Monday, June 2, 2008

Faleceu o treinador Carlos Alhinho


O ex-jogador e treinador cabo-verdiano Carlos Alhinho faleceu este sábado, 31 de Maio, em Angola, vítima de um acidente de elevador. De acordo com fonte de asemanaonline, Alhinho accionou um dos elevadores do hotel onde se encontrava hospedado em Benguela e este despenhou, provocando-lhe a morte. São Vicente, sua terra natal, e Cabo Verde em geral estão incrédulos e inconsoláveis com a perda desta figura de topo do futebol cabo-verdiano de 59 anos.

Carlos Alhinho iniciou a sua carreira na Académica do Mindelo (1963/1965). Nesse ano, trocaria a Micá de São Vicente pela de Coimbra, onde jogou até 1972. A sua primeira experiência num “grande” de Portugal foi no Sporting Clube de Portugal (72/75) onde foi vencedor de um campeonato nacional (73/74) e duas taças de Portugal. Envergou a camisola do Futebol Clube do Porto (75/76) e do Sport Lisboa e Benfica (76/77) onde foi também campeão nacional.
Formado em Engenharia Técnica Agrária e Educação Física e Desporto na Faculdade de Motricidade Humana, Alhinho saiu para o Moellenbek (Bélgica), hoje FC Brussels, em 1977/78, regressando ao Benfica (78/82) onde venceu mais um campeonato e uma Taça. Foi 20 vezes internacional por Portugal -15 pela Selecção A, 3 pela Selecção B e 2 pela selecção de Esperanças. Terminou a sua carreira no Portimonense e no Farense. Foi considerado o futebolista cabo-verdiano do século XX pelo COI- Comité Olímpico Internacional.
Ao terminar a carreira de jogador optou pela de treinador. Sob o seu comando estiveram clubes como Petro de Luanda e Atlético Sport Aviação (Angola), Al Qadisiyah (Arábia Saudita) e a equipa do Rei do Marrocos. Foi considerado o melhor treinador do ano quando dirigiu o Al-Ahli (Qatar) e venceu a supertaça do Bahrein como técnico do Muhanrag e foi finalista da Taça da Ásia.
Também foi seleccionador de Cabo Verde e Angola, que que levou à final do campeonato de África (1996). Carlos Alhinho, que é dono de uma academia de futebol em São Vicente, filial do Benfica, é o único instrutor dos PALOP credenciado pela CAF-Confederação Africana de Futebol. Indubitavelmente, uma grande perda para Cabo Verde. À família enlutada, sentidos pêsames.

Asemana

No comments:

Post a Comment