Friday, May 16, 2008

Campeonato Nacional falha no próximo domingo


O Campeonato Nacional de Futebol não vai ser disputado neste próximo fim-de-semana. Os jogos foram adiados para o dia 24 de Maio, pois domingo, 18, acontecem os pleitos das eleições autárquicas em todo o país.

No Grupo A, o Ribeira Brava de São Nicolau recebe o Coroa da Brava e a Académica do Fogo confronta o Sal Rei da Boa Vista. Já o Académico do Sal encara o actual campeão da competição, o Sporting da Praia.
Os embates do Grupo B também prometem ser competitivos. O Scorpions de Santa Cruz joga contra o Bairro, a Fiorentina de Porto Novo vai para cima da Académica da Calheta do Maio. A fechar a segunda jornada, o Solpontense de Santo Antão Norte quer se recuperar frente ao Derby de São Vicente.
A tabela foi confirmada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol. A entidade também revelou ao asemanaonline que o período de recesso será providencial para que a situação do Bairro, que tem contra si um recurso da equipa dos Travadores, seja julgada no seu Conselho Jurisdicional. O clube canarinho, caso seja condenado, vai ceder sua vaga no Nacional para a Micá de Santiago Sul. A F.C.F. espera que todas as equipas apuradas possam participar do torneio nesta segunda rodada.
Resultados da jornada inicial
O Nacional de Futebol arrancou no domingo, 10, com a disputa de quatro dos seis jogos previstos. A primeira jornada não reservou surpresas, pois acabou por prevalecer a superioridade das equipas mais técnicas nos embates.
Grupo A
Na Cidade da Praia, o Sporting iniciou a defesa do título com uma vitória clara por 2 a 0 sobre o Desportivo da Ribeira Brava. Os golos foram marcados por Di I e Tigana ainda na primeira parte. Os adeptos assistiram a um festival de oportunidades falhadas pela equipa leonina na segunda etapa e só por isso o resultado não foi mais desnivelado. Já a equipa do Académico do Sal foi à vizinha Boavista para vencer o Sport Clube de Sal Rei pela diferença mínima, com um golo marcado por Cleidir.
Grupo B
Nos jogos do grupo B, o destaque foi para o Derby de São Vicente, que recebeu e goleou a equipa do Scorpions de Santa Cruz, campeã do regional de Santiago Norte, por um concludente 4 a 1. O avançado Scala ainda provocou calafrios no Adérito Sena ao fazer o Scorpions adiantar-se no marcador, mas o defesa Vidigal fez um autogolo e proporcionou o empate ao Derby. O clube sanvicentina cresceu na partida e tratou de tratou de fazer a diferença no placar com golos de Dicha e Quatro.
Na ilha do Maio, a equipa campeã regional, Académica da Calheta sofreu muito para derrotar o Solpontense de Santo Antão Norte. O jogo foi disputado, com os jogadores preocupados com a marcação. Com isso, as equipas quase não tiveram oportunidades claras para abrir o placar. O golo da vitória só saiu no minuto final e acabou por premiar a única equipa que não desistiu de fazer o resultado. O destaque do embate foi a presença dos adeptos maienses, que lotaram o Estádio Municipal da Vila do Porto Inglês e incentivaram sua equipa do começo ao fim dos 90 minutos.
Jogos adiados
Os jogos entre o segundo classificado do regional de Santiago Sul, o Bairro, e a Fiorentina de Santo Antão não foi disputado, uma vez que ainda corre no Coselho Jurisdicional da F.C.F um recurso da equipa dos Travadores contra o clube canarinho, que pode dar a vaga no Nacional à Micá. O encontro entre o Coroa da Brava e a Académica do Fogo também foi adiado devido a problemas de transporte entre as ilhas .

Asemana

No comments:

Post a Comment