Friday, July 18, 2008

Organizaçao do projecto “AGIR“ e da volta ilha de Santiago em bicicleta denomenado "LE CHALLENGE"


COMUNICADO DA IMPRENÇA

A associação ALLIANCE & ECHANGES organiza em colaboraçao com a câmara de Santa Catarina de 6 à 27 de Agosto a 5ta édição consécutiva do projecto « AGIR » e a 5a competição ciclista em Cabo Verde intitulada « LE CHALLENGE ». Este decore nos dias 19, 20, 21, 22, et 23 de Agosto 2008, além das açcões relacionadas ao meio ambiente e à educação.

« LE CHALLENGE » é uma compétição ciclista construida inteiramente pelos organizadores da associação ALLIANCE & ECHANGES da cidade de Creil situado no departamento de Oise (60) aos 50 kilometros ao norte de Paris em França.

E duma initiativa ambiciosa que os organizadores do projecto estão a meter em obra uma das grandes competições ciclistas realizadas em Cabo Verde. Esta competição « insolite » que se decore nesta antiga colonia portuguesa do atlântico vai permitir aos melhores ciclistas caboverdianos de fazer o ponto dos seus estados físicos e comparar-se à condição que as suas bibicletas aceitam as dificuldades das estradas calcetadas durante os 5 dias e as 7 étapas desta competiçao que por falta de meios, un simples furo do pneu é o fim da corrida, o que surge na maioria dos casos.

Os apaixonados desportivos da bicicleta marcam anualmente o encontro no sol ardente do mês de Agosto das estradas calcetadas, para desafiar os seus destinos inconturnaveis, essas sao as receitas submetidas nesta competiçaosem igual. Os atletas encontram-se para comparar-se físicamente com a esperança de ganhar a prova e se ver atribuir o título de embaixador desportivo Alliance & Echanges.
O vencedor da prova ganha pela mesma ocasião uma viagem ida e volta França, o que lhe permita de entrar em contacto com os ciclistas franceses para realizar alguns programas de preparação física.
Depois da volta do Burkina-faso, da volta do Senegal, ali esta Cabo Verde com a sua prova singular aonde as montanhas, as calcetas e o sol conjugam no tempo presente o verbo « construir » a volta îlha que faz dessa, um Paris-Roubaix de todas as aventuras, aviso aos amadores.
Os atletas aventuroses encontrarão certamente as suas satisfaçoes cujo a volta îlha de Santiago oferece aos ciclistas estrangeiros uma exelente possibilidade de treinar-se, sabendo que esta prova é organizado pelos amadores que depois de 4 operações, preparam a 5ta réalizaçao consécutiva.




« O FORUM DAS INICIATIVAS E DE INTERCAMBIOS »
Por além do programa anual denomeado « AGIR » Alliance & Echanges lançou em 2007 o Forum das iniciativas et de intercâmbio que é uma organizaçao que favoriza os encontros enre associaçoes com a participaçao dos representantes instituicionais e federais que sao convidados a participar nas organizaçoes.

No fim de cada reuniao os representantes instituicionais sao convidados a assinar o pacto Alliance & Achanges, apoiando assim as açcoes relacionados ao meio ambiente, educativas e desportivas que sao elaboradas em frança e realizadoas em Cabo Verde.

O primeiro Forum das iniciativas et de intercâmbios foi organizado em França no dia 24 de novembro 2007 em presença do presidente da câmara de Creil o senhor Christian Grimbert, da sua excelência o embaixador de Cabo Verde em França o senhor José Armando Duarte et do presidente de l’UFOLEP o senhor Philippe Machu et do representante da liga do ensino em Oise qui ont signé le pacte Alliance & Echanges.
Neste mesmo quadro, Alliance & Echanges organizou em Lisboa no dia 23 de fevereiro o Forum das iniciativas com a grande participaçao da embaixada de Cabo Verde em Portugal.

O Embaixador de Cabo Verde em Portgal a sua excelencia o senhor Arnaldo Andrade Ramos manifestou a sua boa satisfaçao disendo que essa initiative merece de ser acompanhado.

O proximo Forum das iniciativas é prévisto em Creil no mêz de outubro 2008 e nos ultimos trimestres em Holanda ou em Luxemburgo.


Agradecemos todos os parceiros e associados que nos permitiram de realizar esses projectos que foram lançados em 2004. Agradecemos também os novos parceiros que desejam igualmente participar numa iniciativa que escreve-se na demora no qual as açcoes educativas ambientais e desportivas tera efeitos positivos e as suas razoes de conciêncis aonde estao reconhecidos os nossos valores veritaveis.


O presidente da associaçao
Senhor Zé Boaventura
Creil mêz de Julho 2008

No comments:

Post a Comment