestre da cidade da Praia o vencedor foi Adilson Pereira, Leonel Moreira ficou na segunda posição seguido por Tobias (terceiro lugar), Miguel (quarto posto) João Fonseca, (quinto lugar). No feminino, Margarida Semedo ocupou o primeiro lugar, seguida de Ângela Semedo no segundo posto.
Esta prova, que teve um percurso de oito quilómetros, atribui ao campeão um troféu e 15 mil escudos em dinheiro, enquanto que o segundo colocado recebeu 10 mil escudos e uma taça. Mas a corrida de São Silvestre na Praia não foi pacífica porquanto, de acordo com alguns participantes, muitos corredores desviaram do percurso oficial, o que obrigou a organização a recorrer a comissão técnica para apurar os lugares seguintes.
A nível feminino, apenas duas atletas reagiram ao convite da Associação de Atletismo. Margarida Semedo, 42 anos, representante da Cidade da Ribeira Grande de Santiago, superou a jovem Ângela Semedo, da Praia, que chegou em segundo lugar.
Nelson Cruz foi o 7º em Luanda
Enquanto isso, em Angola onde corriam os atletas cabo-verdianos Nelson Cruz e Adilson Spencer, Cruz (residente em Portugal) classificou-se na sétima posição. O grande vencedor da 52ª edição da corrida de São Silvestre de Angola foi o queniano Eliajh, que relegou o zambiano Tony Wamulwa para a segunda posição. O terceiro lugar do pódio foi conquistado pelo angolano João Ntyamba.
Com esta proeza nesta prova de estrada que tinha um percurso de 15 quilómetros, Nelson Cruz arrecadou mil dólares, num concurso em que a organização colocou dez mil dólares norte-americano à disposição do vencedor. Adilson Spencer, o outro cabo-verdiano presente nesta prova, ficou acima da vigésima posição, numa prova que contou com a participação de cerca de 800 participantes. Cabo Verde, Moçambique, Zâmbia, Zimbabwe e Quénia foram alguns dos 15 países convidados, que disputaram o certame.
Constânça de Pina-Asemana
No comments:
Post a Comment