Monday, April 14, 2008

Mitú Monteiro no Mundial de Kitesurf

Mitú Monteiro vai participar na primeira prova do Kitesurf Professional World Tour (KPWT), que se realiza em Saint Gilles, França, no final deste mês de Abril. O atleta cabo-verdiano quer estar em pleno no circuito mundial de Kitesurf e ficar entre os cinco melhores do mundo.

“Quero dar o meu máximo pois o objectivo é ficar entre os cinco primeiros lugares do ranking mundial”, afiançou ao Lance Mitú Monteiro, que está quase confirmado em Saint Gilles. Adianta que “já só falta chegar o visto, estando a viagem e a estadia garantida”.
Mitú quer fazer o circuito completo que começa em França, passa pela Grécia, Itália, Turquia, Portugal, Marrocos, Brasil e termina na Nova Caledónia, numa competição que comemora este ano (2008) dez anos de existência. Lançada em 1998, a Kitesurf Professional World Tour organizou o seu primeiro evento em Janeiro de 1999. Agora já realiza oito eventos distribuídos por campeonatos mundiais de homens e mulheres, em escalões juniores e seniores, com três categorias: Freestyle, Ondas e Course Racing. O kitesurfista Mitú, especialista na modalidade ondas, também vai competir nas outras categorias.
Saint Gilles Croix de Vie, onde se vai disputar a prova que acontece entre 29 de Abril e 4 de Maio, fica no litoral oeste da França. O prémio para o vencedor é de 27 mil euros (quase 3 mil contos).
O atleta Oteniel Jorge Monteiro, mais conhecido no mundo dos desportos náuticos como Mitú Monteiro, nasceu na Vila de Santa Maria, Sal. Segundo o seu treinador, Jérôme Boggio-Pasqua, “Mitú já é reconhecido como o melhor atleta em Cabo Verde, com um nível de habilidade internacional na disciplina de ondas, cheio de talento e motivação”. Já participou em campeonatos de Windsurf, como as duas competições que se realizaram em Ponta Preta, mas é no Kitesurf que este atleta tem “um grande desenvolvimento técnico”.
Catarina Abreu - Asemana

No comments:

Post a Comment