Monday, April 14, 2008

Atletismo afirma-se no país

Até ao final deste mês, a Federação Cabo-Verdiana de Atletismo vai passar a contar com material pedagógico para desenvolver e formar jovens atletas.

A Federação Internacional de Atletismo acaba de conceder à federação cabo-verdiana dessa modalidade (FCA) cerca de 60 mil dólares para a construção da primeira pista sintética em Cabo Verde. Concluído este projecto de construção, que por enquanto terá que ser avaliado pela FCA, o país passa a contar com uma base mínima para a prática do atletismo.
“Acreditamos que a FCA está a dar um grande passo para o desenvolvimento do Atletismo em Cabo Verde. Este passo resulta da acção integrada dos dirigentes a nível nacional e do esforço consentido por todos na hora de buscar o apoio das entidades internacionais ligadas ao desporto”, explica António Ramos, que preside à Federação.
Casa arrumada abre portas às parcerias

Atleta cabo-verdiano nos Jogos da Lusofonia, Macau 2006
Segundo António Ramos, a Federação Cabo-Verdiana de Atletismo vinha funcionando com uma comissão administrativa, o que impedia a sua existência legal e dificultava a relação com a IAAF. “Em Maio de 2006, elegemos uma nova direcção formada por atletas e profissionais, todos com experiência e comprometidos com o desenvolvimento do atletismo”, afirma aquele dirigente. Com a casa arrumada, o trabalho continua no sentido de obter recursos. “Assinámos contrato do orçamento anual com a Direcção-Geral de Desportos que nos concedeu 1.800 contos, dos 7 mil contos solicitados. Mesmo assim vamos manter o nosso plano de actividades e buscar recursos noutros sítios”, afirma o presidente.
Da China, mais concretamente da Confederação de Atletismo desse país, a FCA está em vias de receber também um kit (dardos, colchões, pistolas, varas de salto, etc.) para o desenvolvimento da modalidade entre os atletas juniores e seniores. Fora isso, a Federação Cabo-Verdiana de Atletismo procura agora o apoio de empresas privadas e das câmaras municipais para o desenvolvimento da modalidade.
Outro apoio importante vem dos parceiros da ajuda orçamental - Áustria, UE, Banco Africano de Desenvolvimento, Banco Mundial, Espanha, Países Baixos - que estão na Praia, até ao dia 18 de Abril, avaliando o desempenho dos projetos da federação antes de liberar os recursos para 2008.
Aparecida Oliveira
Asemana

No comments:

Post a Comment