Thursday, May 1, 2008

VI Jogos da CPLP: Cabo Verde leva comitiva de 75 elementos

Praia, 30 Abr. (Inforpress) – Cabo Verde participa nos VI Jogos Desportivos da CPLP, a decorrer de 27 de Julho a 2 de Agosto próximo, na cidade de Rio de Janeiro (Brasil), nas modalidades de futebol de 11, andebol masculino, ténis e voleibol de praia, nos escalões masculinos e femininos, e atletismo para portadores de deficiência, com uma delegação a ser composta por 75 elementos.
Outra grande novidade para os próximos jogos da CPLP relaciona-se com a conferência ministerial dos responsáveis pela pasta da Juventude e Desportos, quando dantes reuniam-se apenas os responsáveis desportivos.
A Conferência realiza-se de 24 a 25 de Julho e a reunião preparatória a 23.
Outra novidade é a exclusividade da prova para os portadores de deficiência apenas no atletismo para T-11 (cegos totais).
De regresso da segunda e última reunião preparatória dos próximos jogos desportivos da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, o director geral dos Desportos, Inácio Carvalho, avançou à Inforpress que Cabo Verde não estará representado na modalidade de basquetebol feminino.
Carvalho ressalvou que esta decisão foi acertada com a Federação Cabo-verdiana de Futebol, uma vez que a competição interna nesta categoria – sub-16 – não tem expressão actualmente por falta de competição, o que não se justifica, já que Cabo Verde aposta fortemente nos VI Jogos da CPLP.
O director geral dos Desportos promete reunir todas as condições indispensáveis para que no Rio de Janeiro a comitiva cabo-verdiana possa ter uma boa participação de modo a dignificar o desporto cabo-verdiano.
Entretanto, Inácio Carvalho fez questão de frisar à Inforpress que a DGC ambiciona uma boa prestação, mas que não irá criar pressão aos jovens atletas dos sub-16.
Segundo o director-geral dos Desportos, a abertura destes VI Jogos Desportivos da CPLP tem como palco o estádio anexo do Maracanã e a final do jogo de futebol, assim como a cerimónia de encerramento no mítico Maracanã. O andebol será disputado na Escola Naval Militar, o futebol e o atletismo no estádio anexo ao Maracanã, o ténis e o basquetebol no forte de São João (instalação militar). A segurança e a tranquilidade são já garantias dadas pela organização.
Todas as delegações estarão alojadas em unidades hoteleiras de Rio de Janeiro, sendo que as diferentes comitivas terão apoio médico substancial – médico, enfermeiro, fisioterapeuta, ambulância e hospital disponíveis para casos de urgência.
Refira-se que a DGD reúne-se brevemente com todas as federações das modalidade que vão estar presentes nos VI Jogos da CPLP para se debruçarem sobre a reunião da comissão permanente.
Inforpress

No comments:

Post a Comment